sexta-feira, 5 de outubro de 2012

  CSPConlutas solidariza-se com sindicato cutista que foi atacado pela polícia paulista a mando de José Serra.
 

Sindicato dos Bancários de São Paulo sofre apreensão do seu jornal “Folha Bancária”


Na noite de ontem, 04/10, um oficial de justiça acompanhado da policia militar, foi às sete sedes do Sindicato dos Bancários de São Paulo com mandato de busca e apreensão. A representação protocolada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo (Bela Vista – Capital) na mesma data foi assinada pela juíza Carla Themis Lagrotta Germano.  O oficial de justiça tinha em mãos autorização para vasculhar e, se preciso, arrombar portas, armários, gavetas, arquivos e o que fosse necessário para encontrar supostos materiais de campanha contra o candidato a prefeitura de São Paulo, José Serra.

Tradicionalmente o sindicato reserva a última edição do seu jornal antes da votação, para apresentar a sua base qual é a posição da diretoria frente ao processo eleitoral. A justificativa para a ação é que a edição que circularia nesta sexta-feira (05/10) supostamente traria reportagem difamatória contra o candidato do PSDB.  O jornal foi recolhido e retirado do site da entidade. Segundo o sindicato, o jornal Folha Bancária circula desde 1939 e o site está no ar desde 2005. É a primeira vez que sofrem censura.

“O Sindicato tem quase 90 anos de existência e sempre lutou pela democracia e pela liberdade de expressão. Desde o ano passado estamos fazendo o debate, com os bancários, do que afeta a qualidade de vida dos trabalhadores. Além da campanha salarial e por melhores condições de trabalho, somos um sindicato cidadão que se preocupa com a cidade, o estado e o país em que os trabalhadores vivem. Sabemos da importância desse debate”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

 Ainda segundo o sindicato, o jornal trazia na última página reportagem que analisava as propostas e trazia o histórico dos candidatos que lideram a pesquisa à prefeitura de São Paulo: Russomano, Serra e Haddad. Também declarava o apoio da maioria da direção executiva da entidade a Fernando Haddad (PT).

 Para o dirigente da CSP-Conlutas, Sebastião Carlos Pereira Filho, o Cacau, esta ação deve ser repudiada: “o Sindicato dos Bancários de São Paulo é filiado a CUT e mesmo estando em centrais diferentes neste momento temos lado. Somos contra a censura sofrida pelo sindicato e nos colocamos na trincheira daqueles que estão a favor da liberdade de expressão e daqueles que defendem que os trabalhadores têm o direito de saber qual a posição do seu sindicato frente ao processo eleitoral”, disse.

O dirigente criticou ainda o fato de que o mesmo tratamento não é dado aos representantes dos patrões. “Os banqueiros e demais empresários fazem doações milionárias aos seus candidatos e com certeza utilizam as suas entidades patronais para fazerem campanha para seus candidatos, mas quando os sindicatos de trabalhadores se posicionam sofrem esse tipo de intervenção e censura”, salienta.

A CSP-Conlutas informa que vai enviar nota de solidariedade ao Sindicato dos Bancários de São Paulo e em repudio a censura sofrida pela entidade.
                         
Por Alexandre Lopes Francisco 
Fonte: Site CSPConlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário