sábado, 30 de junho de 2012

 O governo Dilma está sendo tão ruim para os trabalhadores, apesar de parecer o contrário,  que até a CUT que tornou-se uma central governista é obrigada a fazer críticas. Vejam a notícia abaixo. 

Manobra do governo impede votação do projeto das 30 horas para a Enfermagem

Depois de muita enrolação, sessão extraordinária foi suspensa por falta de quórum

Escrito por: Sindenf-RJ

Uma manobra comandada pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e que teve como principais atores na Câmara dos Deputados o presidente da Casa Marco Maia (PT-RS) e os líderes do PT e do governo, Jilmar Tatto e Arlindo Chinaglia, ambos do PT de São Paulo, impediu a votação na quarta-feira do projeto de lei que estabelece a jornada de 30 horas para os profissionais de enfermagem de todo o Brasil. Depois de muita enrolação, a sessão extraordinária que votaria o projeto foi suspensa por falta de quórum após pedido de verificação de Tatto.
 
O resultado frustrou os milhões de profissionais de enfermagem brasileiros e deixou claro que os compromissos assumidos pelo ministro Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não passavam de enganação. O encerramento da sessão sem decisão deixou clara a farsa que fora montada pelo governo.
 
A votação do projeto das 30 horas fora decidida no dia anterior, na reunião do colégio de líderes da Câmara, e levou a Brasília centenas de líderes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.  Pelo acordo, o projeto das 30 horas seria o primeiro a ser votado.
 
Mas, dando início à manobra montada pelo governo federal – cujos ministros estiveram na Câmara na quarta-feira de manhã, conforme informou O Globo –  e pelos empresários da saúde, ao abrir os trabalhos, o presidente da Câmara, Marco Maia, inverteu a ordem de votação e colocou, na frente do projeto da jornada de 30 horas, o do Plano Nacional de Irrigação, cujo debate tomou toda a manhã.
 
Durante as discussões do Plano, vários deputados denunciaram a manobra contra as 30 horas e cobraram a votação do projeto que beneficiaria os profissionais de enfermagem e toda a sociedade. Diante das pressões dos que defendiam os interesses dos trabalhadores e certo de que, se votado, o projeto seria aprovado, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), argumentou a favor do adiamento da votação sob a alegação que havia uma comissão discutindo ao assunto, mas o artifício não deu resultado.
 
Outro que manobrou contra as 30 horas foi o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, que, mesmo com a votação favorável de todos os líderes partidários ao Plano Nacional de Irrigação, pediu verificação de quórum, numa manobra para derrubar a sessão e impedir a votação das 30 horas. Depois de protestos de deputados de vários partidos, que denunciaram a manobra, ele voltou atrás.
 
Ao ver que a situação era claramente a favor da aprovação do projeto das 30 horas, Marco Maia votou rapidamente o Plano Nacional de Irrigação e, num golpe contra os trabalhadores da enfermagem, imediatamente suspendeu a sessão às 12h30, convocando nova sessão para as 15h, mas anunciando na frente a votação do projeto que trata da distribuição dos royalties do petróleo.
 
À tarde, a manobra continuou ainda mais pesada. Além de colocar em primeiro lugar na pauta, a presidência da Câmara abriu o microfone para discursos de três minutos de deputados. Foi a senha para que parlamentares ligados ao governo ocupassem a tribuna, muitas vezes falando de assuntos que nada tinham a ver com os projetos a ser votado, o dos royalties do petróleo e o das 30 horas.
 
Era uma clara tentativa de esvaziar o plenário. E a manobra do governo deu certo. Por volta das 19h, o líder do PT, Jilmar Tatto, voltou a pedir verificação de quórum. Como não havia o número mínimo de deputados para aprovação de projetos a pauta foi suspensa sem votação do projeto, que está há 12 anos à espera de votação.
Fonter: SiteCut Nacional

Comissão do PNE rejeita 10% do PIB Já! e aponta percentual somente para 2023

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (26), o Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei – PL 8035/2010). Como  já denunciava a CSP-Conlutas e suas entidades filiadas, neste projeto, os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação só terá  aplicação, a longo prazo,  com data prevista para 2023.  O Projeto de Lei prevê ainda que esse percentual suba dos atuais 5% para 7% do PIB em 2017. O PL precisa ainda ser aprovado pelo Senado e sancionado sem vetos pela Presidenta Dilma.

Segundo informações da Auditoria Cidadã,  outro fato que impede que os 10% do PIB sejam aplicados em sua totalidade  foi uma alteração no texto inicial que constava que 10% do PIB deveriam destinar-se a “investimento público direto” em Educação. O texto aprovado alterou para “investimento público em educação pública”, que abrange outros gastos, como alerta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (página do INEP). Com essa alteração, segundo a Auditoria Cidadã, “despesas com aposentadorias e pensões de servidores da educação, bolsas de estudo, e até despesas com juros, amortizações e encargos da dívida da área educacional” poderão ser pagas com esse percentual,  ou seja, não será uma aplicação direta.

Não são especificadas na Lei  quais são exatamente as despesas que serão contabilizadas para fins de atingimento dos 10% do PIB. Isso é considerado pela Auditoria Cidadã uma brecha para dar vazão a que o dinheiro seja aplicado em outras áreas não relacionadas à Educação.  Cita como exemplo o que ocorre na área da saúde, onde os governos costumavam incluir despesas não propriamente ligadas a esse setor. “Foram necessários 10 anos para que fosse aprovada, no ano passado, legislação que regulamentou os gastos específicos da saúde. E nem assim os governos estaduais têm cumprido a norma”, denuncia.

Além disso, o texto aprovado não prevê qualquer punição para os governantes que não cumprirem  a meta ora aprovada.

A CSP-Conlutas realizou um plebiscito nacional pela aplicação imediata dos 10% do PIB para a Educação Pública que teve mais de 400 mil assinaturas. Entregou ao relator do projeto um documento no qual constava a necessidade de investimentos urgentes em educação, da educação básica ao ensino ao superior, como forma do avançar a qualidade de vida do trabalhador.

O texto aprovado nesta terça-feira, indica que a nossa luta precisa continuar pela imediata aplicação dos 10% do PIB para a Educação Pública.

Com informações da Auditoria Cidadã da Dívida 
Fonte: Site CSPConlutas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

 Parabéns aos nossos bravos colegas da Bahia.

A GREVE CONTINUA. VEJA A AGENDA DE ATIVIDADES.

A categoria compareceu em grande número e realizou assembleia na manhã desta terça-feira, 26 de junho, no estacionamento principal da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A greve continua, visto que o governo não quer cumprir a Lei do Piso. Lembrando que a categoria luta há 77 dias pelo cumprimento desta lei. Não estamos em greve por reajuste salarial como o governo tenta passar à sociedade e os programas sensacionalistas repetem em uníssono. A luta é pelo cumprimento da Lei. Os 22,22% é o índice de reajuste do Fundeb, que é repassado pelo governo federal ao governo estadual. E o reajuste foi assinado em fevereiro pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Na assembleia desta terça-feira destaque também para a prsença de estudantes, conscientes da justiça da luta dos professores e contra os aulões armados pelo governo e alguns interessados em ganhar dinheiro com a situação.
Fonte: APLBSindicato

QUALQUER SEMELHANÇA COM QUASE TODA A REDE PÚBLICA DO BRASIL NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. QUANTOS DE NÓS CONSEGUIMOS VIVER DIGNAMENTE COM APENAS UM CARGO NA EDUCAÇÃO? E O GOVERNO DILMA AINDA PROPÕE AUMENTAR O GASTO COM EDUCAÇÃO SÓ DAQUI HÁ 10 ANOS. 
 
Professores cariocas se 'desdobram' em mais de quatro escolas.

Censo Escolar da Educação Básica de 2011 revelou que 3.644 mestres dão aula em várias unidades para complementar renda

Para aumentar a renda familiar, professores do Estado do Rio são obrigados a se desdobrar em várias escolas públicas e privadas. Dados do Censo Escolar 2011, divulgados pelo Inep, instituto de pesquisas do Ministério da Educação (MEC), revelam que 3.644 mestres trabalhavam em mais de quatro estabelecimentos de ensino. Outros 9.026 docentes dão aulas em mais de três colégios.

Os números mostram ainda que 5.753 profissionais lecionam mais de três disciplinas, sendo que 1.513 professores dão aulas de cinco ou mais matérias. É o caso do professor de Sociologia, Ciro Dantas, 44 anos, que dá aulas de Português, Biologia, Matemática, Física e Química, no Projeto Autonomia, da Secretaria Estadual de Educação, para jovens do Ensino Médio.

"Recebemos uma semana de treinamento para ensinar disciplinas nas quais não temos o menor domínio", diz ele, que no ano passado trabalhava em quatro escolas e este ano, em três da rede pública.

"Já quis fazer pós-graduação, mas não sobra tempo, trabalhando das 7h às 22h, e acabo adiando", diz Ciro. De acordo com o Censo, entre os 40.136 professores que dão aulas no estado do Rio, existem 1.695 docentes que não têm o Ensino Superior. A situação é ainda mais crítica para 18 mestres que têm apenas o Ensino Fundamental. O Ensino Médio foi concluído por 1.235 profissionais da educação.

A baixa qualidade do ensino público — o Rio ficou em penúltimo lugar no ranking nacional do Ideb — tem levado famílias a transferir filhos para escolas particulares. Em 2011, a rede privada ganhou 83 mil novas matrículas (358 mil no Brasil). A rede pública teve menos 165.410 alunos.
 (O Dia 26/06/12)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

 Na notícia abaixo, a CNTE considera uma vitória a aplicação de 10% do PIB para a educação só para daqui a dez anos. Na situação caótica em que encontra-se, hoje, a educação pública é um absurdo jogar para a próxima década a melhoria que precisamos para agora. E é mais absurdo ainda quando vemos que o governo federal gasta mais de 47% do orçamento em pagamento de juros para banqueiros.
 Porque o governo Dilma não propõe aos banqueiros esperarem 10 anos pelo pagamento da dívida?  Porque a educação tem que esperar, por 10 anos na UTI, enquanto os banqueiros aumentam sua riqueza? 
Quando assistimos a sindicalistas comemorando que o governo continue investindo menos em educação do que com banqueiros ( que nunca aceitariam esperar 10 anos pelo pagamento da  dívida) é que compreendemos, ainda mais, a necessidade de reorganizarmos nossas entidades que mais representam os interesses do governo do que dos trabalhadores.
A educação precisa, necessita de 10% do PIB JÁ!

PDF Imprimir E-mail


Depois de muita pressão da sociedade civil, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou ontem (26) a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em políticas da área no período de 10 anos. A conquista foi bastante comemorada pela CNTE, que promoveu ampla mobilização pelo percentual e acompanhou todo o processo de votação da matéria, desde o início. "Foi uma vitória da mobilização organizada, da persistência, dos que nunca desistem e que sabem que é importante a pressão sobre o parlamento de uma maneira democrática. Vitória da CNTE, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, enfim, uma vitória de quem defende a educação pública de qualidade, socialmente referenciada", afirma o presidente da Confederação, Roberto Franklin de Leão.
A sessão da Comissão Especial do PNE começou com atraso. Para garantir que fossem analisados os destaques à meta 20 do Plano, que possibilitavam o aumento do investimento de 8% para 10% do PIB, alguns parlamentares abriram mão de apresentar seus destaques referentes às outras metas. A reunião chegou a ser interrompida às 17h30 para que os deputados comparecessem à Ordem do Dia, mas foi retomada em seguida. A ideia era que a votação dos 10% não fosse adiada. Tudo foi acompanhado em uma sala lotada por representantes de entidades da sociedade civil e estudantes, que cantavam e faziam coro para que a votação não fosse deixada para outro dia.
Oito destaques apresentados ao relatório do deputado Angelo Vanhoni sugeriam aumentar a meta de investimento na educação. No final, os parlamentares acordaram que apenas o destaque apresentado pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) seria apreciado. No texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.
Angelo Vanhoni, que chegou a sugerir a aplicação de 8% do PIB em seu último relatório, apoiou a proposta de última hora. Apesar de ter votado pelos 10%, ele voltou a afirmar que os 8% seriam suficientes para uma melhoria significativa da educação no País. "Contudo, não compete ao relator ir de encontro a 99% da comissão especial", avaliou.
O autor do destaque aprovado, o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) acredita que a alternativa teve apoio do governo porque oferece flexibilidade na gestão orçamentária. Isso porque outras propostas previam metas intermediárias ano a ano. A proposta aprovada segue agora para o Senado.
Para Roberto Leão, a mobilização da sociedade civil e dos parlamentares favoráveis aos 10% é a prova de que há condições políticas para realizar o investimento, ao contrário do que pensa a área econômica do governo. Mas o presidente da CNTE alerta que a sociedade deve estar vigilante para que esse investimento realmente se reverta em melhorias na educação pública. "Temos que estar atentos para que não haja nenhum desvio no meio do caminho. Para que possamos efetivamente ver esse dinheiro lá na ponta, na escola, ajudando a melhorar as condições do trabalho, do ensino e aprendizagem, de carreira dos professores, ver o piso salarial profissional efetivamente colocado em prática e ver uma educação pública com a qualidade que estamos sonhando", afirma.
Sobre a tramitação do PNE agora no Senado, Leão acredita que a matéria não obterá resistências naquela casa. "Creio que os senadores serão sensíveis e não vão votar contra aquilo que já foi decidido na Câmara e que foi resultado da pressão popular. Não só os 10%, mas todo o PNE precisa ser resolvida este ano para ser colocado em prática a partir de 2013 para que tenhamos um Norte que dê luz à educação brasileira", conclui. (CNTE, 27/06/12)

terça-feira, 26 de junho de 2012

 
 MAIS UM DIA DE LUTA DOS APOSENTADOS. AQUI EM JF SERÁ AS 14H NA PORTA DA SUPERINTENDÊNCIA.
Dia D dos APOSENTADOS

segunda-feira, 25 de junho de 2012

 ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR! ANASTASIA, AGORA, ENFRENTA GREVE DA SAÚDE.

Assembleia vota pela continuidade da greve, que tem cada vez mais adesão e apoio



Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (22) no Pátio da ALMG, os trabalhadores da saúde estadual optaram por dar continuidade à greve, visto que ainda não há por parte do governo proposta efetiva de reajuste salarial e de redução da jornada de trabalho sem redução dos salários. Nova assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (27), às 10 horas, no mesmo local.


Alagoas
  ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR! TEM INÍCIO MAIS UMA GREVE DA EDUCAÇÃO.

Professores e profissionais da educação de Piaçabuçu (Alagoas) entram em greve
Os professores e profissionais da educação da rede municipal de Piaçabuçu estão em greve por tempo indeterminado desde a quarta-feira, 20 de junho. As categorias reivindicam reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e a aplicação da lei federal do Piso. De acordo com o Sinteal (Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Alagoas), a prefeitura de Piaçabuçu fechou um acordo com os servidores há meses, mas até o momento não cumpriu as promessas feitas.
Ainda segundo o sindicato, o projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Dalmo Santana para a Câmara de Vereadores no dia 29 de março, mas por falta de quorum só foi votado três sessões depois, no dia 17 de maio. Por conta do atraso, o gestor se recusa a sancionar, alegando que já passaram os prazos da legislação eleitoral.
“O recurso do FUNDEB já estava disponível desde janeiro, o prefeito foi irresponsável em demorar até o final de março para enviar o projeto para a Câmara. Como os vereadores também agiram com descaso, agora quem está levando prejuízo é a classe trabalhadora”, disse Célia Capistrano, presidenta do Sinteal.
Em nota, o sindicato informa também que tentou manter o diálogo com o executivo municipal, esclarecendo que sancionar a lei não irá infringir a legislação eleitoral, por não se tratar de reajuste, mas sim de mudança na lei em relação à carreira, sugerindo que o reajuste fosse feito de forma retroativa, já que o acordo já tinha sido fechado antes do fim do prazo.
Fonte: site CNTE
 NOSSOS COLEGAS EDUCADORES DE AMAPÁ CONTINUAM NA LUTA PELA LEI DO PISO, MESMO COM A JUSTIÇA TENDO DECRETADO ILEGALIDADE DA GREVE, O QUE NÃO É NENHUMA NOVIDADE. A JUSTIÇA DA  BURGUESIA JAMAIS VAI ACEITAR TRABALHADORES LUTANDO. A CORAGEM E A DETERMINAÇÃO DOS EDUCADORES DO AMAPÁ, ASSIM COMO OS DA BAHIA FORTALECEM A CATEGORIA DO MAGISTÉRIO EM TODO O PAÍS. 
Continua a greve no Amapá. Próxima audiência está marcada para o dia 26
PDF Imprimir E-mail
Sexta-feira, 22 de Junho de 2012 
Professores do estado do Amapá, há 61 dias em greve, realizaram Assembleia determinante para a luta da categoria no último dia 20, quando foram traçadas novas estratégias da luta social.
Há 16 dias a greve foi decretada ilegal. Porém, a categoria não cede, vez que entende que não há como se sustentar a ilegalidade do movimento quando a luta dos professores é por respeito à Lei do Piso. Como consequência, é uma luta em defesa da legalidade, do Estado Democrático de Direito e pela educação de qualidade, que será impossível sem a valorização dos servidores da educação.
O Governo do Amapá paga apenas R$ 1.172 para profissionais do nível médio em uma jornada de 40 horas semanais, valor distante dos R$ 1.451 determinados pelo MEC este ano, agindo assim de forma ilegal e criminosa.
Os Professores do Estado do Amapá têm consciência de seu papel na construção da justiça social e pretendem usar todas as ferramentas para garantir os seus direitos. A greve continua e será cobrado dos atores sociais o respeito à Lei do Piso e à Constituição.
A categoria espera agora que o Poder Judiciário aja coerentemente ao mediar as negociações, sobretudo fazendo cumprir a lei do piso e o seu reflexo na carreira e revogando a decisão equivocada que decretou a ilegalidade da greve. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 26/06 e será, segundo o Sindicato, a última oportunidade de resolver a pendência trabalhista para com os professores. (CNTE com informações do blog Valdecy Alves 22/06/12)
VEJAM COMO AGE O GOVERNADOR PETISTA JAQUES WAGNER DA BAHIA COM OS EDUCADORES EM GREVE PELO PAGAMENTO DO PISO. QUALQUER SEMELHANÇA COM O GOVERNADOR TUCANO ANASTASIA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.
Aulão e ameaça a professores desafiam qualidade da educação e greve na Bahia
 


O anúncio do Governador Jaques Wagner sobre a realização de aulões para os estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ameaça de demissão feita aos/às professores/as da rede pública baiana, em regime de estágio probatório e contrato temporário, demonstram o descaso e a truculência estatal para com a oferta de educação pública de qualidade e a valorização de seus profissionais.
Ao se aproximar dos três meses de greve na rede estadual, motivada pelo descumprimento do acordo firmado entre o Governo da Bahia e a APLB/Sindicato, ainda em 2011, visando o pagamento do piso salarial da categoria na base do plano de carreira, o Governador Jaques Wagner tenta compensar sua inabilidade política e a falta de compromisso com a qualidade da educação pública, promovendo aulões para cerca de 500 a 700 estudantes, simultaneamente, ministrados por professores/as ameaçados/as de demissão.
Para a CNTE, a situação na rede de ensino da Bahia é grave, uma vez que o Poder Público deixa de honrar compromissos com a população e a categoria do magistério. Pior: utiliza-se de mecanismos precários para sobrepor suas obrigações constitucionais, em gestos que reforçam o sucateamento do ensino público, e desrespeita o direito de greve da categoria.
Na qualidade de representante de mais 2,5 milhões de trabalhadores da educação pública básica no país, a CNTE repudia, veementemente, as ações do governador Jaques Wagner e exige o cumprimento imediato do acordo firmado com a APLB, a fim de que as aulas sejam retomadas com a garantia da qualidade a que todos os estudantes têm direito. 
Brasília, 25 de junho de 2012
Roberto Franklin de Leão
Presidente


sábado, 23 de junho de 2012

 Lutadores de todo o mundo realizaram um evento paralelo à farsa do Rio+20. Ao longo de vários dias discutiram a necessidade de rompimento do sitema capitalista e a contrução de uma sociedade justa e fraterna e realizaram inúmeras manifestações. Vejam uma delas.

Manifestação da Cúpula dos Povos reúne 20 mil pessoas

POR Flavio Araújo
Rio -  Cerca de 20 mil pessoas participaram da grande manifestação que reuniu participantes da Cúpula dos Povos, na tarde desta quarta-feira, no Centro da cidade, de acordo com a Polícia Militar. A estimativa da articulação da Cúpula, no entanto, aponta que cerca de 50 mil pessoas foram às ruas nesta tarde. Os motoristas enfrentaram mais um dia de engarrafamento devido ao protesto, que interditou por quase duas horas a Avenida Rio Branco.
Cerca de 20 mil pessoas fizeram uma passeata no Centro da cidade | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Cerca de 20 mil pessoas fizeram uma passeata no Centro da cidade | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Diversas causas se uniram na maior manifestação que envolveu participantes da Cúpula dos Povos e Rio+20.Um dos destaques foram as entidades ambientais, como o Greenpeace. Seus integrantes foram uniformizados com placas e desenvolveram coreografias enquanto entoavam marchinhas sobre suas causas.
"O capitalismo não é reciclável. Capitalismo verde não existe. É preciso uma mudança nos modelos econômicos para a preservação do planeta”, avaliou o estudante de Ecologia de Sergipe David Campos, de 20 anos, abraçado ao agricultor sem terra Marcos Aparecido dos Santos, 31, que veio da cidade de Marília, em São Paulo, para o encontro.
Frei José Francisco dos Santos, um padre franciscano de 50 anos também de São Paulo, participou da passeata. “É um momento muito importante para o mundo e estamos aqui para mostrar que o povo não está fragmentado,mas lutando juntos por melhorias”, disse o religioso.
Após orientação do Comando Militar do Leste (CML), o Parque dos Atletas foi fechado para o público nesta quarta. O acesso será exclusivo para expositores e pessoas e carros credenciados. Uma manifestação começou às 9h da manhã na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do Autódromo.
Na terça, manifestantes da Articulação Nacional pela Memória Verdade e Justiça realizaram um protesto na Urca, na Zona Sul, contra um suposto torturador que atuou na ditadura militar. De acordo com a PM, cerca de 2 mil pessoas, a maioria estudantes, participaram da manifestação. O grupo pedia punição ao militar reformado.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

 Essa notícia abaixo, sobre o Rio+20, não surpreende. O sistema capitalista mundial para manter-se,   precisa aumentar constantemente o consumo e para produzir os produtos para o consumo, explora e destroi  a natureza. Os paises ricos, que se beneficiam desse modelo, jamais abrirão mão de seus lucros. Quem paga o preço são os paises econômicamente frágeis e as populações mais pobres do planeta. Enquanto vigorar esse modelo a situação não mudará. É preciso construir outro modelo de sociedade onde o consumo seja para a manutenção da vida e não para a sua destruição.

Confirmou-se o pior dos cenários: nada de concreto foi definido

Análise: João Paulo R. Capobianco

As delegações internacionais começam a deixar o Rio de Janeiro. Com elas se vão os milhares de soldados, atiradores de elite e policiais federais, com suas SUVs, helicópteros, fragatas, caminhões antibomba e tanques com artilharia antiaérea. Partem, também, os mais de 300 motociclistas que infernizaram a vida do carioca durante toda a semana com suas sirenes estridentes.
Começam a ser desmontadas as tendas no Aterro do Flamengo e as estruturas de muitos outros locais espalhados pela capital fluminense onde ocorreram centenas de encontros, debates, exposições, seminários e trocas de experiências durante a Rio+20. Sem dúvida, o mais importante legado da conferência.
O Riocentro, palco do vexame internacional protagonizado por representantes de governos que não foram capazes de mostrar o que vieram fazer no Rio, mergulha no silêncio.
Para quem acompanhou o processo preparatório dessa conferência, confirmou-se o pior dos cenários: nada de concreto foi definido. Tudo foi adiado para ser tratado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas e negociações futuras.
O problema é que a Rio+20 foi convocada justamente para tratar de questões que os processos regulares da ONU não estavam sendo capazes de resolver, em especial os chamados meios de implementação. Ou seja, a instituição de mecanismos relacionados à governança, ao financiamento e à transferência de tecnologia, considerados fundamentais para fazer valer as inúmeras decisões já aprovadas no âmbito das convenções e protocolos internacionais.
Quem tiver a disposição de ler o longo e repetitivo texto com 283 parágrafos e 49 páginas, vai encontrar um monte de afirmações e reafirmações de conceitos importantes. Encontrará, também, a descrição genérica dos novos passos que precisam ser dados no futuro próximo. Mas não encontrará nenhuma decisão efetiva que tenha sido adotada e que poderia ser o legado da Rio+20.
Esse é o resultado que a burocrata e autocentrada diplomacia internacional foi capaz de produzir: o nivelamento por baixo. As divergências foram tiradas do texto e o documento final sacado a fórceps pelo Brasil, antes mesmo da chegada dos chefes de Estado.
A afirmação de uma ministra brasileira em uma coletiva de imprensa foi reveladora: "Quero destacar a ousadia da diplomacia brasileira de terminar a conferência no prazo". O incrível é que essa frase foi dita no dia 19, antes de qualquer presidente ou primeiro-ministro ter colocado os pés na Cidade Maravilhosa.
Mas, ao final, a melhor definição do resultado da Rio+20, liderada pelo Itamaraty, foi dada por nosso chanceler: "O resultado não deixa de ser satisfatório porque existe um resultado. A perspectiva era de ter texto ou não ter texto. Temos um texto".
O que diz o texto é uma outra questão.
Fonte: MNS notícias

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR!

Vigilantes e agentes de saúde do DF mantêm indicativo de greve da categoria 

Fonte: site CTB


Bahia

A GREVE CONTINUA. QUINTA-FEIRA TEM PASSEATA NO CENTRO DE SALVADOR.

Fonte: site APLBsindicato

Greve dos servidores públicos federais ganha mais adesões e categoria participa em peso da Marcha da Cúpula dos Povos

Greve dos servidores públicos federais ganha mais adesões e categoria participa em peso da Marcha da Cúpula dos Povos

 A greve dos servidores federais ganhou mais força nesta segunda-feira (18).  Agora, os servidores da Funasa, Incra, Ministério da Agricultura e Arquivo Nacional  se somam aos técnicos administrativos que iniciaram greve no dia 11 e aos docentes das Universidades Federais
Fonte: site CSP Conlutas

Motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana entram em greve

Por volta das 1h30 da madrugada desta quarta-feira (20/06) teve início a greve dos motoristas, cobradores, mecânicos e demais trabalhadores no sistema de ônibus urbano de Fortaleza e Região Metropolitana.

A greve foi deflagrada após rejeição da categoria à proposta de reajuste de 8,5%, R$ 70,00 de cesta-básica e R$ 8,00 de vale-refeição.

Os trabalhadores exigem um reajuste de pelo menos 15% nos salários, cesta básica de R$ 80, vale-refeição de R$ 12 e o término do acúmulo de função de trabalhadores responsáveis pelos micro-ônibus. De acordo com o sindicato, eles trabalham como motoristas e cobradores.
Fonte: site CSPConlutas
 
ESTÃO SURGINDO MUITOS BOATOS SOBRE A CONCESSÃO DE FÉRIAS PRÊMIO. PARA ESCLARECER POSTAMOS AQUI NOTÍCIA VEICULADA NO SITE DA DIREÇÃO ESTADUAL DO SINDICATO. COMO HAVIA NOVA REUNIÃO MARCADA PARA DIA 18 (2ª f) ESTAMOS   AGUARDANDO  O ENVIO DE NOVAS NOTÍCIAS PELA SEDE CENTRAL.
Sind-UTE/MG discute proposta sobre férias-prêmio
O Sind-UTE/MG cobra desde o inicio do ano o retorno do direito a férias-prêmio para os profissionais da educação. O direito foi suspenso em janeiro deste ano, com a justificativa da Secretaria de Educação de que era uma medida temporária e que em poucos dias seria resolvido.

Em todas as reuniões que o Sindicato participou este ano, esta questão foi cobrada. Na tarde desta quarta-feira (13/06), aconteceu nova reunião entre o  Sind-UTE/MG e as Secretarias de Estado de Educação e de Planejamento e Gestão.

Na oportunidae foi apresentada pelo governo proposta para o retorno do direito de férias-prêmio. A proposta apresentada consiste em:
- percentual de 20% dos servidores que têm direito ao afastamento por ano distribuídos em 10% por semestre;
- os servidores que já preencheram os requisitos para a aposentadoria teriam o direto de afastamento fora do percentual limite estabelecido;
- as férias-prêmio adquiridas pelo servidor até 29/02/2004, necessariamente, seriam convertidas em espécie no ato da aposentadoria.

Critérios de priorização:
- maior saldo de férias-prêmio adquiridas após 29/02/2004;
- cumprimento do requisito de tempo de contribuição para aposentadoria;
- cumprimento do requisito de idade para aposentadoria.

Critérios de desempate:
- melhor média de resultados em avaliação de desempenho;
- maior tempo de serviço público estadual;
- idade maior.

Também foi apresentada uma nova proposta de fluxo em que o prazo entre o protocolo do pedida na escola e o resultado seria de, no máximo, 60 dias. A vigência desta proposta seria para janeiro de 2013.

O Sindicato discordou do início de vigência para 2013, porque significaria um ano de congelamento deste direito e a expectativa da categoria é ter a situação resolvida imediatamente. A entidade também questionou a divisão de 20% por semestre.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vejam com quem anda o ex- ministro da Educação. Agora, compreendemos melhor o apoio dado por ele ao Anastasia, na atitute antidemocrática de contratação de substitutos para os educadores em greve  ano passado. São todos farinha do mesmo saco. Os educadores paulistanos que se previnam, porque se Haddad ganhar lá pode querer fazer o mesmo com eles.


Na casa de Maluf, Haddad participa de anúncio de apoio do PP
Andre Lessa/AE

"Para o petista, apoio do PP segue lógica de alianças do PT"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 12h50 à casa do presidente do PP de São Paulo, Paulo Maluf, no bairro do Jardim Paulista. O partido vai anunciar seu apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad. O pré-candidato petista acompanhará o anúncio da formalização do acordo.

Até a noite desse domingo, 17, a agenda oficial de Haddad não informava a participação do pré-candidato aos dois eventos previstos para formalizar a aliança. Após o anúncio, às 14h30 ocorrerá a homologação da aliança, na sede do PP Paulista. Nesta manhã, a assessoria de Haddad confirmou presença no primeiro evento.

O apoio do partido de Maluf vai render ao pré-candidato petista mais 1min35s na propaganda eleitoral de TV. O PP estava prestes a apoiar o pré-candidato do PSDB, José Serra, mas se afastou dos tucanos depois que o governador Geraldo Alckmin resistiu a abrir espaço para Maluf na Secretaria de Habitação. Para garantir a união com os petistas, foi negociado com o PT a nomeação de um aliado de Maluf para a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

A participação de Maluf na campanha do petista não foi recebida com ressalvas por parte dos petistas e pela deputada e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB), pré-candidata a vice ao lado de Haddad. "Não vou estar confortável no mesmo palanque com o Maluf. Com certeza não", chegou a dizer a deputada. A senadora Marta Suplicy, que vem se mantendo distante da campanha, reagiu com ironia: "Eu pensava que teria pesadelos com o Kassab (prefeito de São Paulo, que chegou a se reunir com líderes do PT para negociar parceria), imagine agora com o Maluf (risos)". Para Haddad, a aliança segue a proposta inicial de seu partido, de fechar apoio com siglas da base de sustentação do governo Dilma Rousseff.

domingo, 17 de junho de 2012

Mais um índice positivo de riqueza do país. Resta saber: positivo para quem? Para os trabalhadores é que não é. Além disso vem acompanhado de um preocupante esgotamento das riquezas naturais. É a ganância do sistema capitalista destruindo a natureza. 

Brasil é 4º em novo índice de riqueza da ONU

Em ranking baseado num novo cálculo que associa riqueza dos países com uso dos recursos naturais, divulgado neste domingo pelo programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma), braço da ONU, o Brasil ficou em quarto lugar, empatado com Índia, Japão e Reino Unido e na frente dos Estados Unidos. A China foi a primeira colocada, seguida da Alemanha. O resultado, porém, não indica um cenário otimista - China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil aparecem com tendo esgotado parte significativa de seu capital natural - a soma de um conjunto de recursos renováveis e não renováveis, como combustíveis fósseis, florestas e pesca.
A proposta, batizada de Índice de Riqueza Inclusiva (IRI), busca integrar aspectos sociais e ambientais ao desempenho econômico das nações, se apresentando como um indicador mais completo do que o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medidas usadas para mostrar riqueza e desenvolvimento dos países. O indicador foi apresentado neste domingo na Rio+20.
O relatório observou as mudanças na riqueza inclusiva em 20 países, que juntos representam quase três quartos do PIB mundial, de 1990 a 2008. Durante o período avaliado, os recursos naturais per capita diminuíram em 33% na África do Sul, 25% no Brasil, 20% nos Estados Unidos e 17% na China. Das 20 nações pesquisadas, somente o Japão não sofreu diminuição do capital natural, devido a um aumento da cobertura florestal.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O resultado desse estudo é óbvio: com tantos problemas de acesso à saúde; com a violência batendo à porta e com a constante preocupação com o desemprego, não sobra tempo para o nosso povo preocupar-se com o meio ambiente.

Antes de cobrar responsabilidade das pessoas que estão preocupadas em sobreviver, o governo precisa fiscalizar e punir as empresas que provocam o desmatamento, a poluição da água e do ar, abusam dos agrotóxicos etc. e só se preocupam com  o lucro.

Para isso Dilma tinha que ter vetado o código florestal que favorece os desmatadores, mas isso ela não fez.

78% dos brasileiros não sabem o que é a Rio+20

Um estudo divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira revelou que 78% da população brasileira desconhece a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável" ouviu mais de 2 mil pessoas de todo o País. O levantamento também indicou que o meio ambiente é apenas o sexto principal problema do Brasil, apontado por 13% dos entrevistados. A situação da saúde (81%) é a maior preocupação, seguida da violência (65%) e do desemprego (34%).
Mesmo com os baixos índices, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou que houve crescimento em relação às últimas pesquisas. Na Eco 92, quando foi realizada a primeira pesquisa, apenas 6% dos brasileiros conheciam o evento. Hoje, são 22%. "Em 1992, o meio ambiente sequer aparecia na lista de prioridades. Considerando que estamos falando de todo o Brasil, este índice não é baixo. Ele representa 40 milhões de pessoas", afirmou.
De acordo com o novo levantamento do Ministério, os brasileiros também desconhecem os principais conceitos discutidos no evento. A noção de consumo sustentável é ignorada por 66% do público, e o desenvolvimento sustentável por 55% da população. Os pesquisadores percorreram casas em áreas urbanas e rurais de todas as regiões e entrevistaram pessoas maiores de 16 anos. "É muito preocupante que a população não esteja alertada. Se ela não assume sua responsabilidade cidadã, nós efetivamente não vamos conseguir alterar o padrão em que a gente vive", afirmou Moema Miranda, uma das organizadoras da Cúpula dos Povos. "É como se isso não afetasse as pessoas no cotidiano".
Além da percepção sobre a Rio+20, a pesquisa também questionou os hábitos dos brasileiros em relação às questões ambientais, ao consumo, a separação e reciclagem do lixo. O estudo indicou que 51% da população disse que aceitaria pagar pela preservação da floresta Amazônica e que as belezas naturais são apontadas como o principal motivo de orgulho do brasileiro, com 28%.
Por outro lado, mais da metade (52%) dos entrevistados não separam o lixo em suas casas e 58% não têm costume de levar sacolas retornáveis ao supermercado. Dentre os problemas identificados pelo público, o desmatamento é considerado o mais grave (67%). A poluição dos rios e lagoas (47%) e do ar (36%), o volume do lixo (28%) e o desperdício de água (10%) também foram citados.
A responsabilidade sobre os problemas, segundo os entrevistados, é dos governos estadual, municipal e federal, respectivamente. A responsabilidade individual ocupa apenas a quarta colocação, indicada por 46% do público. "Em 20 anos, o brasileiro deixou de desconhecer o ambiente. Agora é hora de olhar pra os deveres e não só para os direitos", afirmou a ministra Izabella Teixeira.
Os ataques à educação acontecem não só no Brasil. Com a Europa imersa em mais uma crise do capitalismo a educação e os educadores passam a ser alvo dos ataques dos capitalistas mesmo nos países mais desenvolvidos. A saída é a mudança do modelo econômico no qual a centralidade seja o ser  humano e não o lucro.

Moção de apoio aos educadores noruegueses



A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil e filiada à Internacional da Educação (IE), manifesta irrestrito APOIO à greve dos professores da União da Educação da Noruega (UEN) e os saúdam pela luta do magistério da Noruega em defesa de melhores salários para uma educação pública de qualidade no país.
Para a CNTE/Brasil, as medidas tomadas pelos atuais governos, como resposta à crise do sistema financeiro central, significam um grave retrocesso enquanto ao reconhecimento dos direitos sociais. É inaceitável que o Estado norueguês ignore os direitos das maiorias e priorize a ganância e o excedente privado.
Investir em políticas públicas e proteger o trabalho decente são as melhores formas para sair da crise e evitar a exclusão social desta e da próxima geração É justamente nestes momentos em que a crise se aprofunda que o sistema de educação pública vem desempenhar um papel fundamental para dar às pessoas uma ferramenta para a inclusão e igualdade, e também para se tornar um espaço para a compreensão, discussão e construção de novas propostas e novos modelos de desenvolvimento.
Por isso, a CNTE/Brasil e seus sindicatos associados se unem a UEN neste momento importante de mobilização contra os cortes que o governo tem feito no setor da educação e desejamos êxitos à greve geral pois somente mobilizados e organizados, os trabalhadores em ed

terça-feira, 12 de junho de 2012

É TEMPO DE REORGANIZAÇÃO. NOSSAS ASSEMBLEIAS SÃO ESPAÇOS DE DISCUSSÃO DE NOSSOS PROBLEMAS, DE ORGANIZAÇÃO DE NOSSAS AÇÕES E DA CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DA CATEGORIA.
Assembleia Estadual 16/06/2012
Assembleia Estadual 16/06/2012
Trabalhadores em educação se reúnem em Divinópolis para Assembleia Estadual, dia 16 de junho

APOSENTADOS SIM, INATIVOS NÃO
Cerca de 400 educadores/as e aposentados/as realizam ato público na Cidade Administrativa
Cerca de 400 aposentados, aposentadas, e trabalhadores/as em educação, coordenados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), participaram, na manhã de hoje (5/6), de ato público na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Eles vieram em caravanas de diversas regiões do Estado e denunciam o Governo pela desvalorização da categoria na tabela do subsídio, implantado em janeiro de 2012.  Para exemplificar, uma professora que tinha 25 anos de atividades, com o subsídio, teve apenas seis anos de trabalho reconhecidos.

Na Cidade Administrativa, os trabalhadores/as entregaram um documento nas secretarias de Educação e de Planejamento e Gestão, no qual eles exigem uma revisão de suas respectivas carreiras, principalmente no que diz respeito ao tempo de serviço.

ALMG - No período da tarde, os educadores/as seguiram para a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Eles ocuparam as galerias do plenário para chamar a atenção dos parlamentares quanto as reivindicações da categoria.
Ainda na ALMG, os trabalhadores/as exibiram o símbolo da campanha salarial de 2012, que é o prato vazio com os dizeres “A educação tem fome de Piso Salarial, Carreira e de Qualidade”.

Em seguida, os profissionais da educação se reuniram no hall das bandeiras. Na ocasião, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, avaliou positivamente as atividades. “Conseguimos dar visibilidade ao nosso movimento e levar o recado ao Governo do Estado de que os/as  aposentados/as não vão aceitar passivamente essa situação”, disse.

Ela acredita que a mobilização dos aposentados fará com que o Governo  responda as demandas do segmento com maior celeridade. Nesse sentido, a direção estadual do Sind-UTE/MG anunciou  que irá realizar no 2º semestre o Encontro Estadual dos Aposentados.

Na ocasião, os representantes do segmento sugeriram alguns assuntos a serem discutidos no encontro, dentre eles estão a situação do Ipsemg, Estatuto do Idoso, atual cenário da educação no país, resgate da luta dos trabalhadores/as, entre outros.
 
VEJAM DOIS BELOS EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE DE CLASSE. É ASSIM QUE A CLASSE TRABALHADORA VAI CONSTRUINDO SUA UNIDADE NECESSÁRIA PARA A SUPERAÇÃO DA NOSSA EXPLORAÇÃO

Sindicatos de MS se mobilizam e irão pagar o dia de salário descontado dos administrativos da educação



Segunda, 11 de Junho de 2012
Alguns dos 71 SIMTED's (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) afiliados a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) já começaram a se mobilizar e irão ressarcir os administrativos da educação que tiveram um dia de trabalho descontado no salário de maio pelo Governo do Estado, pois participaram da mobilização contra o reajuste salarial e por valorização profissional nos dias 9, 10, 14 e 15 de maio.
Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a idéia surgiu durante o Conselho de Presidentes da Federação no final de maio e agora os SIMTED's estão colocando em prática esta ação. "A nossa indignação com esta atitude antidemocrática e repreensiva do Governo do Estado nos mobiliza ainda mais, já sabemos de sindicatos que estão realizando rifas, de outros que estão apenas recolhendo doações dos trabalhadores em educação nas escolas", afirma.
Sindicato da Polícia Civil presenteia professores grevistas com feijoada PDF Imprimir E-mail
Categoria está em greve há 61 dias e elabora contraproposta para o governo
Os professores da rede estadual de ensino, em greve há 61 dias, aproveitam a tarde do último domingo (10) curtindo uma feijoada doada pelo Sindicato dos Policiais Civil (Sindpoc), na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, onde estão acampados em esquema de revezamento desde o início do movimento. Marcos Maurício, presidente do Sindpoc, diz que o presente é em "solidariedade" e "irmandade" ao movimento.

segunda-feira, 11 de junho de 2012


 ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR!

Taboão da Serra - SP







Trabalhadoras exigem atendimento das reivindicaç
As Professoras Assistentes de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) da rede municipal de Taboão da Serra (SP) iniciaram uma greve no dia 28 de maio. Elas reivindicam 60% de reajuste para o funcionalismo (salário e cartão alimentação); o reenquadramento das professoras ADI’s no estatuto do magistério; vale transporte; plano de saúde, além do não desconto dos dias parados da greve.
Estas profissionais trabalham nas escolas municipais infantis (berçário, maternal e Jardim) e nas salas de aula do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, mas não são reconhecidas como professoras pela administração do PSB-PT do município. Este direito ao reenquadramento como professoras já foi conquistado em outros municípios do estado, como Osasco, Guarulhos, Paulínia e São Bernardo do Campo. Até agora, o prefeito Evilásio Farias (PSB) recusou-se a receber a Comissão de Negociação das grevistas.
A greve das Professoras ADI’s está falando por todos nós, trabalhadores e trabalhadoras de Taboão. Estas mulheres grevistas e suas lideranças estão dando um exemplo de luta, organização e coragem. Abandonadas pelos seus sindicatos pelegos (SindTaboão/CUT e Siproem/Força Sindical), organizaram-se na Comissão Independente de Professoras ADI’s e foram para a luta.

Fonte: site PSTU
 Pernambuco
Trabalhadores/as em educação aprovam paralisação de três dias




Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras em educação, incluindo representantes das 12 regionais do estado, estiveram presentes à assembleia geral do SINTEP-PB no dia 1° e aprovaram a realização de uma paralisação das atividades nos dias 13, 14 e 15 de junho. O movimento visa sensibilizar a população e principalmente os parlamentares para votar a favor da emenda à Medida Provisória 196 para que possam ser garantidas as progressões determinadas no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da categoria.

 Bahia

A greve continua. Próxima assembleia na terça-feira, 12 de junho.

 Sergipe 

Greve continua e professores realizam enterro do Governo Deda

AGENDA_DE_ATO_enterro
AGENDA_DE_ATO_enterro
Reunidos em uma assembleia lotada os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve. O sindicato ainda não foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça que concedeu liminar ao governador MArcelo Déda declarando a greve do magistério ilegal.
Uma nova  assembleia acontecerá na próxima terça-feira(12/6), às 9h.
A indignação tomou conta dos educadores que estiveram presentes no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe nesta quarta-feira (06). A falta de proposta do governo para construção do reajuste do piso de 22,22% para todos os níveis do magistério fez com que os professores mantivessem a greve. "Nossa luta é legal. O reajuste do piso para todos é um direito conquistado e não podemos abrir mão dele", disse o professor Neilton Diniz, da direção executiva do SINTESE.
Os professores também marcaram um grande ato simbólico, o Enterro do Governo Déda, além de colagem de adesivos e panfletagens em vários pontos de Aracaju.
Fonte: site Sintese

domingo, 10 de junho de 2012

Grande vitória dos educadores bahianos em greve. Isso dá alento aos trabalhadores em educação de todo o país. É possível vencer o autoritarismo e seguir em luta.

STF JULGA IMPROCEDENTE AÇÃO DO GOVERNO. SALÁRIOS SUBTRAÍDOS TÊM QUE SER DEVOLVIDOS

9 de junho de 2012 55

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Há um ano atrás, no dia 08 de junho de 2011, iniciava-se a maior greve da história do Sind-Ute. Milhares de trabalhadores em educação das Minas Geraes, conscientes de que a luta era justa e necessária decidiram, nesse dia, fazer o maior enfrentamento que um governo mineiro já teve.
Muitos foram os momentos difíceis, grandes foram as alegrias. Momentos difíceis pelos ataques desferidos pelo nosso maior inimigo: Anastasia.  Muitas alegrias por estarmos juntos nas assembléias, passeatas, manifestações, comungando da mesma certeza: a da coragem de lutar por nossos direitos.
Hoje, um ano após o início dessa luta histórica não poderíamos deixar passar em branco essa data. Relembrar nossas lutas é manter vivo na memória que fazemos parte, primeiramente, de uma classe que necessita lutar sempre, contra seus exploradores, por sua emancipação e, de uma categoria de trabalhadores que busca cotidianamente vencer os desafios que a falta de valorização da educação nos causa.

VIVA A LUTA DOS EDUCADORES MINEIROS!
VIVA A LUTA DOS EDUCADORES DE TODO O BRASIL!
VIVA A LUTA DA CLASSE TRABALHADORA  DE TODO O MUNDO!

VEJAM PORQUE NOSSAS ESCOLAS ESTÃO TÃO PRECÁRIAS  E NOSSO SALÁRIO ESTÁ TÃO BAIXO
 Csp Conlutas 
Qualquer semelhança com a heróica greve de Minas Gerais ano passado NÃO é mera coicindência. Governos tucanos e petistas utilizam  as mesmas estratégias  contra trabalhadores em educação: mentem, manipulam a opinião pública, tentam demoralizar os educadores. A firmeza e a persistência na luta são as melhores armas contra esses governantes.
 
APLB- Sindicato informa: A GREVE CONTINUA!

Esclarecemos à sociedade que a greve dos...
professores não é por Campanha Salarial, mas sim pelo cumprimento da Lei Federal do Piso do magistério, aprovada em 2008, que tem por objetivo a valorização dos trabalhadores em educação.O governador, Jaques Wagner mantem-se na intransigência em não pagar o reajuste de 22,22% aos professores, conforme estabelece a Lei Federal, Lei do Piso.
O governo da Bahia insiste na ilegalidade quando se recusa à abertura das contas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e a Valorização dos Profissionais da Educação), Fundo este, que mediante prestação de contas do governo estadual ao governo federal, pode ser complementado por este último se não dispuser de recursos suficientes.
Sendo um dever do estado a transparência do uso de recursos públicos e um direito do cidadão o acesso à mesma, nós, professores da Rede Pública do Estado da Bahia , perguntamos:
Governador, por que não abre as contas do FUNDEB? Quem Não Deve, Não Teme!

As Manobras do Governo para jogar a sociedade contra os professores que lutam pelo cumprimento da Lei Federal do Piso:
- Diz que um professor recebe salário de 3.460,00. É MENTIRA, nenhum professor tem esse vencimento básico;
-Diz que já fez de tudo para solucionar o problema. É MENTIRA, ele se recusa a sentar com a categoria para negociar;
- Diz que apresentou uma proposta. É MENTIRA, a proposta não contempla todos os professores e o reajuste de 7% será concedido mediante curso.
Continuaremos na luta para exigir que o governo cumpra com suas obrigações constitucionais, oferecendo serviços públicos de qualidade, principalmente, na Educação.
É preciso valorizar os profissionais do magistério, respeitando sua carreira e oferecendo condições para uma educação pública de qualidade. Pois, sem educação não se constrói uma nação!

REAFIRMAMOS: NÃO ESTAMOS LUTANDO POR AUMENTO DE SALÁRIO, ESTAMOS LUTANDO PARA QUE SE CUMPRA A LEI DO PISO NACIONAL.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

 Vejam como comportam-se os que deveriam dar o exemplo. A impunidade das "autoridades" deseduca e é uma prática tão frequente em nosso país que, sequer, causa indignação. Os nossos jovens ao assistirem a isso perguntam: porque eles podem e nós não? E pensar que são essas pessoas que nos julgam. 

A declaração da Seds demonstra a falta de independência política do judiciário. Porque uma secretaria de governo sai em defesa de magistrados? Não é a toa que todas as ações das nossas lutas são julgadas ilegais pelo TJ mineiro.

Desembargador se recusa a fazer o teste do bafômetro em BH

 O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, se recusou a fazer o teste de bafômetro ao ser parado em uma blitz da Lei Seca em Belo Horizonte no domingo, 3. Segundo a Polícia Militar (PM), o magistrado trocou de lugar com a mulher, a também desembargadora Albergaria Costa, momentos antes de serem parados na fiscalização.
A operação, parte da campanha 'Sou pela vida, dirijo sem bebida', foi realizada na Savassi, na região centro-sul da capital mineira. De acordo com a ocorrência, Cláudio Costa dirigia o veículo particular do casal, mas passou a direção para a mulher ao perceber que seria abordado. Testemunhas afirmaram que o magistrado apresentava sintomas de embriaguez. Ele se recusou a soprar o bafômetro, mas a desembargadora se submeteu ao teste, que deu negativo.
Por meio de nota, o TJ-MG afirmou que a acusação de que o casal trocou de lugar no veículo foi 'prontamente refutada' pelos magistrados. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou que houve 'a troca de condutores do veículo, momento antes da abordagem' e que o caso já foi encaminhado ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) para serem adotadas 'todas as providências legalmente previstas'.
Fonte: MSN Notícias

terça-feira, 5 de junho de 2012

  ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR!

Professores da rede particular de Pernambuco deflagram greve

Os professores da rede particular de ensino de Pernambuco decidiram deflagrar greve em assembleia realizada na manhã da última segunda-feira (4). Estiveram presentes na reunião centenas de participantes do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro-PE).
Portal CTB com informações do Sinpro-PE

Sem-teto interditam Anel Rodoviário de Bh, em ato por moradia

Na manhã desta segunda-feira (4), famílias sem-teto, organizadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), interditaram  o Anel Rodoviário, em Belo Horizonte (MG) com o objetivo de protestar  e pressionar  a Prefeitura de Belo Horizonte, o governo do Estado de Minas Gerais e o governo federal  para que  resolvam  o déficit de moradia na região.

Com informações do MTST

Greve dos metalúrgicos em Niterói

Nesta terça-feira (5), foi realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional de Trabalho para tratar do dissídio de greve dos metalúrgicos de Niterói e Itaboraí.
Os trabalhadores realizaram, nesta terça, uma assembleia que contou com a presença de mais de 500 pessoas e decidiram manter a paralisação da categoria, iniciada na semana passada.

Todo apoio aos servidores da Educação no Amapá, em greve há quase 50 dias

“Greve, greve, greve, greve gritava uma multidão de professores que lotou a quadra da escola Colégio Amapaense, foi muito emocionante! Os mais de 6 mil professores presentes a assembléia que deflagrou a greve deram uma lição de democracia operária. Vários professores saíram emocionados com tamanha demonstração de força, algo jamais visto neste estado”, relata o diretor do SINSEPEAP (Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá) e militante da CSP-Conlutas, Almir Brito.

Greve dos professores na BA bate recorde de duração

A greve dos professores estaduais na Bahia chega quarta-feira a 57 dias de duração, batendo o recorde anterior de tempo de paralisação da categoria, de 56 dias, registrado em 2007 - o primeiro ano de governo do atual chefe do executivo baiano, Jaques Wagner (PT)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MTST participa do Programa A LIGA na Band, nesta terça-feira, às 22h30

O Programa A LIGA, da Rede Bandeirantes, que costuma apontar e denunciar variados problemas sociais do país, terá sua edição desta terça-feira (5/6) dedicado às condições precárias de moradia e à luta por este direito.

A maior parte do programa foi gravada na Ocupação Novo Pinheirinho de Embu, acampamento organizado pelo MTST na região metropolitana de São Paulo, que faz referencia à Ocupação Pinheirinho de São José dos Campos (SP).

O movimento, é filiado à CSP-Conlutas, Central Sindical e Popular, e  tem sido referencia na luta por moradia em todo país com  sua trajetória de luta contra a especulação imobiliária e o estado que a protege. O MTST tem como principal objetivo garantir o direito à moradia via organização popular.

O movimento convida a todos os aliados da luta pela moradia digna a assistirem o programa.

Serviço:

Terça-feira – 5/6/2012
22h30
Rede Bandeirantes
Crédito da Foto: Abr

  ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR! Final de greve em Campinas. Dia de luta no interior do Ceará.

Servidores de Campinas (SP) aceitam acordo firmado na Justiça e encerram paralisação


servidores_campinas_encerram_greveApós 21 dias em greve, o funcionalismo público municipal de Campinas, interior de São Paulo, aceitou um acordo para a negociação da Campanha Salarial 2012, firmado na 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, com juiz Mauro Iuji Fukumoto,  como mediador, da audiência de conciliação entre Sindicato e Governo.

Será concedido reajuste 5,39% nos salários e vale alimentação no valor de R$ 528, retroativos ao 1º dia de maio/2012. Os dias de greve não serão descontados e não haverá reposição, respeitando dias letivos para o setor da Educação.

Mesmo constando do termo de audiência o retorno dos servidores ao trabalho, a partir de 2/06/2012, a coordenação do Sindicato consultou a Assembleia sobre o fim do movimento grevista. A maioria absoluta dos servidores presentes foram favoráveis ao fim da greve e acatou o acordo firmado na Justiça.

Fonte: Imprensa STMC


 

 Servidores de Beberibe (CE) paralisam atividades nesta segunda (4)

Dia de luta cobra melhorias no serviço público com valorização dos servidores municipais

Pela falta de negociação e intransigência da administração pública de Beberibe, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe. O objetivo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Beberibe é mobilizar a sociedade para as reivindicações dos trabalhadores.
Desde o dia 28 de maio, os diretores do sindicato (SINSDSERV) vêm realizando o ato de sensibilização dos trabalhadores e panfletagem nos locais de trabalho.
A Manifestação alerta para a luta da IMPLENTAÇÃO DO PISO DO MAGISTÉRIO E ATUALIZAÇÃO DOS SALÁRIOS DAS DEMAIS CATEGORIAS.
Fonte: site Cut
 

domingo, 3 de junho de 2012

 A Subsede do Sind-Ute em Juiz de Fora está de casa nova! Venha conhecer.

A direção da Subsede de Juiz de Fora está realizando um sonho antigo: mudar para um espaço mais amplo, uma vez que a pequena sala do edifício Stella Central que abrigou o Sind-Ute há mais de duas décadas não atendia às necessidades da diretoria e da categoria.
Desde quando a oposição vem dirigindo a Subsede de Juiz de Fora ( na gestão 2004 a 2006 e nessa última, 2010 a 2012), mudar para um espaço maior era um projeto importante para podemos garantir condições de melhor atendimento à categoria, com mais conforto e mais comodidade. No entanto tínhamos uma preocupação: não sair do centro da cidade e isso causou uma demora na procura do melhor lugar, uma vez que os alugueis no centro são caros e o orçamento da susbsede é pequeno.
Após muita procura, encontramos um conjunto de salas na rua Mister Moore, nº 157 - salas 107, 108 e 109. Continuamos no centro e agora com mais espaço e conforto. Daqui para a frente o projeto é o de adquirir imóvel próprio para o nosso sindicato e sair do aluguel.
Venha conhecer as novas instalações do sua Subsede. É com a sua contribuição e de cada educador filiado ao sindicato, que é possível realizar projetos como esse.

Uma das decisões tomadas na assembleia de Diamantina foi a realização de uma marcha dos (as) aposentados (as) à cidade adminsitrativa para pressionar o governador Anastasia a proceder, já, ao reposicionamento por tempo de serviço e pagar a diferença retroativa a janeiro. Esse segmento foi o mais prejudicado pelo posicionamento, no novo subsídio, com tempo menor do que o cada servidor possui, uma vez que já estavam na última letra da carreira (P). Há casos de aposentados que foram posicionados na letra A que é início de carreira. O governo acena em mesa de negociação com a possibilidade de corrigir, no segundo semestre,  as distorções, porém não garante que isso aconteça e tampouco admite devolver a diferença. A subsede de Juiz de Fora enviará uma caravana.
 Cartaz Caravana dos Aposentados
Cartaz Caravana dos Aposentados

sexta-feira, 1 de junho de 2012

 ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR! É impressionante a disposição de luta da classe trabalhadora. Veja um giro das lutas pelo país.

NITEROI

Greve dos metalúrgicos de Niterói continua e se fortalece com adesão de outros estaleiro

A greve nos metalúrgicos de Niterói (RJ) continua e ganha força com adesão de trabalhadores de outros estaleiros.  Nesta  sexta-feira (1°), os trabalhadores realizaram mais um dia de manifestação com passeata rumo ao Sindicato  dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí.  Segundo informações do membro da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o mancha, que foi até o Rio de Janeiro, dar apoio à greve, mais uma vez a “diretoria do Sindicato se recusou a encampar uma luta junto aos trabalhadores”.
A categoria realizou uma assembleia em frente ao Sindicato e decidiram pela continuidade da greve.
Fonte: siteCSPConlutas

 BAHIA

A greve continua. Atividade no aeroporto suspensa. Assembleia terça, dia 5, às 9 horas

Fotos: Manoel Porto



SÃO PAULO

Trabalhadores da Cetesb decidem entrar em greve a partir de segunda-feira


cetesb-1Os trabalhadores da Cetesb entrarão em greve na próxima segunda-feira (4). A decisão foi tomanda na assembleia realizada dia 29 de maio, em frente à Sede da empresa, na Av. Frederico Hermann Júnior, em Pinheiros.
complementação do Auxílio doença, entre outras.
A Cetesb atua no Estado de São Paulo, tem cerca de 2 mil trabalhadores e é responsável pela medição da qualidade do ar, balneabilidade das praias, fiscalização referente à contaminação no solo.
Fonte: Sintaema

SANTA CATARINA

Greve dos trabalhadores em transporte de SC derrota intransigência patronal

01/06/2012

A greve dos trabalhadores em transporte de Santa Catarina e região terminou. A categoria decidiu, em assembleia realizada na quarta-feira (30), com a presença de mais 2.500  trabalhadores cuja base  pe composta por 5 mil,  voltar ao trabalho a partir das 5h da manhã de quinta-feira (31).

Segundo informações do membro da CSP-Conlutas de Santa Catarina, Daniel Silveira, essa greve conseguiu uma grande vitória: “derrotar a intransigência patronal – apoiada pela prefeitura, justiça e meios de comunicação – de não aceitar discutir a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e que foi a grande bandeira de reivindicação da greve”.
Fonte: site CSPConlutas

FORTALEZA

Coragem: operários resistem e seguem na greve da categoria

Trabalhadores decidem pela continuidade da greve e autorizam sindicato a negociar por empresa

Na manhã desta quinta-feira (31/05) o cenário na Praça Portugal pode ser traduzido pelo tradicional grito de luta do coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Nestor Bezerra, “tá bonitooooo!”.

Cerca de quatro mil operários ocuparam a praça em um exemplo de unidade, resistência e luta, “é uma categoria de guerreiros gigantes, o sindicato não abandona esses trabalhadores e eles não abandonam o sindicato”, afirmou Bezerra.

De braços erguidos, em meio a gritos de luta, os trabalhadores seguiram até a Avenida Abolição, onde em assembleia decidiram pela continuidade do processo grevista e autorizaram o sindicato a fechar acordo com as empresas que desejarem negociar sobre a compensação dos dias parados.
Com informações do site A Voz do Peão