As demissões da GM ainda estão no horizonte. Sindicato e trabalhadores conseguiram uma trégua, mas a luta deve continuar em defesa dos empregos.
Metalúrgicos da General Motors que foram convocados para layoff realizam assembleia nesta sexta-feira
Os trabalhadores
da General Motors que estão em layoff realizam nesta sexta-feira, dia
24, uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos
Campos, às 14h. A partir de segunda-feira, dia 27, 940 funcionários da
GM estarão com seus contratos de trabalho suspensos.
A assembleia tem como principal objetivo dar início à organização da luta para que todos os empregos sejam mantidos. A GM anunciou, no dia 4 de agosto, que possui 1.840 trabalhadores “excedentes” no setor MVA (Montagem de Veículos Automotores).
Para evitar a demissão desses metalúrgicos, o Sindicato assinou um acordo com a montadora, que se comprometeu a manter o MVA em atividade até 30 de novembro, com a produção do modelo Classic. Dos 1.840 trabalhadores, 940 entram em layoff. Os outros 900 permanecem na fábrica.
O acordo também prevê que empresa e sindicato mantenham negociações por 60 dias para que se discuta o que acontecerá após o layoff. O Sindicato quer discutir propostas que garantam a manutenção de todos os postos de trabalho e novos investimentos na planta. A primeira rodada de negociações será nesta quinta-feira, dia 23, às 15h, na própria GM.
O layoff
Na assembleia desta sexta-feira, o Sindicato também vai orientar os trabalhadores sobre seus direitos durante o período de layoff.
“Há muitas dúvidas e apreensão entre os trabalhadores. Agora é hora de garantir os direitos de todos e, principalmente, lutar para que cada um tenha seu emprego de volta. Não vamos ficar esperando apenas pelo resultado das negociações. Queremos mobilizar toda a sociedade e pressionar o Governo Federal para que todos os postos de trabalhos sejam mantidos”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates.
Campanha Salarial
Os Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos e São Caetano reúnem-se, amanhã, às 9h, com a General Motors para dar início às negociações da Campanha Salarial da categoria. Os metalúrgicos reivindicam 12,86% de reajuste salarial.
Fonte\: site CSPConlutas
Nenhum comentário:
Postar um comentário