quinta-feira, 5 de abril de 2012

Professores de Santa Rita, na Paraíba, ocupam prefeitura

Os professores da rede municipal de Santa Rita, região da grande João Pessoa (PB), estão em greve desde o dia 20 de março na luta pelo cumprimento da lei do Piso Nacional, e pelo reajuste de 22% retroativo a Janeiro. Hoje, 4 de abril seria o dia do pagamento dos salários dos servidores e toda a categoria foi surpreendida com descontos dos salários, esse desconto foi feito de forma abusiva, ilegal e imoral.
A categoria demonstrou todo o seu descontentamento, ocupou por toda a manhã desta quarta-feira (4) a sede da prefeitura, realizou uma assembléia na mesma, e decidiu continuar a greve. Os educadores só retornarão as aulas quando for fechado o acordo e quando a prefeitura devolver os salários surrupiados.
A assembléia aprovou que o jurídico do sindicato deve entrar ainda hoje com um mandato de segurança para garantir o pagamento do restante do salário. A direção do sindicato teve uma reunião no período da tarde com um representante da prefeitura e o ministério público. O promotor deu um prazo de até segunda-feira para a prefeitura se explicar sobre os descontos indevidos. Na próxima segunda, pela manhã, também acontecerá uma nova assembléia para avaliarmos a greve e tirarmos novos encaminhamentos.
Depois da decisão a categoria saiu em passeata pela principal rua da cidade até a sede do sindicato gritando: “Prefeito, assim você nos mata! Ai se eu te pego, ai se eu te pego…”
Ataques - A greve não foi julgada ilegal, além do mais a administração descontou valores diferenciados chegando ao cúmulo de professores terem seus saldos bancários negativados, o desconto atendeu a todos os gostos e sabores, descontou dos aposentados, dos que estão de licença médica, dos que furaram a greve, dos diretores que são cargos de confiança e etc.
Proposta rebaixada – A prefeitura foi pressionada pelo ministério público e apresentou uma ridícula proposta de 10% de reajuste dividido em duas vezes (5% Novembro + 5% dezembro), que foi rapidamente rechaçada pela categoria, que encontra-se em um alto grau de mobilização com mais de 85% das escolas fechadas e com assembleias ocorrendo quase que diariamente e lotadas.


Com informações de Lissandro Saraiva (Tanque)- Professor de Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário