terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Governo Anastasia fecha turno noturno das escolas mineiras



Por Tribuna
Enquanto a população é bombardeada com propagandas maravilhosas e milionárias mostrando um mundo de fantasias sobre a educação em Minas, a  realidade bate à porta das escolas, dos alunos e dos educadores. Para o governo o fechamento do noturno em muitas escolas representará economia em seus cofres, porém para a comunidade escolar representará adolescentes e jovens trabalhadores fora da  escola e educadores desempregados. Na matéria abaixo o governo admite o fechamento do noturno e usa o argumento cínico de "mudanças a fim de aumentar as vagas". Com essa justificativa Anastasia está fazendo uma afronta  a inteligência da população: como aumentar vagas com um turno inteiro fechado? Como aumentar vagas se alunos trabalhadores estão impedidos de fazer suas matrículas? Como, um governo pode dizer-se competente e moderno fechando escolas? Essa realidade precisa ser escancarada à sociedade, os mineiros precisam conhecer a verdadeira face de seu governo que não é aquela mostrada nas propagandas globais. 
Alunos e professores da Escola Estadual Deputado Olavo Costa, no Bairro Monte Castelo, Zona Norte, encontraram a instituição fechada na noite desta segunda-feira (3), primeiro dia letivo de 2014. A suspensão das aulas foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação. Por meio de sua assessoria, a pasta informou que está promovendo mudanças no atendimento de escolas de todo o estado, a fim de aumentar o número de vagas no período noturno.
No caso da instituição do Monte Castelo, de acordo com a secretaria, havia um baixo número de alunos nas turmas da noite. Os estudantes que estiverem matriculados serão remanejados para uma escola próxima no mesmo horário. A Tribuna tentou, por todo o dia, conversar com o diretor do colégio, mas não obteve retorno.
Ainda nesta segunda, no início da noite, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Victória Mello, entrou em contato com a Tribuna para informar que a Escola Estadual Cândido Motta Filho, no Bairro São Benedito, Zona Leste, também havia extinguido o turno da noite. Segundo ela, representantes do bairro, direção, professores e alunos da escola estiveram reunidos, até o final da noite, para tratar do assunto. Como o expediente na secretaria já havia se encerrado, o jornal não conseguiu contato com a assessoria para saber sobre esta escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário