sábado, 14 de março de 2015

DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO SINDICAL

Atenção:

Conforme deliberação do Congresso estadual de 2009, o Sind-Ute está devolvendo, aos servidores filiados ao sindicato, o imposto sindical dos anos de 2009 a 2012. A quantia referente a 2013 já foi devolvida ano passado e a de 2014 será devolvida em data posterior.
O imposto sindical é uma lei federal da época do governo Vargas que atinge a todos os trabalhadores, tanto do setor privado quanto público mas até 2008 não era cobrado do funcionalismo. Nesse  ano porém, o  ministro do trabalho do governo Lula  determinou a cobrança também dos servidores públicos. É descontado, anualmente, no mês de março (contra cheque de abril) no valor de 1 dia de trabalho.
O SindUte é contrário a esse desconto compulsório e defende que cada trabalhador contribua espontaneamente e conscientemente ao seu sindicato No caso do SindUte o trabalhador em educação filiado contribui com 1% ao mês de seu salário para que o sindicato possa existir, fisicamente, com sede, funcionário, elaboração de boletins, jornais, possa fazer visitas às escolas, manifestações, assembleias, congressos etc. Sem a contribuição financeira espontânea dos trabalhadores, os sindicatos não passariam de uma boa intenção de um grupo de trabalhadores, pois sem dinheiro nada funciona.
 O desconto é realizado pelo governo estadual e uma parcela é depositado na conta da direção estadual do sindicato, a demais parcelas são enviadas às federações, centrais e o próprio ministério do trabalho. A solicitação da devolução aos filiados será feita até dia 31/03 e o formulário poder ser encontrado no site www.sindutemg.org.br, ou na  Subsede.
A direção da Subsede/JF defende e luta pela extinção do imposto sindical e no congresso que deliberou pela devolução, propôs que  fosse devolvido para todos os educadores, independente de filiação, uma vez que consideramos o imposto ilegitmo, porém a votação foi favorável ao desconto apenas aos filiados.
Convidamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação a filiarem-se ao SindUte e contribuírem financeiramente ao seu sindicato. Devemos fortalecer nossas entidades representativas, mesmo tendo divergências com sua direção, pois estas podem ser passageiras e substituídas por outras direções, mas a entidade precisa continuar existindo, organizando a categoria  e lutando pelos interesses da classe trabalhadora.
Para filiar basta ir à Subsede (Rua Mister Moore, 157-sala 107, das 8h as 12 e das 14 as 18h) ou solicitar por telefone (3216-4963) o envio da ficha ou a visita de um diretor à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário