terça-feira, 29 de maio de 2012

 Eta povo que não para de lutar!Todo santo dia tem luta

Trabalhadores do Transporte de SC entram em greve; veja nota de apoio da CSP-Conlutas

29/05/2012

Os trabalhadores do transporte de Florianópolis e região (SC) estão em greve, desde as 0h de segunda-feira (28), por melhores condições de trabalho. A paralisação foi deflagrada em assembleia da categoria, realizada neste domingo (27), que contou com a presença de mais de 2 mil pessoas.
Na assembleia, os motoristas e cobradores de ônibus aprovaram fazer uma greve de 24 horas. Como não houve avanço na negociação, os trabalhadores decidiram realizar mais um dia paralisação nesta terça-feira (29).
Segundo informações do membro da CSP-Conlutas de Santa Catarina, Daniel Silveira Ramos, a adesão à greve é total. “Os ônibus não estão saindo da garagem, a paralisação é muito forte”.
Esses trabalhadores reclamam das péssimas condições de trabalho, a falta de manutenção dos ônibus, a carga horária excessiva de trabalho e a baixa na qualidade do transporte público, que, segundo Ramos, vem caindo com o passar dos anos em Florianópolis. “Esses fatores foram determinantes para a categoria deflagrar a paralisação”.
A categoria reivindica, ente outras demandas, reajuste salarial – INPC mais 5% - e redução da jornada para 6 horas – atualmente é de 6h40min.
A patronal oferece reajuste baseado no INPC mais 2%, aumento de 2% do vale alimentação e não sinalizou com uma proposta sobre a redução da jornada.
Nesta terça-feira, haverá uma reunião na Justiça do Trabalho, entre o Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis), o Setuf (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos e Passageiros da Grande Florianópolis) e com representantes da prefeitura, para tentar o avanço das negociações.
Nesta reunião, o Sintraturb vai apresentar uma proposta de catraca livre para demonstrar que os trabalhadores não querem prejudicar a população.
Segundo o membro da CSP-Conlutas, apesar da ofensiva da grande imprensa, da prefeitura e do sindicato patronal, para tentar intimidar a greve, os trabalhadores continuam mobilizados.
“Nós da CSP-Conlutas apoiamos essa greve e estamos ao lado desses trabalhadores para melhorias em suas condições de trabalho“.
Veja abaixo nova de apoio da CSP-Conlutas sobre a greve

Nota de apoio à luta dos trabalhadores do transporte em Florianópolis e região

O país vem crescendo nos últimos anos e os patrões lucrando muito. Enquanto isso os trabalhadores amargam péssimas condições de trabalho, ataques a direitos e arrocho salarial. Os trabalhadores do transporte no país todo estão lutando muito contra essa insuportável situação.

Em São Paulo, os trabalhadores pararam o metrô para garantir direitos e mostraram a força da categoria unida e disposta a lutar. Em pelo menos mais seis capitais também houve greves no transporte. Agora em “Floripa” os trabalhadores do transporte começam a GREVE.

Lamentamos o papel dos grandes canais de TV, dos grandes jornais, da justiça, dos patrões do ônibus, da prefeitura e demais políticos que se colocam na defesa do lucro patronal e tentam criminalizar a legítima greve dos trabalhadores do transporte.

Nós, da CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular, nos colocamos de maneira incondicional ao lado dos trabalhadores e da sua greve, de suas reivindicações e de um transporte público que atenda as necessidades de todos os trabalhadores de Floripa! Todo apoio à greve!

Redução da jornada de trabalho sem redução de salários!

Atendimento das demais reivindicações dos trabalhadores do transporte!

Estatização do transporte sob controle dos trabalhadores!

CSP-Conlutas Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário