segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Encontro do MML é considerado o maior realizado por mulheres classistas nos últimos tempos

A secretaria de opressões da Subsede organiza o MML em Juiz de Fora e participou desse histórico encontro com 42 mulheres e estudantes da nossa cidade. 



Encontro do MML é considerado o maior realizado por mulheres classistas nos últimos tempos


O 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta foi considerado o maior evento de feministas classistas dos últimos 20 anos, de acordo com a organização do evento. Com a participação de 2.300 mulheres, a atividade, marcada pela diversidade, contou com a presença de trabalhadoras dos Correios, bancárias, metalúrgicas,  operárias das construção civil, estudantes, profissionais da Educação, servidoras públicas, mulheres organizadas nos setores contra a opressão, mulheres do campo  do movimento popular,  vindas de todos os cantos do país.  

No sábado (5), segundo dia do evento,  em plenários simultâneos, ambos com sua capacidade lotada, foram debatidas a conjuntura nacional e internacional. Os informes e analises feitas em ambos os painéis versaram sobre os desafios das mulheres  e as próximas campanhas e lutas, no contexto nacional e mundial. Os informes foram ricos e, como em todo o encontro, regados de muita emoção.

Logo em seguida, a mesa foi recomposta  para a apresentação das contribuições ao encontro sobre a organização  e estruturação do movimento.

Após o almoço, as mulheres se reuniram em grupo de trabalho com painéis temáticos sobre  aborto e sexualidade;  a mulher no sindicato; saúde da Mulher; mulher negra; violência; mulher Lésbica; mulher Jovem; creches e o direito à maternidade; as mulheres e a luta internacional, trabalho Doméstico; prostituição; mulher operária; mulheres e Educação; mulher e movimento popular; mulheres Aposentadas; mulher trans*; mulheres e Transporte.

Os debates sobre esses temas foram amplamente discutidos nos grupos e foram a voto para já serem apresentados na plenária final.  O clima de todos os grupos foi permeado de intensas discussões, troca de experiências, com declarações de mulheres e suas vivencias.

O grupo internacional, que se tornou uma mesa internacional, foi ponto alto da atividade.  A emoção tomou conta do plenário com as declarações das representações  internacionais  que expuseram  suas experiências da luta das mulheres em seu país.

Todas essas discussões forma levadas para o ultimo dia do encontro para ser votada em plenário no domingo.
Fonte:Site CSPConlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário