terça-feira, 5 de março de 2013

8 de Março: Dia Internacional de Luta das Mulheres

Neste dia 8 de março, dia internacional de luta das mulheres, os movimentos feministas e entidades sindicais de Juiz de Fora se unem para dizer:
 
Basta de Violência contra as mulheres! Chega de ataques aos nossos direitos!
 
No Brasil, a cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas; e a cada12 segundos, uma mulher é estuprada. A violência é uma realidade, um drama e trauma para milhares de mulheres. Em Juiz de Fora a situação das mulheres não é diferente, todos os dias as notícias no jornal são alarmantes: “Uma mulher, 44 anos, foi esfaqueada pelo ex-companheiro”; “técnica em segurança do trabalho, 46 anos, também foi agredida pelo ex-namorado, um militar aposentado de 49 anos”. E, infelizmente, os dados ainda podem ser maiores porque muitas mulheres não denunciam já que é recorrente que a responsabilidade por essa violência seja atribuída à mulher como se ela tivesse dado condições para algum estuprador ou agressor. Precisamos dar um basta a essa situação, as mulheres não são culpadas e sim vítimas dessa situação.
São as mulheres trabalhadoras as que mais sofrem com a falta de amparo social do Estado, pois os casos de violência demandam acompanhamento médico, psicológico e social que o Estado não garante. Em Juiz de Fora não tem sequer uma casa abrigo para que a mulher possa ser encaminhada imediatamente caso esteja em situação de violência doméstica.
Hoje, podemos dizer que a Lei Maria da Penha não vem sendo aplicada, exigimos mais recursos para aplicação e ampliação da lei Maria da Penha e exigimos medidas imediatas da prefeitura de Juiz de Fora, como o funcionamento da casa abrigo com devido acompanhamento às mulheres violentadas. Somos contra a atual proposta de reforma do Código Penal que torna letra morta a Lei Maria da Penha.
Neste 8 de março também não podemos deixar  de falar do enorme número de crianças de 0 a 5 anos que não têm acesso a creche/educação infantil na nossa cidade, prejudicando as próprias crianças e também incidindo diretamente sobre a vida das mulheres trabalhadoras. Por mais creches públicas e de qualidade! Também queremos dizer não ao Acordo Coletivo Especial(ACE) que propõem flexibilização nos nossos direitos; lutamos por creche/ educação infantil pública!
 
SindUte JF

Confira abaixo a programação das atividades compostas por várias entidades feministas de Juiz de Fora:

05/03 - TERÇA-FEIRA

14h Cinefeminista no IFET

 06/03 - QUARTA-FEIRA

14h Palestra para alunos da E.E. Batista de Oliveira
16:45h Panfletagem para os pais

 07/03 - QUINTA-FEIRA

19h Documentário e debate: Filme "Catia", na Pedagogia - UFJF

08/03 - SEXTA-FEIRA

19:30h Cinefeminista: "Chocolate" no anfiteatro João Carriço

09/03 - SÁBADO

14h PSTUDebate: As mulheres nas revoluções do mundo árabe e na resistência palestina na Casa de Cultura - AV. Rio Branco 3372     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário