quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
RECESSO
DE 24/12/2010 A 09/01/2011
REABRIREMOS A PARTIR DO DIA
10/01/2011 ÀS 14:00h
A direção
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Saiu o resultado da certificação para direção
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Núcleo de Filosofia, Sociologia e Educação Religiosa busca reorganização setorial.
A reunião contou com a presença de Diretores do Sind-UTE – Subsede Juiz de Fora e 16 (dezesseis) professores (as) que lecionam nas Escolas Estaduais em Juiz de Fora, Matias Barbosa e Santos Dumont. Além de uma apresentação dos presentes, a reunião contou com a seguinte proposta de pauta: 1. INFORMES GERAIS; 1.1 Lei Delegada; 1.2 ADI (Avaliação de Desempenho Individual); 1.3 Lei do Subsídio; 1.4 Núcleos de Representantes de Escolas; 1.5 Plenária da Lei 100; 1.6 Festa do dia 11/12 (Mezcla); 1.7 Audiência Pública Estadual sobre o Concurso Público; 2. ORGANIZAÇÃO; 2.1 Proposta de reativação do Núcleo de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso; 2.2 Levantamento do número e da formação dos (as) trabalhadores (as) que lecionam Filosofia, Sociologia e Educação Religiosa.
Definiu-se a participação deste Núcleo na Conferência Regional de Educação, organizada pelo SIND-UTE – Subsede Juiz de Fora, dia 12 de fevereiro de 2011, quando será eleita uma coordenação do Núcleo de Filosofia, Sociologia e Educação Religiosa.
PLENÁRIA ESTADUAL DE EFETIVADOS
Profissionais da educação efetivados pela Lei Complementar 100/07
PLENÁRIA ESTADUAL DE EFETIVADOS
DATA: 19/12/2010
LOCAL : Belo Horizonte
ENDEREÇO E HORÁRIO: A SEREM DEFINIDOS
PAUTA: - Situação funcional
- Reinvindicações que o sindicato deve apresentar ao Governo Estadual
- Informes gerais
· HAVERÁ CARAVANA, INTERESSADOS PROCURAR O SINDICATO
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A direção da Subsede dá as seguintes orientações à categoria
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO:
NO ATO DA AVALIAÇÃO:
►O SERVIDOR (a) QUE SENTIR-SE PREJUDICADO (a) DEVE FAZER UMA RESSALVA NA FICHA ANTES DE ASSINÁ-LA E ENTRAR EM CONTATO IMEDIATO COM O SINDICATO PELO TELEFONE 3216-4963
APÓS A AVALIAÇÃO:
►AO RECEBER A NOTIFICAÇÃO DEVE ENTRAR COM PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO Á COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA, NO PERÍODO DE 10 DIAS CORRIDOS. PROCURAR O SINDICATO PARA ORIENTAÇÃO.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Na tradição do espaço Mescla, teremos a apresentação da banda 3,2 único, que valoriza a música regional de nosso país e da nossa américa. Como somos educadores, não poderá faltar na nossa festa a presença da produção cultural da escola, por isso teremos também a apresentação da banda Nós da Praça, formada por funcinários e alunos do Conservatório de Música.
O ingresso custará 5,oo. Toda acategoria está convidada.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Hospital João Felício recusa atendimento!
Juiz de Fora, 01 de dezembro de 2010.
Ofício nº 021/2010
De: Sind-UTE – Subsede Juiz de Fora
Para: Diretoria do Hospital Dr. João Felicio
Ilmos. Srs.,
Temos recebido diversas denúncias de que esse hospital, que é conveniado com o Ipsemg, não está há vários dias, prestando nenhum tipo de atendimento aos usuários desse instituto.
Diante desse fato, solicitamos esclarecimentos a essa direção.
Certos de poder contar com uma breve resposta, desde já agradecemos.
Atenciosamente,
____________________________________________
VICTÓRIA DE FÁTIMA DE MELLO PEREIRA
Coordenadora Geral
Juiz de Fora, 01 de dezembro de 2010.
Ofício nº 022/2010
De: Sind-UTE – Subsede Juiz de Fora
Para: Coordenador Regional do Ipsemg JFora
Ilmo. Sr.,
Temos recebido diversas denúncias de que Hospital Dr. João Felício, que é conveniado com esse Instituto de Saúde, não está há vários dias, prestando nenhum tipo de atendimento aos usuários.
Diante diso, solicitamos providências imediatas dessa coordenação..
Certos de poder contar com a compreensão de V. Sa, desde já agradecemos.
Atenciosamente,
____________________________________________
VICTÓRIA DE FÁTIMA DE MELLO PEREIRA
Coordenadora Geral
terça-feira, 30 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
ASSEMBLEIA REGIONAL
DATA: 25/11/2010 (QUINTA) às 17:30h
LOCAL: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PAUTA: - Eleição de delegados para o 31° Congresso da CNTE
- Informes gerais
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Resolucao SEE 1724/2010 (inscricao para designacao)
MG 13/11/2010
RESOLUÇÃO SEE Nº 1.724, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2010Estabelece critérios e define procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino. A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de definir critérios e procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino, para o ano de 2011, RESOLVE:
Art. 1º Os candidatos à designação para função pública nas escolas estaduais e para a função de Analista Educacional/Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino -SRE- deverão efetuar inscrição pela Internet, no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br.
SS1º - Não se aplica o disposto no caput aos candidatos à designação para atuar nas seguintes unidades, que receberão diretamente as inscrições no período de 23 de novembro de 2010 a 10 de dezembro de 2010, no horário das 9 horas às 17 horas:
1) servidores para atuação em Centros de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual - CAP - Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS;
2) professores para atuação em Conservatórios Estaduais de Música e Centros de Educação Profissional;
3) professores para atuação em conteúdos técnicos profissionalizantes, em escolas com autorização para sua inclusão no Quadro Curricular;
4) servidores para atuação em projetos autorizados pela Secretaria de Estado de Educação - SEE - nos conteúdos em que não haverá inscrição via internet.
SS2º - A inscrição via Internet, terá início às 9 horas do dia 23 de novembro de 2010 e será encerrada às 23 horas do dia 10 de dezembro de 2010.
SS3º - Não serão consideradas as inscrições via Internet não confirmadas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e/ou por outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados.
SS4º - Não serão aceitas inscrições por qualquer outro meio não estabelecido nesta Resolução.Art. 2º O preenchimento do formulário de inscrição deverá ser feito, completa e corretamente, sob total responsabilidade do candidato, mesmo quando efetuado através de representação de terceiros.
SS1º - Para cada função ou conteúdo curricular, o candidato deve preencher formulário próprio que lhe garantirá a inclusão na listagem de classificação geral de cada município em que pretenda concorrer, ou SRE no caso de Analista Educacional/Inspetor Escolar.
SS 2º - O candidato à função pública de Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB - poderá se inscrever somente para 01 (um) município.
SS 3º - Os demais candidatos poderão se inscrever para conteúdos ou funções diferentes em 01 (um) município ou para o mesmo conteúdo ou função, em municípios diferentes, respeitado o limite máximo de 03 (três) inscrições.
SS 4º - A inscrição efetivada para o município permitirá ao candidato concorrer às vagas em todas as escolas estaduais localizadas na sede e no(s) distrito(s).
SS 5º - O candidato à função pública de Analista Educacional / Inspetor Escolar poderá efetuar sua inscrição para até 03 (três) Superintendências Regionais de Ensino ou, respeitado esse limite máximo, inscrever-se também para outras funções.
Art. 3º Durante todo o período de inscrição será possibilitado ao candidato corrigir as informações fornecidas no ato da inscrição.
SS 1º - A cada correção será emitido um novo comprovante com as alterações processadas.
SS 2º - Os candidatos serão classificados de acordo com os últimos dados informados.
SS 3º - Esgotado o prazo, não será permitido alterar dados.
Art. 4º Não caberá recurso motivado por quaisquer erros ou omissões, de responsabilidade do candidato, no ato da inscrição.
Art. 5º As informações fornecidas no ato da inscrição que possibilitarem a classificação do candidato deverão ser comprovadas no ato da designação.
Art. 6º A omissão de dados na inscrição e/ou irregularidades detectadas, a qualquer tempo, implicam desclassificação do candidato e/ou dispensa de ofício do designado.
Art. 7º Os candidatos inscritos para a função de Auxiliar de Serviços de Educação Básica - ASB - serão classificados observando-se, sucessivamente, os seguintes critérios:
I - maior tempo de serviço como designado na função de Auxiliar de Serviços de Educação Básica, na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, que será computado até 30/06/2010;
II - maior escolaridade;a - ensino médio completo;b - ensino fundamental completo;c - 4ª série do ensino fundamental.
SS 1º - O tempo de serviço utilizado pelo servidor no Programa de Desligamento Voluntário - PDV - não será considerado para classificação.
SS 2º - Na hipótese de candidatos empatados no critério de tempo e/ou de escolaridade, o desempate será feito considerando a idade maior.
Art. 8º Os candidatos inscritos para a função de Analista Educacional / Inspetor Escolar serão classificados por SRE, observando-se o maior tempo de exercício até 30/06/10 na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais como designado nessa função, não sendo computado tempo utilizado para aposentadoria ou prestado em cargo efetivo, exceto o período em que foi permitido designação em regime de opção.
Parágrafo único - Na hipótese de dois ou mais candidatos apresentarem igual tempo de serviço, o desempate será feito considerando-se a idade maior.
Art. 9º Os candidatos inscritos para as demais funções serão classificados em listas distintas, por município em cada função ou conteúdo curricular em que se inscreveram, observando-se a habilitação ou qualificação exigida para o cargo, conforme estabelecido nos Anexos II, III, IV e VI, desta Resolução.
SS 1º - Havendo mais de um candidato inscrito em igualdade de condições, o desempate deve ser feito, observando-se:
I - maior tempo de serviço como designado na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, até 30/06/2010, no conteúdo ou função a que esteja concorrendo, não sendo permitido o cômputo de tempo:
a - paralelo;b - vinculado a cargo efetivo, exceto o período em que foi permitido designação em regime de opção;c - utilizado para aposentadoria; d - utilizado no Programa de Desligamento Voluntário - PDV;
II - idade maior.
SS 2º - Os candidatos a designação em escola especial ou que ofereça atendimento educacional especializado só poderão computar, para desempate, o tempo de atuação como designado nessa modalidade de ensino.
Art. 10 A classificação dos candidatos a designação nas unidades a que se refere o SS 1º do art. 1º será efetuada pela própria unidade, em trabalho conjunto com a Superintendência Regional de Ensino.
Art. 11 Os candidatos à designação para a função de Professor ou de Especialista em Educação Básica, para atuar em escolas especiais ou em escolas que ofereçam atendimento educacional especializado, serão classificados de acordo com os critérios estabelecidos nesta Resolução.
Parágrafo único - No ato da designação, os candidatos deverão comprovar, obrigatoriamente, os requisitos compatíveis com as peculiaridades do tipo de atendimento e as características físicas e mentais dos alunos conforme estabelecido no Anexo V desta Resolução.
Art. 12 As listagens classificatórias estarão disponíveis no sítio www.educacao.mg.gov.br, nas Superintendências Regionais de Ensino e nas escolas estaduais, conforme cronograma constante do Anexo I desta Resolução.
Art. 13 Compete ao Diretor da Superintendência Regional de Ensino, ao Analista Educacional / Inspetor Escolar e ao Diretor de Escola Estadual a divulgação do processo de inscrição de candidatos à designação para exercício de função pública, na área de sua circunscrição.
Art. 14 As normas de designação de servidores para o exercício de função pública para atuação nas escolas estaduais de Minas Gerais e para a função de Analista Educacional / Inspetor Escolar nas Superintendências Regionais de Ensino serão definidas em resolução específica.
Art. 15 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga a Resolução nº 1456, de 05 de novembro de 2009.SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em Belo Horizonte, aos 12 de novembro de 2010. (a) VANESSA GUIMARÃES PINTOSecretária de Estado de EducaçãoANEXO I - (Resolução SEE nº 1.724, de 12 de novembro de 2010) A Secretária de Estado de Educação, no uso de suas atribuições tendo em vista o disposto nos arts. 1º e 12 da Resolução SEE nº1.724/2010, torna público que estarão abertas as inscrições para candidatos à designação para exercício nas escolas estaduais e para a função de Analista Educacional/Inspetor Escolar em 2011, de acordo com o seguinte cronograma:
Data / Período
Horário
Atividade
Local
De 23/11/10a10/12/10
Das 9 horasdo dia 23/11/10às17 horasdo dia 10/12/10
Inscrição de candidatos a designação nos casos de: * Servidores para atuação em Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual - CAP - e Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS* Professores para atuação em Conservatórios Estaduais de Música e Centros de Educação Profissional* Professores para atuação em conteúdos técnicos profissionalizantes, em escolas com autorização para sua inclusão no Quadro Curricular* Servidores para atuação em projetos autorizados pela SEE nos conteúdos em que não haverá inscrição pela internet.
Nas próprias unidades
De 23/11/10a10/12/10
Das 9 horasdo dia 23/11/10às23 horasdo dia 10/12/10
* Inscrição de candidatos à designação para a função pública de ANE / Inspetor Escolar * Inscrição de candidatos a designação em escolas estaduais * Correção de informações na inscrição
Internet, pelo sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br
De 11/12/10a17/12/10
-
* Classificação dos candidatos inscritos
-
20/12/10
10 horas
* Divulgação da classificação dos candidatos inscritos
Internet, pelo sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br
Até 17/01/2011
-
* Disponibilização das listagens de classificação por meio de CD
SRE / Escolas
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em Belo Horizonte, aos 12 de novembro de 2010. (a) VANESSA GUIMARÃES PINTOSecretária de Estado de EducaçãoANEXO II- (Art. 9º da Resolução nº 1.724, de 12 de novembro de 2010)HABILITAÇÃO / ESCOLARIDADE exigida para candidatar-se a designação em 2011.
1. CARGO: ASB - Auxiliar de Serviços de Educação Básica:
* 4ª Série do Ensino Fundamental
2. CARGO: ATB - Assistente Técnico de Educação Básica / Auxiliar de Secretaria:* Curso de Nível Médio Técnico ou Curso Superior
3. CARGO: AEB - Analista de Educação Básica / Assistente Social ouAEB - Analista de Educação Básica / Fisioterapeuta ouAEB - Analista de Educação Básica / Fonoaudiólogo ou AEB - Analista de Educação Básica / Psicólogo ouAEB - Analista de Educação Básica / Terapeuta Educacional:* Formação em nível superior com graduação específica e registro no órgão de classe conforme exigência de lei.
4. CARGO: EEB - Especialista em Educação Básica / Supervisor Pedagógico * Curso de Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar ou curso de licenciatura em área específica com especialização em Supervisão Escolar.
5. CARGO: EEB - Especialista em Educação Básica / Orientador Educacional:* Curso de Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou curso de licenciatura em área específica com especialização em Orientação Educacional.
6. CARGO: ANE - Analista Educacional / Inspetor Escolar* Curso de Pedagogia com habilitação em Inspeção Escolar ou curso de licenciatura em área específica com especialização em Inspeção Escolar.
7. CARGO - Professor de Educação Básica, para atuação como Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca e na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como Regente de Turma, Professor Eventual, Professor de Sala de Recursos, Professor de Oficina Pedagógica, Professor Itinerante, Professor Intérprete de Libras, Professor Instrutor de Libras, Professor de Apoio, Professor para Atuação em Projetos autorizados pela SEE.
Prioridade
Escolaridade
Comprovante
1ª
- Curso Normal Superior ou- Curso de Pedagogia com habilitação para magistério de 1ª a 4ª série ou- Curso de Pedagogia com estudo de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado na Educação Básica, constituído de:1 - carga horária mínima de 300 horas para os cursos iniciados na vigência da Lei nº. 9394/96, aproveitando-se carga horária de prática cursada nas diversas especialidades para complemento das 300 horas ou2 - sem restrição de carga horária para os cursos iniciados antes da Lei nº. 9394/96
Curso Normal Superior: diploma registrado ou declaração de conclusão acompanhada de histórico escolarCurso de Pedagogia: diploma registrado no qual conste habilitação para Magistério de 1ª a 4ª série ou declaração de conclusão acompanhada do histórico escolar
2ª
- Curso Normal de nível médio
Diploma registrado ou declaração de conclusão acompanhada do histórico escolar
8. CARGO - Professor de Educação Básica, para atuação nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, como Orientador de Aprendizagem, Professor de Sala de Recursos, Professor de Oficina Pedagógica, Professor Intérprete de Libras, Professor Instrutor de Libras, Professor de apoio, Professor para atuação em projetos autorizados pela SEE nas áreas de enriquecimento curricular ou Regente de aulas de todos os conteúdos, exceto Educação Física e Educação Religiosa.
PRIORIDADE
CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Escolaridade
Comprovantes
1ª
- Licenciatura plena específica ou curso superior de graduação plena acrescido de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, específico no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou -Certificado de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes ou- Registro MEC "F", "L" ou "LP" ou- Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
2ª
- Registro "D" (Definitivo) ou "Registro "S" (Suficiência) no conteúdo específico para o ensino médio
- Registro "D" ou Registro "S"
3ª
- Licenciatura curta específica ou licenciatura plena iniciada na vigência da Portaria MEC nº. 399/89, da qual conste habilitação específica para 5ª a 8ª série
- Diploma registrado ou - Registro MEC "LC" ou "LP" com habilitação para o ensino fundamental (1º grau) ou- Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
4ª
- Registro "D" (Definitivo) ou Registro "S" (Suficiência) no conteúdo específico para o ensino fundamental
- Registro "D" ou Registro "S"
5ª
- Matrícula e freqüência em um dos 3 (três) últimos períodos de curso de licenciatura plena específica
- Autorização para lecionar - AL-1ª prioridade ou REA4 - 1º grupo
6ª
- Licenciatura plena de habilitação afim, da qual conste o estudo do conteúdo pretendido
- Autorização para lecionar - AL-2ª prioridade ou REA4 - 2º grupo
7ª
- Licenciatura curta de habilitação afim ou curso superior de graduação plena, dos quais conste o estudo do conteúdo pretendido
- Autorização para lecionar - AL-3ª prioridade ou REA4 - 3º grupo
8ª
- Matrícula e frequência em qualquer período, exceto nos três últimos, de curso em licenciatura plena específica
- Autorização para lecionar - AL-4ª prioridade ou REA3 - 1º grupo
9ª
- Matrícula e frequência em curso de licenciatura plena afim ou em curso superior de graduação plena, dos quais conste o estudo do conteúdo pretendido
- Autorização para lecionar - AL-5ª prioridade ou REA3 - 2º grupo ou REA4 - 3º grupo
10ª
- Ensino médio, acrescido de curso de capacitação ou experiência, para atuar nas áreas de arte, cultura, língua estrangeira moderna e em disciplinas de caráter profissionalizante
- Autorização para lecionar - AL-6ª prioridade ou REA4 - 4º grupo
ANEXO III - (Art. 9º da Resolução nº 1.724, de 12 de novembro de 2010)CARGO - Professor de Educação Básica, para atuar como regente de aulas de Educação Física em todos os anos do ensino fundamental e/ou no ensino médio.
Prioridade
CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Escolaridade
Comprovante
1ª
- Licenciatura plena íem Educação Física
- Diploma registrado ou - Registro MEC "F", "L" ou "LP" ou- Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
2ª
- Registro "D" (Definitivo) ou - Registro "S" (Suficiência) íem Educação Física para o ensino médio
- Registro "D" ou Registro "S"
3ª
- Licenciatura curta íem Educação Física
- Diploma registrado ou Registro MEC "LC" ou - Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
4ª
- Registro "D" (Definitivo) ou - Registro "S" (Suficiência) íem Educação Física para o ensino fundamental
- Registro "D" ou Registro "S"
5ª
- Matrícula e frequência em um dos 3 (três) últimos períodos de curso de Educação Física em licenciatura plena
- Autorização para lecionar - AL-1ª prioridade ou REA4 - 1º grupo
6ª
- Matrícula e frequência em qualquer outro período de curso de licenciatura plena íem Educação Física ou curso superior de graduação plena íem Educação Física
- Autorização para lecionar - AL-2ª prioridade ou REA3 - 1º grupo
7ª
- Estudos adicionais íem Educação Física ou Técnico íem Educação Física
- Autorização para lecionar - AL-3ª prioridade ou REA4 - 4º grupo
*8ª
- Ensino médio, acrescido de curso de capacitação ou de experiência docente íem Educação Física
- Autorização para lecionar - AL-4ª prioridade ou REA4 - 4º grupo
* O candidato que se enquadra na 8ª prioridade não pode assumir aulas nos anos iniciais do ensino fundamental.
ANEXO IV - (Art. 9º da Resolução nº 1.724 de 12 de novembro de 2010)CARGO - Professor de Educação Básica - para atuar como regente de aulas de EDUCAÇÃO RELIGIOSA em todos ao anos do Ensino Fundamental CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Prioridade
Escolaridade
Comprovante
1ª
- Licenciatura plena em Ensino Religioso, Ciências da Religião ou Educação Religiosa
- Diploma registrado ou Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
2ª
- Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento, em curso de cujo currículo conste conteúdo relativo a Ciências da Religião, Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso ou Educação Religiosa, com carga horária mínima de 500 (quinhentas) horas
ou
- Curso de Pedagogia com ênfase em Ensino Religioso
- Declaração de conclusão do curso de licenciatura plena acompanhado do histórico escolar
ou
- Licenciatura curta em qualquer área do conhecimento, em curso, de cujo currículo conste conteúdo relativo a Ciências da Religião, Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso ou Educação Religiosa, com carga horária mínima de 500 (quinhentas) horas
- Declaração de conclusão do curso de licenciatura curta acompanhado do histórico escolar
3ª
- Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento, acrescida de pós-graduação lato sensu em Ensino Religioso ou Ciências da Religião, com carga horária mínima de 360h, oferecido até a data de publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05
- Diploma registrado ou Declaração de conclusão do curso de Licenciatura Plena, acompanhada de histórico escolar, acrescido do certificado do curso de pós-graduação lato sensu
ou
- Licenciatura curta em qualquer área do conhecimento, acrescida de pós-graduação lato sensu em Ensino Religioso ou Ciências da Religião, com carga horária mínima de 360h, oferecido até a data de publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05
- Diploma registrado ou Declaração de conclusão do curso de licenciatura curta, acompanhada de histórico escolar, acrescido do certificado do curso de pós-graduação lato sensu
4ª
- Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento, acrescida de Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, oferecido até a data da publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05 por entidade credenciada e reconhecida pela SEE
- Diploma registrado ou Declaração de conclusão do curso de licenciatura plena, acompanhada de histórico escolar, acrescido do certificado do Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
ou
- Licenciatura curta em qualquer área do conhecimento, acrescida de Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, oferecido até a data da publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05 por entidade credenciada e reconhecida pela SEE
- Diploma registrado ou Declaração de conclusão do Curso de licenciatura curta, acompanhada de histórico escolar, acrescido do certificado do Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
5ª
- Registro "D" (Definitivo) ou "S" (Suficiência) para o ensino médio em qualquer área do conhecimento, acrescido de Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, oferecido até a data da publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05 por entidade credenciada e reconhecida pela SEE
- Registro "D" ou "S" acompanhado do certificado do Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
ou
- Registro "D" (Definitivo) ou "S" (Suficiência) para o ensino fundamental em qualquer área do conhecimento, acrescido de Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, oferecido até a data da publicação da Lei nº 15.434, de 05/01/05 por entidade credenciada e reconhecida pela SEE
- Registro "D" ou "S" acompanhado do certificado do Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso
Anexo V - (Art. 11 Resolução SEE nº 1.724, de 12 de novembro de 2010) Requisitos a serem comprovados, obrigatoriamente, pelos candidatos à designação para as funções de Professor e Especialista em Educação Básica em Escolas Especiais ou em escolas que oferecem atendimento educacional especializado.
DEFICIÊNCIA
TIPO DE ATENDIMENTO
CARGO
REQUISITOS BÁSICOS
SURDEZ
Interpretação de LIBRAS
Professor
1. Ser ouvinte 2. Certificado de Intérprete de LIBRAS expedido pelo Programa de Apoio à Educação de Surdos ou pelo Centro de Atendimento às Pessoas com surdez - CAS/SEE
Instrução de LIBRAS
Professor
1. Ser surdo 2. Certificado de Instrução de LIBRAS expedido pelo Programa de Apoio à Educação de Surdos ou pelo Centro de Atendimento às Pessoas com surdez - CAS/SEE
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de Curso de LIBRAS com, no mínimo, 180 horas ou certificados de cursos de LIBRAS com 40 horas totalizando, no mínimo, 180h 2. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de Curso de Comunicação Alternativa com, no mínimo, 40 horas 2. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
DEFICIÊNCIA MENTAL
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de Curso de Aperfeiçoamento em Deficiência Mental com, no mínimo 120 horas, ou certificados de Cursos de Aperfeiçoamento em Educação Especial com 40 horas totalizando, no mínimo, 120 horas; 2. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
CEGUEIRA
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de Curso de Sistema Braille e Código Matemático Unificado com, no mínimo, 80 horas; 2. Certificado de Curso de Orientação e Mobilidade com, no mínimo, 40 horas;3. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
1. Certificado de Curso de Sistema Braille e Código Matemático Unificado com, no mínimo, 80 horas ou certificado de Curso de Orientação e Mobilidade com, no mínimo, 40 horas; 2. Conhecimento básico de informática;
BAIXA VISÃO
Sala de recursos
Professor
1. Certificado de Curso de Orientação e Mobilidade com, no mínimo, 40 horas 2. Certificado de Curso de Avaliação Funcional da Visão3. Conhecimento básico de informática
DEFICIÊNCIA
TIPO DE ATENDIMENTO
CARGO
REQUISITOS BÁSICOS
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de cursos de acordo com as deficiências a serem atendidas e observando os requisitos já definidos neste anexo 2. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
CONDUTAS TÍPICAS
Sala de recurso
Professor
1. Certificado de Curso de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento ou certificados de cursos de aperfeiçoamento em Educação Especial com 40 horas, totalizando, no mínimo, 120 horas 2. Conhecimento básico de informática
Escola Especial
Professor e Especialista
DEFICIÊNCIAS E CONDUTAS TÍPICAS
Itinerância
Professor
1. Certificado de cursos de acordo com as deficiências a serem atendidas e observados os requisitos já definidos neste anexo 2. Disponibilidade de deslocamento intra e inter municipal
Oficinas
Professor
1. Certificado de curso técnico ou qualificação profissional compatível com a proposta das oficinas de capacitação
Escola Especial
Professor de apoio
1. Certificado de cursos de acordo com as deficiências a serem atendidas e observados os requisitos já definidos neste anexo
Anexo VI - (Art. 9º Resolução SEE nº 1.724, de 12 de novembro de 2010) Cargo - Professor de Educação Básica - para atuar como regente de aulas nos Conservatórios Estaduais de MúsicaCRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
Prioridade
Habilitação / Escolaridade
Comprovantes
1ª
- Licenciatura Plena específica ou Graduação plena específica acrescida da formação pedagógica de docentes ouLicenciatura Plena na área da Arte acrescida de curso de graduação plena específica no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou certificado de Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes ou - Registro MEC "F", "L" ou "LP" ou- Declaração de conclusão acompanhada do histórico escolar
2ª
- Registro Profissional expedido pelo Instituto Villa Lobos ou Uni-Rio, no conteúdo específico da designação ou - Licenciatura Plena na área da Arte acrescida de curso técnico específico no conteúdo da designação
- Registro Villa Lobos ou Uni-Rio ou - Diploma registrado ou- Registro MEC "LP" ou- Declaração de Conclusão acompanhada de histórico escolar
3ª
- Licenciatura Curta na área da Arte acrescida de graduação plena específica no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Registro MEC "LC" ou- Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
4ª
- Licenciatura Curta na área da Arte acrescida do curso técnico específico ou - Licenciatura Curta específica no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Registro MEC "LC" ou- Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar
5ª
- Graduação plena específica no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar.
6ª
- Matrícula e frequência em curso de licenciatura ou graduação no conteúdo específico da designação, observado o período mais avançado ou - Matrícula e frequência em curso superior na área da Arte, no qual tenha concluído o estudo do conteúdo a ser ministrado, observado o período mais avançado.
- Declaração de matrícula e frequência acompanhada do histórico escolar.
7ª
- Magistério em Educação Artística de 1ª a 6ª série e curso técnico específico no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar.
8ª
- Magistério em Educação Artística de 1ª a 4ª série e curso técnico específico no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar.
9ª
- Curso técnico específico no conteúdo da designação
- Diploma registrado ou - Declaração de conclusão acompanhada de histórico escolar.
10ª
- Matrícula e frequência em curso técnico, no qual tenha concluído o estudo do conteúdo a ser ministrado, observado o período mais avançado ou - Capacitação ou experiência no conteúdo da designação, tendo concluído, no mínimo, o ensino médio
- Declaração de matrícula e frequência acompanhada do histórico escolar ou - Conclusão do ensino médio e certificado de curso de capacitação ou comprovante de experiência firmado por autoridade de ensino
terça-feira, 16 de novembro de 2010
INSCRIÇÃO PARA DESIGNAÇÃO
Foi publicada a resolução SEE nº 1724 de 12/11/2010 contendo as orientações para a inscrição. As direções das escolas são obrigadas a tornar pública a resolução. Qualquer dúvida procure o sindicato.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de MG
O primeiro passo será o exame de certificação ocupacional marcado para o dia 21/11/2010.
No entanto, após realizarem a inscrição milhares de servidores foram surpreendidos com a determinação de que deveriam fazer novo procedimento de confirmação da inscrição. Esta regra não estava prevista no edital e ocasionou prejuíso aos que não haviam feito confirmação excluindo-os do exame e consequentemente impossibilitando-os de concorrerem aos cargos de direção.
O Sind-UTE/MG impetrou Mandato de Segurança com objetivo de resguardar o direito de todos/as que fizeram a inscrição de participarem do exame, independente de terem feito confirmação.
O Desembargador Brandão Teixeira concedeu medida liminar suspendendo a determinação de excluir do exame aqueles/as que não haviam feito a confirmação : “concedo a medida liminar para suspender o ato tido como ilegal e abusivo, e permitir, aos servidores que efetivaram com sucesso a inscrição no concurso, nos termos do item III do Edital SEE nº03/2010, a realização do exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a ser realizado no dia 21/11/2010. Ressalto que a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais deverá fornecer aos candidatos inscritos, todos os meios necessários à realização do certame.” (M.S. nº1.0000.10.06671-0/000).
Esta é uma importante conquista do nosso sindicato.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
NOVAS NOTÍCIAS
Amanhã (09/11) a diretoria estadual terá uma reunião com a Seplag onde serão discutidos os seguintes assuntos:
- Pagamento do retroativo do reposicionamento que o governo prometeu pagar em novembro e não pagou. Esse retroativo é referente a junho/2010, data que foi estipulada no decreto de reposicionamento,
-Reposição, com o devido pagamento, das paralisações que a categoria fez após a greve,
-Atendimento no Ipsemg para quem tem dois cargos e solicitou desligamento de um deles. As pessoas que já conseguiram o desligamento judicial, via sindicato, estão com problemas no atendimento porque a direção do Ipsemg está interpretando, erroneamente, que o desligamento é dos dois cargos e isso não é verdade, uma vez que o servidor continua contribuindo no outro cargo que possui. Aproveitamos para orientar as pessoas que solicitaram o desligamento que levem, quando forem ao Ipsemg, o contra cheque no qual está mantido o desconto.
domingo, 17 de outubro de 2010
França em greve com o espectro de Maio de 1968
Estudantes e operários estão apostados em fazer abortar polémica lei de Sarkozy
Ao início da tarde de ontem, quando já 3,5 milhões de pessoas contestavam na rua, a nível nacional, a política de Sarkozy, o seu primeiro-ministro, François Fillon, garantia na Assembleia Nacional que o Governo está "decidido a levar até ao fim" a reforma em causa. Na véspera, o Senado aprovara, por 174 contra 159 votos, a idade mínima da reforma de 60 para 62 anos. Aprovado foi também o aumento de 65 para 67 da idade mínima para receber na totalidade a pensão de reforma.
Fillon aproveitou a ocasião para acusar a oposição de esquerda de "irresponsabilidade" por ter colocado "jovens de 15 anos na rua", numa alusão à participação de alunos e estudantes no protesto contra Sarkozy, que regista uma baixa na sua popularidade.
Para além da novidade da participação dos jovens estudantes ao lado dos seus professores, as greves foram ontem significativas em dois sectores estratégicos do país: os caminhos-de-ferro e a energia. A Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro revelou, a meio da tarde, que 40% dos seus funcionários estavam em greve - os sin- dicatos elevaram a fasquia para 54% - e que apenas um comboio de alta velocidade (em três) circulava entre Paris e a província. No que toca aos transportes aéreos, foram anulados 30% dos voos no Aeroporto de Roissy e 50% no de Orly, ambos em Paris - cidade cujos transportes paralisaram.
Por outro lado, 11 das 12 refinarias francesas aderiram à greve sem, no entanto, esta paralisação ter tido consequências no aprovisionamento do combustível. O movimento grevista poderá, porém, prolongar-se em algumas delas, assim como noutros sectores da sociedade, se Sarkozy não der sinais de recuo.
A esperança de que aconteçam cedências é partilhada por muitos que recordam como, em Dezembro de 2008, o poder abandonou um projecto de reforma então contestada no ensino secundário e, em 2006, renunciou mesmo a uma lei que já fora votada e que se prendia com os contratos temporários para os jovens.
"Sarko, vamos tratar da tua reforma", foi uma das palavras de ordem gritadas pelos milhares (330 mil, segundo os sindicatos) de manifestantes que desfilavam ao fim do dia em direcção à Bastilha.
Bernard Thibault, secretário- -geral da Confederação-Geral dos Trabalhadores (CGT), considerou o dia de ontem como o "mais forte" em termos de adesão à greve desde que começou o movimento de protesto contra a lei da reforma.
Nova greve de transportes foi já convocada para hoje. Outras greves poderão ocorrer até sábado, dia de novas manifestações.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Educar numa sociedade que transforma tudo em mercadoria significa muito mais do que trabalhar o conhecimento, significa de fato, humanizar crianças, jovens e adultos que estão sendo desumanizados pelo mercantilismo e que nesse processo, sem que percebam, vão se transformando em coisas e valorizando o que já foi coisificado. Desmontar essa armadilha que destroi a humanidade é a nossa tarefa e o nosso orgulho.
Ações em defesa do Ipsemg
Continuaremos firmes na unidade dos servidores porque acreditamos que essa unidade será fundamental para pressionar o governo a resolver os problemas do nosso Instituto de Saúde.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Subsede denuncia problemas no Ipsemg
Após reunião com esses sindicatos foi constatado que todos os servidores de todas as categorias sofrem com o pequeno número de médicos credenciados, o que faz com que pacientes levem meses para conseguir se consultar e com cotas ínfimas para exames complementares, o que faz com que, já nos primeiros dias do mês as cotas acabem. Além disso, há uma enorme burocracia na renovação dos convênios, e os servidores ficam meses sem serem atendidos até que o novo convênio seja liberado.
Representantes do Forum entregaram, ontem, um ofício para o Agente local do Ipsemg solicitando providências urgentes. A imprensa foi chamada, o jornal Tribuna de Minas publicou hoje uma matéria e amanhã será gravado uma outra matéria para a TV Panorama.
O ofício entregue ontem já foi enviado também para o presidente do Ipsemg e para o presidente do Conselho de Beneficiários e nos próximos dias será acionado o Ministério Público.
Estamos também, através do departamento jurídico do SindPol, estudando a possibilidade de ação jurídica, uma vez que os servidores estão sendo lesados em seu direito de usuários.
Na assembleia regional do dia 19/10 daremos novas informações.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
ASSEMBLEIA REGIONAL
DATA: 19/10/2010 às 9:00h e 17:00h
LOCAL: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PAUTA: 1 – Informes gerais
2 – Lei do subsídio e reposicionamento
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
ASSEMBLEIA REGIONAL
Pauta: - Informes gerais
- Lei do subsídio e reposicionamento
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Paralisação dia 24/09 - 6ª feira
Nessa sexta-feira, dia 24, haverá uma paralisação com assembléia estadual para pressionar o governador a fazer um novo e correto reposicionamento.
A direção da Subsede/Juiz de Fora convoca os trabalhadores em educação a reforçarem essa luta, porém entendemos que a direção estadual do Sind-Ute não deve descartar a possibilidade de ação jurídica, cobrando na justiça o que nos é devido pelo governo Anastasia/Aécio.
Essa paralisação será também para pressionar pela inclusão de filosofia e sociologia no edital de concurso, que aliás, tem o prazo até hoje as 24h para ser publicado. Se isso não acontecer teremos mais um motivo para paralisar e pressionar o governo.
abertas as inscrições por escolaridade adicional
Não percam o prazo.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Reposicionamento
INFORMAMOS QUE A PARTIR DO DIA 03/09 TEVE INÍCIO O PROCESSO DE PUBLICAÇÃO DAS RESOLUÇÕES CONJUNTAS ENTRE OS ÓRGÃOS E A SEPLAG, FORMALIZANDO O REPOSICIONAMENTO DOS SERVIDORES EM CUMPRIMENTO AO DECRETO Nº 45.274/09, À DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS NOS AUTOS Nº 1.0000.10.041.889-6/00 PUBLICADA EM 31/08/2010 E O TEOR DA NOTA JURÍDICA Nº 2474 DE 27/08/2010, EXPEDIDA PELA CONSULTORIA JURÍDICA DA ADVOCACIA GERAL DO ESTADO.
PARA O REPOSICIONAMENTO FORAM CONSIDERADOS OS REGISTROS ATUAIS E HISTÓRICOS CONSTANTES NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL – SISAP, CUJA INCLUSÃO E MANUTENÇÃO SÃO DE RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO DE LOTAÇÃO OU APOSENTAÇÃO DO SERVIDOR.
O LINK ABAIXO POSSIBILITA A CONSULTA DO SEU REPOSICIONAMENTO MEDIANTE DIGITAÇÃO DO Nº DE SEU MASP, DESDE QUE A RESOLUÇÃO CONJUNTA ENTRE SEU ÓRGÃO DE ORIGEM E A SEPLAG JÁ TENHA SIDO PUBLICADA.
HTTP://WWW.SISAP.MG.GOV.BR/REPOS/PESQUISA.ASP
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
CONVOCAÇÃO AOS PROFESSORES DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA.
Ciente dos desafios a serem superados, por exigir do referido Governo Aécio/Anastasia o cumprimento do acordo de greve, será realizado um ato público em Belo Horizonte às 15 horas do dia 15 de setembro do corrente.
Solicitamos que os trabalhadores dessas áreas, interessados (as) em participar do referido Ato Público, bem como organizar as novas mobilizações desses trabalhadores (as), entrem em contato com o Sind-UTE – Subsede Juiz de Fora pelo telefone (32) 3216-4963 para confirmar sua presença em mais essa luta.
Aguardando a sua confirmação, despedimo-nos.
Atenciosamente
Subsede Juiz de Fora e Região.
EDITAL SEE Nº 03/2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
ALUNOS DA EE MARIA ELBA SE MOBILIZAM CONTRA FECHAMENTO DE TURMA
Acompanhados por um dos professores da escola, e com a presença da imprensa, os cerca de 60 alunos conseguiram marcar uma audiência com a superintendente para as 14:30h.
REUNIÃO FOI VITORIOSA
Na reunião da tarde, que contou com uma comissão de 4 alunos, 1 professor e 1 diretor do Sind-Ute, a Superintendência, assim como no caso da Escola Normal, voltou atrás de sua decisão inicial e ficou combinado que a escola Maria Elba terá também o prazo até 15/09 para convencer os alunos evadidos voltarem pra escola.
A mobilização dos alunos foi fundamental para a suspensão da medida, uma vez que a escolha de turmas já estava agendada para amanhã. Os alunos continuarão mobilizados e a direção do sindicato irá à escola para conscientizar os trabalhadores da importância da participação de toda a comunidade.
O recuo da SRE no caso do Maria Elba não é apenas pelos alunos que se mobiliziram, mas, principalmente pelo resultado da vitória que houve no IEE e demonstra, mais uma vez, que a unidade dos trabalhadores, alunos e sindicato torna possível enfrentar os ataques do governo.
domingo, 29 de agosto de 2010
Essa notícia deixou os (as) trabalhadores (as) eufóricos (as) porque representa uma vitória importante na queda de braço com a SRE e porque demonstra que com a unidade entre os trabalhadores da escola, alunos e sindicato, é possível alcançar resultados positivos.
A vitória é parcial e a ameça ainda continua. A escola deverá, até o dia 15/09, fazer todos os esforços possíveis para fazer com que os alunos evadidos retornem à escola, porém os trabalhadores, alunos e o Sind-Ute venceram mais um round e ganharam tempo para continuar se organizando e reivindicando o não fechamento das turmas.
As reuniões na escola, as manifestações dos alunos com cobertura da imprensa e a firme intervenção da direção do sindicato, fizeram com que a diretora, a inspetora e a superintendente recuassem da sua posição inicial.
No encontro ontem na escola ficou muito claro que a intenção do governo, representado lá pela inspetora é a de diminuir gastos com a educação sem nenhuma preocupação com o prejuizo pedagógico, com a perda de emprego de trabalhadores e com os transtornos que trariam uma mudança de horário numa escola desse porte a essa altura do ano.
Foi patética a tentativa da inspetora em tentar demonstrar preocupação com a situação e a mesma atrapalhou-se toda quando tentou provar, em vão, que a medida estava respaldada na legislação. O sindicato e os trabalhadores da escola é que provaram para ela que a lei fixa o número máximo de alunos em sala de aula e não o mínimo e que a responsabilidade pela manutenção dos alunos na escola é do poder público, isto é, do governo que deve oferecer aos estudantes uma escola atrativa, moderna, bem cuidada e com trabalhadores bem pagos. Aos professores cabe o trabalho com o conhecimento e a constução de bom relacionamento com os alunos, tudo isso mediado pela direção da escola e pela SRE.
Alertamos nossos colegas de outras escolas que não se deixem intimidar pelas ações de agentes representativos do governo, seja da inspeção ou de direções de escolas que se colocam nesse papel. Qualquer ameaça deve ser combatida com a unidade da comunidade escolar respaldada pelo sindicado da categoria. O primeiro passo é a organização na escola, e isso é fundamental. como está sendo provado pelos trabalhadores da Escola Normal. Mobilizar os alunos e seus responsáveis, procurar o sindicato e fazer denúncia pública, esses são os passos necessários para fazer frente às ações autoritárias e irresponsáveis do governo e da SRE.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Boletim da Sede Central
Resultado da negociação do dia 24, veja o artigo completo CLIC AQUI
domingo, 22 de agosto de 2010
mobilização na Escola Normal
Como as primeiras negociações com a SRE não foram satisfatórias, foi marcada uma manifestação na porta da escola 3ª feira, no horário de entrada das aulas noturnas com a presença da imprensa, para pressionar a superintendência a voltar atrás.
A manifestação foi um sucesso! Enquanto os (as) trabalhadores (as) e sindicato se reuniam com a inspetora na sala dos professores, os alunos, organizadamente, foram para a frente da escola normal e gritavam palavras de ordem contra o fechamento de turmas.
Diante das pressões dos dias anteriores e da manifestação dos alunos, a direção da escola fez uma proposta à SRE, que se comprometeu a estudá-la. Enquanto isso as turmas continuarão como estavam.
Essa foi mais uma demonstração de que a união faz a força. Com a unidade de todos, (as) trabalhadores (as), alunos (as) da escola e sindicato foi possível fazer a SRE recuar de sua posição inicial. Estamos aguardando um parecer favorável à proposta da direção da escola. Caso não seja favorável voltaremos à mobilização e mais manifestações acontecerão.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
negociação dia 24/08
Dia 24 haverá reunião entre a direção estadual do Sind-UTE e o governo. Segundo a direção do sindicato serão discutidos os ítens do acordo de greve que ainda não foram aplicados pelo governo como o concurso, o aumento do percental de férias prêmio de 10 para 20%, a eleição para diretores e o rateio de férias para designado.
Além disso o sindicato deverá questionar a Seplag sobre as regulantações da lei do subsídio. Assim que a direção central repassar as informações às Subsedes, emviaremos à categoria e colocaremos no site e blog.
Estamos funalizando o 1º jornal da Subsede e, ainda essa semana, iniciaremos as visitas às escolas para entregá-lo aos (as) trabalhadores (as). Será mais um meio de comunicação entre a direção do sinsicato e a categoria. Conterá muita informação e muitas matérias sobre diversos temas. Deve ser lido com tranquilidade e atenção e, para o próximo número (será semestral) estará aberto à opiniões e textos de toda a categoria.
AGUARDEM!
Estamos iniciando também, a discussão sobre a eleição de representantes de escola. No jornal conterá uma matéria sobre o tema e em breve faremos um cronograma, por região da cidade, e nas cidades vizinhas para a eleição dos representantes. Enviaremos material de divulgação e informações sobre o processo.
NOVIDADE!
A Advocacia Geral do Estado elaborou e publicou um parecer dando direito às professoras que completam 25 anos de serviço e 45 de idade a se afastarem da sala de aula. Na prática está estendendo um direito que já exisitia para os professores. Quem já estiver nessa condição e quiser usufruir desse benefício deve procurar a secretaria da escola. A advogada da Subsede orienta a não fazer serviços de secretaria, o que poderia comprometer a aposentadoria, por ser outra legislação.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
quarta-feira, 21 de julho de 2010
últimas notícias
Estamos aguardando a publicação do edital do concurso. Lembramos que essa foi uma das conquistas da greve e a representante do governo, Sônia Andere, que esteve em JF recentemente em reunião com diretores de escolas da Zona da Mata confirmou que o edital será publicado ainda em julho. A direção estadual do Sind-ute não tem informações sobre quais as áreas e segmentos que serão abrangidas no conccurso, portanto teremos mesmo que esperar a sua publicação para sabermos.
Estamos preparando a 1ª edição do jornal da Subsede e em agosto estaremos visitando as escolas distribuindo o jornal.
Sobre a lei do novo plano de carreira, estamos aguardando as regulamentações necessárias para que a mesma fique mais clara. Quem tiver dúvida deve ligar para o sindicato (32164963)
Faremos na próxima semana (de 26 a 30) um recesso no qual a subsede estará fechada para que os diretores e a nossa funcionária possam dencansar um pouco antes do início do 2º semestre. O primeiro semestre foi puxado e a greve exigiu de todos nós um excesso de trabalho porém ficaremos atentos a qualquer novidade que surgir.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
manifestação do funcionalismo
A alegação do governo Anastasia é de que a lei eleitoral não permite esse tipo de gasto do governo em período de eleição, mas, essa alegação é falsa. O prazo de 30/06/2010 contido no decreto, (publicado pelo governo de Minas, portanto pelo governo do próprio Anastasia) que determinou o reposicionamento é exatamente para não ferir a lei.
Essa atitude de Anastasia é um desrespeito não só aos servidores, mas também a uma determinação legal de um governo do qual ele fez parte por 8 anos. Que governante é esse que publica um ato legal hoje e amanhã nao o cumpre?. Que respeito merece; que credibilidade a população pode ter em alguém que tem esse comportamento no uso da função pública?.
Os servidores não podem aceitar esse absurdo. É preciso denunciar e exigir do governo o cumprimento do decreto. A manifestação de ontem já foi o primneiro passo, vamos continuar atentos aos próximos acontecimentos.
REPOSICIONAMENTO JÁ!
sexta-feira, 9 de julho de 2010
SIND-UTE/MG CONVOCA
NA CARREIRA POR TEMPO DE SERVIÇO
NÃO VAMOS DEIXAR O GOVERNO
DO ESTADO NOS ENROLAR!
PARTICIPE!
Concentração na Praça
Afonso Arinos/BH
Paralisação total das atividades
A suspensão do reposicionamento prejudicará
milhares de servidores estaduais
Atividade conjunta com os outros sindicatos do funcionalismo público estadual
terça-feira, 29 de junho de 2010
governo cumpre acordo de greve
PROJETO DE LEI JÁ FOI APROVADO!
Os deputados aprovaram o projeto de lei do novo plano de carreira sem atender quase nenhuma emenda que o sindicato propôs. Ainda não sabemos, na íntegra, como ficou a lei, vamos ter que esperar o governo sancionar a publicá-la para que ela possa ter validade. A direção da Subsede já solicitou à direção estadual um estudo aprofundado da lei, que pode ser feito através dos técnicos do Dieese ao qual o Sind-Ute é conveniado. Só depois dessa análise é que a Subsede terá condições de informar e orientar corretamente categoria sobre o que fazer.
A próxima assembleia regional será no dia 08/07, as 17:00 na Escol Normal.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
ATENÇÃO, CATEGORIA!
Horário: 14h30min e 20 horas
terça-feira, 22 de junho de 2010
ASSEMBLEIA REGIONAL dia 24/06
Muitos colegas nossos estão em Belo Horizonte nesse momento fazendo vigília para pressionar os parlamentares a votarem favoráveis às nossas emendas. Só com elas é que o projeto de lei do governo poderá tornar-se interessante, pelos menos para a maioria da nossa categoria, do contrário todos teremos uma nova carreira muitor pior que a anterior, com retiradas de direitos importantes e sem garantia de rejustes anuais.
Amanhã a paralisação continua e na 5ª faremos a nossa assembleia regional as 17:00hs na Escola Normal para repassarmos as informações e discutirmos como ficou a situação.
SÓ A LUA MUDA A VIDA!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A luta continua!...
Na reunião do Conselho Geral e na assembleia estadual, relizados ontem em BH, a direção estadual propôs a não rejeição da proposta do governo e lutar por melhorias na mesma. Segundo a Bia, coordenadora geral do Sind-ute, essa decisão da direção estadual baseou-se no fato de termos um prazo muito curto (02/07)para aprovação de qualquer mudança salarial por causa da legislação eleitoral e também no fato de que essa proposta, apesar de muito complicada promove aumento salarial imediato para alguns setores da nossa categoria, como os ASB's, ATB's e os trabalhadores que foram nomeados a partir de 2003, uma vez que para estes a carreira já não prevê biênio e quinquênio, benefícios retirados nessa proposta do governo
A oposição propôs na reunião do Conselho a rejeição, porém a grande maioria presente votou pela proposta da direção estadual que foi aprovada também na assembleia da tarde.
As melhorias pelas quais a categoria deve lutar até 3ª quando o projeto de lei será votado na Alemg são:
1- O aumento salarial deve valer para esse ano e não para março de 2011 como propõe o governo;
2- Não aceitar o aumento da carga horária;
3- Deve constar na lei com clareza que tem que haver reajuste anual com data base;
4- O quinquênio deve ser mantido;
5- Manter a estrutura da carreira nos casos de promoção e progressão.
Para alcançarmos essas alterações a estratégia será a de fazermos paralisação na 3ª (dia 22) e caravanas para BH onde será feita uma vigília na alemg durante todo o dia até as 20:00, quando será votado o projeto de lei. Caso a votação fique para 4ª a vigília será mantida e a paralisação estendida.
Aqui em JF ficou deliberado em assembleia ontem enviar o maior número possível de trabalhadores para BH e fazer nova assembleia na 5ª (24)as 17:00 na Escola Normal.
Até lá, cada um de nós devemos conversar em nossas ecolas sobre importância de reforçar a luta e participar das atividades.
Veja a proposta do governo que será levada para votação na câmara, no qual onde lutaremos para agregar os cinco pontos acima mencionados.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
ASSEMBLEIA REGIONAL
PARALISAÇÃO TOTAL DAS ATIVIDADES
DIA 17 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
LOCAL: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
17 HORAS
domingo, 13 de junho de 2010
Portal Sind-UTE de cara nova
Lucas Miranda Nascimento (Assessoria de comunicação)
sexta-feira, 11 de junho de 2010
PARALISAÇÃO DIA 17
Dia 17/06, próxima 5ª feira haverá uma paralisação com assembleia estadual para análise e avaliação das negociações da comissão. Na última assembleia da greve ficou deliberado que a comissão não fecharia nenhuma proposta sem consultar a categoria e é esse o obejtivo dessa paraliasação. Ficou deliberado também que o nosso movimento poderia ser retomado caso as negociações na comissão não avançassem.
É importante que todos (as) paralisem. Nossa campanha salarial ainda não acabou e o governo precisa continuar sendo pressionado. Se fizermos novamente uma grande paralisação ele vai sentir que continuamos mobilizados e alertas.
Realizaremos em Juiz de Fora uma assembleia as 17:00 na sala de vídeo da Escola Normal.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
NOVIDADE: Cronograma de Trabalho referente ao Termo de Acordo assinado pelo Governo
Saiu o cronograma de trabalho da comissão. A direção da sede central publicou no site do sindicato e estamos repassando. Não temos maiores detalhes, por enquanto. Vamos aguardar novas notícias.
31/05 - Reunião de instalação do GT, e definição do cronograma de trabalho
07/06 - Apresentação de relatório com perfil do pessoal da Educação
10/06 - Apresentação e discussão da proposta preliminar
11/06 - Discussão da proposta preliminar
12/06 - Discussão da proposta preliminar
15/06 - Apresentação e discussão do relatorio final
Este cronograma é o cumprimento da cláusula segunda, do Termo de Acordo assinado em 25/05/10.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Companheiros (as);
O sentimento é de que esses avanços vão alavancar as lutas futuras que, podendo ter uma maior participação da categoria serão, certamente vitoriosas na questão salarial. Além disso, tendo um final de greve com os trabalhadores (as) unidos (as) e fortalecidos (as) ganhamos mais condições de organizar nas escolas uma reposição tranquila e definida pelo coletivo dos que participaram da greve, sem imposições e interferências de direção ou da SRE
O comando de greve formado para construir a luta nesse período se manterá alerta, pois, agora começará a negociação do Sind-ute na comissão que estudará mudanças salariais com o governo e, a qualquer momento o comando poderá ser convocado. Teremos ainda no no mês de junho uma assmbleia estadual que definirá se aceitaremos ou não os termos acordados nessa comissão, portanto a greve terminou, mas a luta em defesa de melhores salários e condições de trabalho continua.
Voltaremos às nossas escolas com orgulho de termos tido a coragem de lutar e a firmeza e determinação no enfrentamento às ameaças de AnastAZIA e Vanessa PINOCHET. Acreditamos que só avançamos com a luta e vamos insistir sempre com nossos colegas de que a participaçao de cada um deles (as) é fundamental para o sucesso de todos.
Sobre o calendário de reposição informamos que o documento do governo, publicado em seu site, não proibe o 6º horário e nem reposição por conteúdo, portanto as possibilidades são amplas e que o mesmo dever ser elaborado e aprovado pelo colegiado no prazo de 10 dias.
1- Assembleia regional dia 01/06 as 17:00 na escola normal com pauta específica de reposição salarial e informações sobre os trabalhos da comissão do sindicato com o governo;
2- Envio às escolas de um DVD elaborado pela subsede com um balanço da greve, para ser discutido nas reuniões de módulo II;
3- Confecção de mais camisas da greve. Trabalhadores (as) interessados (as) devem procurar no sindicato ao custo de 10,00 (preço de custo), a partir de amanhã a tarde;
4- Os (as) trabalhadores (as) participantes da greve devem iniciar em suas escolas a discussão de eleição de representantes por escola como fortalecimento da organização por local de trabalho;
5- A direção da subsede deve elaborar um boletim sobre a greve e distribuir a toda a categoria com visitas às escolas;
6- Que a direção estadual encaminhe na comissaõ de negociação com o governo proposta de valor do Piso Salarial Nacional para todos os segmentos da categoria e não só para os professores.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
A luta continua!
Ontem a maioria dos (as) trabalhadores em educação (as) presentes na assembleia estadual decidiu aceitar a contra proposta do governo e terminar a maior e mais bonita greve dos últimos anos da nossa categoria.
Pela manhã, com um comando de greve lotado e a tarde com uma das maiores assembleias desse movimento foi possível fazer uma grande discussão sobre, não só a greve, mas também os rumos que a nossa categoria deve tomar daqui pra frente em defesa de seus direitos.
A direção estadual colocou, ao final da reunião do comando, a proposta de terminar a greve que foi aprovada pela maior parte dos presentes. A discussão que se seguiu à apresentação da proposta da direção foi bastante acalorada e votação ficou dividida e esse cenário repetiu-se na assembleia da tarde.
Isso significa que uma boa parte da categoria que estava em greve tinha disposição para um embate maior com o governo e estava disposta a continuar a luta no sentido de buscar a proposta original da greve que era o cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional. No entanto a maioria entendeu que estava na hora de suspender o movimento e aceitar a contra poposta.
Agora, devemos continuar com o espírito de luta e garra reacendido e demonstrado nesse movimento. Vamos acompanhar o desenrolar das negociações em torno dessa comissão e exigir do governo o cumprimento do que foi negociado. Vamos exigir também da direção estadual que mantenha a categoria permanentemente informada sobre tudo que for feito daqui pora frente e a realização de uma assembleia estadual que aprove o documento final resultado dessa comissão.
Ainda não temos o documento assinado pelo governo. Por isso estamos convocando a categoria para a assembleia de hoje as 18:00 na Escola Normal. Até lá já teremos informações mais concretas e também discutiremos a reorganização da nossa categoria aqui na subsede após a greve.
VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Hoje tem negociação!
Todos (a) à assembleia amanhã as 17:00 na escola normal. Lá teremos informações sobre essa negociação e discutiremos os rumos da greve.
sábado, 22 de maio de 2010
Assembleia Regional para definir os rumos da GREVE
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Novas adesões à greve em Juiz de Fora
Henrique Burnier - maioria do turno da tarde
Batista de Oliveira - turno da tarde
Clorindo Burnier - turno da tarde
Juscelino Kubitschek - turno da tarde
Novas adesões: Saint'Clair - turno da noite
Prof. Lopes - turno da noite
Batista de Oliveira - turno da manhã
Clorindo Burnier - turno da manhã e noite
Henrique Burnier - turno da manhã
Teodoro Coelho - um parte ja estava em greve e vários outros trabalhores aderiram a partir de ontem.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA GREVE
A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto, reuniu-se nesta quinta-feira pela manhã com os 108 diretores das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que estão totalmente paralisadas para informar sobre o processo de negociação entre o governo e o sindicato dos professores. Ao todo, a RMBH conta com 535 escolas estaduais. O intuito do encontro foi o de explicar aos dirigentes das escolas todas as etapas da negociação.
Veja abaixo os documentos produzidos durante as negociações, inclusive o último, acordado com o sindicato na terça-feira (18), que sinalizava para um possível acordo mas que o sindicato preferiu não apresentar aos professores durante a assembléia que definiu a continuidade da greve. O acordo foi mediado por parlamentares de diversos partidos, inclusive os de oposição ao governo.
Primeiro documento com propostas do governo à categoria, após reunião com representantes do sindicato, no dia 15 de abril.
Proposta de termo de acordo enviado pela coordenadora geral do Sind-Ute, Beatriz Cerqueira, à secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, no dia 17 de maio.
Proposta de termo de acordo enviado pela Secretaria de Planejamento e Gestão ao Sind-Ute no dia 18 de maio.
Termo acordado depois de reunião entre representantes do sindicato e do governo no dia 18 de maio.
Durante a reunião, a secretária ressaltou que não há por parte do Estado interesse ou intenção de demitir os professores envolvidos no movimento grevista e que deseja que as aulas retornem o quanto antes em benefício dos alunos. Ela explicou que após a greve é melhor para toda a comunidade escolar retomar as atividades com as mesmas equipes. “O Governo não tem a intenção de demitir ninguém. Há uma pressão social para que o Estado substitua os grevistas, mas não há medidas administrativas em curso nesse sentido. Acreditamos que haverá o retorno às aulas sem a necessidade desse desgaste que não é interessante para ninguém”, explicou Vanessa Guimarães.
Os diretores escolares manifestaram preocupação em relação à reorganização do calendário escolar. De acordo com a Secretária, as escolas terão autonomia para montar seus próprios calendários de reposição já que foram afetadas de formas diferentes pelo movimento. “Algumas aderiram desde o princípio, outras não. Por isso é prudente que a reposição considere as necessidades de cada comunidade escolar desde que respeitados os 200 dias letivos”, sugeriu a secretária. Os calendários devem ser encaminhados para as superintendências regionais de ensino para a formalização.
Por último, a Secretária de Estado de Educação ainda explicou aos diretores as bases para a formação do grupo de trabalho que vai estudar a incorporação de vantagens que já são pagas ao salário-base. Vanessa Guimarães ressaltou que a comissão começa a trabalhar desde já e que deseja a participação de professores e diretores na formulação do novo modelo salarial a ser criado para a categoria.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
FONTE: www.educacao.mg.gov.br
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Visitas as Escolas
*18:15 horas: encontro no Sind-UTE
Visita ao Saint Clair, Teodoro Coelho e São Pedro
21/05 Sexta-feira
*06: 30 horas: encontro no Sind-UTE
Visita ao Ali Halfeld e Batista
*07: 00 Duque de Caxias; fernando Lobo; Marianinho
*07:00 São Pedro
*12:30 no Sind-UTE a definir
Greve ganha mais adesões em JF
Hoje pela manhã já ganhamos mais adesões. O comando j´pa esteve na escola José Freire e a amaior parte do turno aderiu. Nesse momento o comando encontra-se na escola Clorindo Burnier e temos expectativa de adesões lá.
Enfim, a greve tá aumentando em nossa cidade e região e assim, ficando ainda mais forte no estado.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
A GREVE CONTINUA! E VOCÊ VAI CONTINUAR AÍ NA SUA?
Estamos em greve há mais 40 dias, lutando por melhores salários e melhores condições de trabalho para toda a categoria.
Nesse período sofremos vários tipos de ataques por parte do governo: ameaça de demissão dos designados, ameaça de substituição dos grevistas, decretação de ilegalidade da greve, ameaça de corte de salário. Nesse percurso perdemos alguns colegas, que não encontraram a necessária resistência e voltaram ao trabalho. Porém, nada disso nos abalou e continuamos firmes lutando pelo que achamos justo e necessário. Estamos convencidos de que só a nossa coragem e firmeza será capaz de fazer com que o governo nos respeite, e como, merecemos respeito, resistimos e insistimos.
PRECISAMOS DE VOCÊ!
A greve está forte, milhares de trabalhadores participam das assembléias e manifestações em Belo Horizonte, há centenas de cidades com escolas totalmente paralisadas.
Desde o dia 08/04, os trabalhadores em greve estão, dia após dia, enfrentando o nosso inimigo e lutando para melhorar o salário de todos nós. Não somos só nós, os grevistas, que ganhamos muito mal, que somos aviltados na nossa dignidade, você também é. Até hoje estivemos nessa batalha sem você, mas agora não consideramos mais possível isso.
Não consideramos possível que você, nosso colega das escolas estaduais, que é também vítima das conseqüências dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho que temos, continue impassível diante do que está acontecendo nessa greve. Não consideramos possível que você que está acompanhando todos esses acontecimentos continue na sua rotina diária, indo à escola, dando aulas, provas, limpando, cozinhando, preenchendo documentos etc, como se estivesse tudo normal, como se do lado de fora da sua escola não tivessem colegas seus enfrentando uma dura batalha para melhorar também a sua vida. Não consideramos possível que isso não incomode você, que é um educador (a)
Agora estamos na reta final. O governo está se sentindo coagido com a greve porque percebeu que suas ameaças não funcionam e a parcela da categoria que está na luta decidiu que não volta sem conquistas, mas precisamos de você para alcançá-las. A sua entrada na greve agora pode ser decisiva. Você pode dar a sua contribuição para o sucesso desse movimento. Se o governo sentir que a greve aumentou ele recua e nos atende.
Nós já estamos dando nossa contribuição há 41 dias, agora precisamos da sua. E aí, você vai ficar aí parado, debruçado na janela vendo a nuvem passar? Essa nuvem pode se transformar numa tempestade ou num lindo por de sol. Depende de você!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
Na reunião do comando de greve local, hoje de manhã foram deliberadas as seguintes ações:
Padre Frederico – Recreio da tarde
Delfim Moreira – Início da noite
Goiana e Rio Novo - A noite
.
5ª –Teodoro Coelho – manhã
Jose Freire – manhã
Clorindo Burnier - manhã
5ª - a tarde - atividade surpresa durante todo o período - quem puder participar, comparecer ao sindicato as 13:30.
6ª – Atividades de visitas as escolas a serem definidas na 5ª a tarde
Sábado – Grande manifestação musical no calçadão, em frente ao cine central a partir das 10:00.
2ª – Atividades de visitas as escolas a serem definidas
sábado, 15 de maio de 2010
Reunião do Comando de GREVE!!!
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Greve 2010 no You Tube
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Pressão do comando de greve faz SRE recuar
Reiteramos que os trabalhadores devem solicitar a ordem de falta por escrito e que a greve continua. Na 3ª feira, dia 18 decidiremos conscientemente e coletivamente se ela deve continuar ou não. Só nós podemos tomar essa decisão, não aceitaremos interferência ou pressão de representantes do governo.
Relatório da reunião que o comando de greve fez hoje de manhã (13/05) com a Nirce (Superintendente) e a Mônica Souza:
Disse ainda que não foi colocado nada em relação à demissão e de voltar a trabalhar a partir de hoje. Na opinião dela os diretores das escolas compreenderam mal a orientação dada pela SRE.
O comando de greve deixou claro que não estava reclamando dos (as) diretores,(as), pois entendia que os (s) mesmos (as) estavam obedecendo ordens recebidas pela SRE. Dissemos também que Juiz de Fora é a única Superintendência que está tomando essa atitude e ela retrucou que se as outras não estavam fazendo é porque não estavam sendo responsáveis.
Reivindicamos que, em face, dos problemas gerados a partir de comunicação da SRE com as direções das escolas, que a mesma desfizesse a confusão e ela, imediatamente convocou uma reunião de diretores (as) para agora as 12:00.
Orientamos os trabalhadores a exigir nas escolas documento por escrito da SEE, não aceitaremos disse me disse. Que secretária é essa que dá ordens verbais? Ela trabalha em um órgão público e deve, portanto se pautar por decisões oficiais que só se tornam oficiais quando são escritas e publicizadas. Reafirmamos que a greve continua e só decidiremos seus rumos na assembleia estadual do dia 18, quando decidiremos se aceitamos, ou não a contraproposta que o governo fez ontem na negociação. Amanhã faremos reunião do comando de greve as 17:00 na escola normal, na qual daremos mais esclarecimentos.
terça-feira, 11 de maio de 2010
A GREVE CONTINUA! Boletim da Subsede
Covardemente, o governo se afasta de seu dever de dialogar com os servidores, aguarda um desfecho favorável na justiça e aposta na desmobilização do movimento. Essa atitude não é nenhuma novidade para nós, trabalhadores em educação, que estamos acostumados a enfrentar o autoritarismo e o descaso desse governo.
Tantos anos de arrocho salarial, de sucateamento das nossas condições de trabalho e dos ataques aos nossos direitos elevou a nossa indignação a um nível que o governo não esperava. É essa indignação que nos levou a uma greve tão forte e a resistir bravamente aos ataques, sem precedentes, à ameaça de corte de salário, a pressões de algumas direções de escolas, de inspetoras e da nossa própria ansiedade.
Estamos na luta e nela ficaremos! Vamos continuar dando a esse governo nossa demonstração de força e de coragem. Resgatar a nossa dignidade tão aviltada nesses anos todos de descaso exige-nos garra e determinação. Buscaremos nas ações coletivas da greve a força necessária para continuar nessa luta e alcançar nosso objetivo de pressionar o governo a negociar com o sindicato.
Uma parcela significativa dos trabalhadores em educação de todas as regiões do estado está dando exemplo ao conjunto da categoria e aos alunos de como um trabalhador deve agir em defesa de seus direitos. Estamos, também, com a nossa firmeza na luta, dando sustentação e condições à direção estadual do Sind-Ute de exigir do governo que reabra as negociações e dialogue.
Continuaremos a luta, indo todos os dias às ruas denunciando e pressionando o governo e, também, fortalecendo o nosso sindicato. Com a força dessa parcela da categoria em greve, a direção da sede central tem munição necessária para realizar ações que nos levem a um resultado positivo.
GOVERNO AUTORITÁRIO. EXIGIMOS NEGOCIAÇÃO!
VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO!
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
Propostas de atividades:
*12/05 Quarta-feira: Ato (Procissão / Ladainha) concentração às 16:00h na escadaria da câmara.
*13/05 Quinta-feira: Pedágio Pedagógico (Rio Branco com a Independência) Concentração às 15:30h no Sind-UTE
*14/05 Sexta-feira: Reunião do comando de greve às 16:00h no Instituto Estadual de Educação (Escola Normal).
*VOLTA DAS VISITAS ÀS ESCOLAS