sexta-feira, 26 de agosto de 2011

GREVE EM MINAS: DILMA, FAÇA QUE SE CUMPRA A LEI!



Outra intransigência que vale ser denunciada é a do governo federal. O governo petista de Dilma Roussef, nos deixou à nossa própria sorte no embate com os governos estaduais. Ou seja, após aprovação da LEI no governo Lula da Silva, o governo de continuísmo de Dilma não exigiu dos governos estaduais a imediata implementação da Lei do Piso. Ao que tudo indica, a estratégia do governo Dilma era ficar bem na foto com os educadores em todo Brasil e ao mesmo tempo ser conivente com os governos estaduais pois não exigiu a aplicabilidade do PISO. Agora não tem mais desculpas, o STF publicou o acórdão da decisão que diz que a lei é legal.

Sabemos que a lei do piso tem valores bem rebaixados e que deixa margem a interpretações diferenciadas quando fixa para uma jornada de até 40 horas semanais. Outro exemplo é a fixação do valor do Piso do MEC (R$ 1.187,00), diferente ao do valor da CNTE (R$ 1.587,00). Porém,mesmo sendo aplicado o Piso nos valores do MEC significará um aumento salarial para trabalhadores em várias regiões do país, inclusive aqui em Minas. Temos que continuar nossa luta pelo piso do DIEESE para 20 horas de trabalho sendo 50% de hora atividade.

Os levantes dos profissionais da educação desmascararam tanto os governos estaduais, como o governo federal na sua falta de compromisso com educação dos filhos dos trabalhadores, que são, em última instância, os que dependem da educação pública de qualidade. Os movimentos tomaram as ruas e deram uma lição do que são capazes de fazer para que a lei seja cumprida. Podemos considerar então que o ano de 2011 ficará marcado como o ano em que educadores de todo Brasil tomaram as ruas para denunciar a tática dos governos em jogar sobre os trabalhadores a crise do capital. Eles produzem suas crises e querem nos fazer pagar por ela.

MEL - MOVIMENTO EDUCAÇÃO EM LUTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário