terça-feira, 19 de julho de 2011

A GREVE CONTINUA

Em assembleia no dia 13 /07, os trabalhadores da educação de Minas decidiram pela continuidade da Greve, que se iniciou no dia 08 de Junho. Logo após os trabalhadores ocuparam as galerias da assembléia legislativa para obstruir os trabalhos dos deputados, exigindo que o governo Anastasia negociasse com a categoria.
Nas galerias da assembléia se ouvia, de centenas de professores, as palavras de ordem com alegria, disposição e força:
"Se o governo enrola enrola não voltamos pra escola"!
" Greve, greve greve",
"Queremos o piso de R$1597,00 já!"


Os deputados da base governista chegaram a debochar dos trabalhadores em educação com provocações de baixo nível e xingamentos, que não condizem com a posição que ocupam.
Que falta de respeito com a educação e com os educadores. Esquecendo que são os impostos dos trabalhadores que pagam a conta exorbitante destes políticos. Porém estes senhores na verdade defendem os interesse dos patrões e governos contra os trabalhadores e os serviços públicos.


Os bravos educadores mativeram a manifestação até altas horas da madrugada, as 02:00h saímos da assembléia, voltando a mesma as 08:00h da manha seguinte para exigir uma negociação urgente.


O dia 14 não foi muito diferente porém o governo marcou uma reunião com o sindicato para não oferecer NADA (reproduzimos abaixo a proposta do governo). Dando prazo pra greve terminar pra fazer um contra cheque com os dias parados.


O que o governo Anastasia esqueceu é que já decidimos, que a Greve continua até que nossas reivindicações sejam atendidas. Se cortar o ponto não iremos repor e vamos exigir que se contrate professores para repor as aulas dos grevistas.


Precisamos aproveitar esse momento para fortalecer nossa greve.


BUSCAR O APOIO DE TODOS SINDICATOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS, CENTRAIS SINDICAIS!


UTILIZE A MÍDIA PARA CHAMAR OS TRABALHADORES A APOIAREM AS GREVES EM CURSO E SE JUNTAREM A NÓS PELA EDUCAÇÃO;


É NECESSÁRIO QUE A CNTE E A CUT APOIE DE FATO A GREVE DE MINAS; UNIFIQUE AS LUTAS PREPARANDO UMA GREVE DA EDUCAÇÃO EM TODO PAÍS; DENUNCIE O DESCASO DA EDUCAÇÃO DESDE O GOVERNO FEDERAL;




SE POSICIONE CONTRA O PNE DE DILMA QUE PRIVATIZA E ATACA A EDUCAÇÃO PÚBLICA.


PISO DE R$1597,00 JÁ PARA JORNADA DE 24H RUMO AO PISO DO DIEESE!


PELA RECONSTRUÇÃO DE NOSSA CARREIRA


FIM DO SUBSÍDIO QUE DESTROE NOSSA CARREIRA!


10% DO PIB JÁ PARA A EDUCAÇÃO! EM DEFESA E PELA UNIFICAÇÃO DE TODAS AS GREVES E LUTAS!


Gustavo Olímpio e Betânia - CSP CONLUTAS
O agendamento da reunião ocorreu após o processo de obstrução da pauta de votações na Assembleia Legislativa feito pelo Bloco Minas sem Censura, a pedido das categorias do funcionalismo em greve e pela mobilização da categoria nos últimos dias também na Assembleia Legislativa, que bravamente ocupou as galerias da ALMG e ameaçou inclusive passar a noite ali até que o governo se posicionasse.
A reunião ocorreu no dia 14/07, 19 h, nas dependências da Assembleia Legislativa. Participaram da reunião: Renata Vilenna, Secretária de Estado de Planejamento e Gestão;Ana Lúcia Gazzola, Secretária de Estado da Educação; Deputados estaduais Luiz Humberto, Paulo Lamac, Rogério Correia, Sargento Rodrigues, Adelmo Leão, Ulisses, Antônio Júlio e pelo Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, Marilda Abreu, Lecioni Pinto.



Acompanhe os pontos dicutidos:


Posse dos diretores de escola: Questionada pelo Sind-UTE/MG, a Secretária afirmou que antecedendo a nomeação dos diretores e vice a Secretaria realizará um processo de capacitação. Como esta capacitação não foi feita, ainda não está marcada a data da posse dos diretores.


Manutenção do pagamento do período de greve: o Governo afirma que mantém o pagamento sem o corte do salário e sem a realização de reposição no período de recesso desde que haja a suspensão da greve. Para que o pagamento ocorra normalmente em agosto é necessário retorno até o dia 20/07.


Negociação: a proposta do Governo é estabelecer negociação com a categoria através da comissão com a participação da Assembleia Legislativa imediatamente após o comunicado de suspensão da greve no período do recesso. Esta comissão discutiria entre outros pontos: mudanças no edital de concurso publicado no dia 12/07, salário e regularização da situação funcional dos diretores, vices, secretários de escola e coordenadores de escola, regularização dos problemas de reposicionamento por tempo de serviço, escolaridade na carreira e aperfeiçoamento da lei do subsídio. Mas o governo afirmou que não negociaria o Piso Salarial.


As representantes do sindicato após o debate e questionamentos dos pontos acima afirmaram que não firmariam o compromisso com estas propostas mas que levaria ao conhecimento da categoria através das instâncias do sindicato.


Para avaliar esta reunião, a direção do sindicato convocou o Comando Estadual de Greve que se reuniu nesta segunda-feira, 9 horas, no auditório do CREA (Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, Belo Horizonte).


Escalaremos que todo o calendário definido na última assembleia estadual está mantido.
Quanto a divulgação do indeferimento da liminar do Mandado de Segurança impetrado pelo sindicato, a entidade já recorreu visando modificar este resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário