terça-feira, 2 de outubro de 2012

Não são só os governantes do PSDB que criminalizam a pobreza. Essa é uma política dos representantes dos capitalistas nos governos, não importando a que partidos pertencem.


Luta Popular: polícia de Tarso Genro massacra sem tetos


Há alguns dias, o bairro de Guajuviras, na cidade de Canoas – região da Grande Porto Alegre – reviveu as lutas por moradia que formaram a cidade. 
 
Em 1987, foi edificada, com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, uma das maiores ocupações por moradia da região Sul de nosso país: O bairro de Guajuviras é o produto da luta dos trabalhadores organizados em defesa de seus direitos.
 
 
 
 
 
Passados mais de 20 anos da ocupação do nucleo habitacional do Guajuviras, muitas famílias se formaram. Os filhos e filhas daqueles ocupantes de décadas atrás, tem agora seus próprios filhos e suas próprias famílias, e o mesmo problema que seus pais tinham: a falta de uma moradia. Cresceram as famílias, cresceram os sem tetos, cresceu o déficit habitacional. O que não mudou foi o ritmo lento em que o estado responde às demandas dos que mais precisam.
 
 
No entanto, a luta continua e, nas ruas, praças, avenidas e ocupações, fazemos aquilo que as urnas não podem garantir sozinhas: A melhoria da vida dos mais pobres, mudando a estrutura de nossa sociedade capitalista e injusta para uma sociedade onde sejamos homens e mulheres livres e com iguais condições de desenvolvimento humanos e vida digna.
 
Nos últimos 4 anos, a prefeitura de Canoas entregou 2. 600 unidades habitacionais. O déficit oficial (sabemos que o déficit real é sempre maior) ultrapassa o número de 18 mil habitações. Isso significa, numa conta rápida e se ocorresse algo que não ocorrerá, que é o número de sem tetos não aumentar, que a prefeitura levaria 29 anos para resolver o problema. No entanto, sabemos que o número cresce sempre e que neste ritmo, muito mais que 3 décadas serão necessárias para ter uma coisa básica: um lugar decente para viver e criar os filhos. 

Não temos este tempo para esperar; vivendo de favor, passando humilhações, dividindo casas com parentes e pagando aluguéis inviáveis, resolvemos ir à luta.
 
Dias atrás, tentamos pela primeira vez e, fomos tratados como criminosos pela Brigada Militar. Bombas, espancamentos e tiros de bala de borracha foram os métodos utilizados pela polícia do Rio Grande do Sul para conter o nosso sonho. O mais triste em tudo isso é que os mandantes da imensa violência foram O Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, do PT, dono da área ocupada por mais de 400 famílias e o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também do PT.
 
 
 
 
O ex- ministro da justiça comanda, à distância um massacre contra mulheres, idosos e crianças cujo único crime é o de serem pobres. O prefeito atua, na questão da moradia, através da polícia. 
 
 
Mas, os tempos são outros e alguns, que ontem participaram de lutas hoje mostram sua verdadeira face no poder. Só que os tempos também são outros para nós; não nos contentaremos mais com migalhas, não viveremos mais em buracos enquanto os poderosos guardam imensos latifúndios vazios.
 
 
Faremos nós mesmos a reforma urbana, reforma do povo pobre, favelado, trabalhador, que precisa garantir na luta seus direitos, sempre desrespeitados.
 
 
Vida longa a LUTA dos sem tetos de Guajuviras!
Vida longa a luta do povo pobre das periferias!
Vida longa ao sonho de um mundo justo!
Criamos, na ação direta, poder popular!
 
 
Divulguem, compartilhem, informe, espalhem. Ajudem-nos a mostrar a luta que ainda existe e a verdadeira cara dos poderosos.
 
 
Luta Popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário