domingo, 9 de junho de 2013

A luta deve ser sindical e política: contra Anastasia e o capitalismo

 

 Reproduzimos aqui o texto do coordenador da Subsede de Patrocínio. Concordamos com a avaliação do prof Gilberto sobre a política nacional e estadual e conclamamos também os educadores da nossa subsede a participar da caravana a BH no dia 17/06 e dos atos que serão realizadoa aqui em Juiz de Fora.

 

O governador Anastasia continua intransigente em relação às reivindicações realizadas pelos educadores mineiros. Ele age como que se nada de importante estivesse acontecendo. Aliás, a educação para esse governo neoliberal não é importante, o importante para ele é sucatear a educação pública para beneficiar os empresários da educação, ou seja, o governo mineiro quer fazer com que a educação pública do Estado de Minas Gerais seja de péssima qualidade para que os pais que tenham a mínima condição financeira coloquem seus filhos em escolas particulares. E isso realmente já está acontecendo. Em toda Minas Gerais o número de escolas particulares nos últimos anos cresceu assustadoramente.
Contudo, essa análise é muito mais complexa do que parece. O governador está apenas fazendo o que a política neoliberal determina que seja feita. No neoliberalismo, um dos mais importantes princípios é o do Estado mínimo e é justamente isso que o governador está fazendo. Privatizações já foram e estão sendo feitas. Em nível federal observamos o que o governo petista está fazendo. Privatizações de empresas e setores estratégicos para o país estão sendo realizadas de maneira indiscriminada, ou seja, beneficiando os empresários nacionais e estrangeiros em detrimento dos interesses da classe trabalhadora. Aeroportos, portos, sistema comunicação, a Petrobrás, enfim o governo petista está privatizando e seguindo a política neoliberal iniciada com o presidente Collor e mantida com FHC.
O PT de Lula e Dilma fez e está fazendo um ótimo trabalho em benefício dos capitalistas e levando a classe trabalhadora a sofrer uma exploração ainda maior. O que o PT está fazendo em benefício dos capitalistas é até mais eficiente do que fez o presidente Fernando Henrique Cardoso do PSDB, pois tem apoio de alguns dos setores organizados dos trabalhadores como da CUT, por exemplo, e dos sindicatos a ela filiados para atacarem a própria classe trabalhadora.
Sendo assim, a luta é contra o governador Anastasia para que este atenda as reivindicações dos trabalhadores em educação, mas acima de tudo contra o capitalismo neoliberal e toda forma de exploração que ataca de maneira aterradora toda a classe trabalhadora. A luta é sindical, mas também política. O ataque à educação é apenas mais uma ação contra toda a classe trabalhadora e é por isso que a unificação das categorias na luta conta o capitalismo e pela construção de uma sociedade igualitária está na ordem do dia. Vamos todos juntos demonstrar a força da classe trabalhadora deixando claro que os educadores mineiros sempre estarão na linha de frente dessa luta que é de suma importância para a ascensão dos trabalhadores.
 Os educadores mineiros vão realizar paralisações nos dias 17 com manifestação em Belo Horizonte com caravana saindo de Patrocínio no domingo à noite e no dia 18 em Patrocínio com ato em frente à Superintendência regional de ensino na Praça Honorato Borges a partir das 13:00 horas.
Vamos todos manifestar e demonstrar nossa indignação com essa política de sucateamento da educação pública em Minas Gerais. Educação de qualidade e salário digno para os educadores só será possível com muita luta da categoria.Diga não aos ataques do governo à educação e aos educadores, venham para as ruas lutar com aqueles que já estão na batalha por uma educação de qualidade e salário digno.
Viva a ascensão da classe trabalhadora.
Viva a construção de um mundo igualitário, socialista.
Que os educadores mineiros sejam sigam em frente nessa luta que é de todo o povo trabalhador.
Professor Gilberto José de Melo
Coordenador do SindUTE Subsede Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário