sexta-feira, 21 de maio de 2010

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA GREVE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SE REÚNE COM DIRETORES DE ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto, reuniu-se nesta quinta-feira pela manhã com os 108 diretores das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que estão totalmente paralisadas para informar sobre o processo de negociação entre o governo e o sindicato dos professores. Ao todo, a RMBH conta com 535 escolas estaduais. O intuito do encontro foi o de explicar aos dirigentes das escolas todas as etapas da negociação.
Veja abaixo os documentos produzidos durante as negociações, inclusive o último, acordado com o sindicato na terça-feira (18), que sinalizava para um possível acordo mas que o sindicato preferiu não apresentar aos professores durante a assembléia que definiu a continuidade da greve. O acordo foi mediado por parlamentares de diversos partidos, inclusive os de oposição ao governo.
Primeiro documento com propostas do governo à categoria, após reunião com representantes do sindicato, no dia 15 de abril.
Proposta de termo de acordo enviado pela coordenadora geral do Sind-Ute, Beatriz Cerqueira, à secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, no dia 17 de maio.
Proposta de termo de acordo enviado pela Secretaria de Planejamento e Gestão ao Sind-Ute no dia 18 de maio.
Termo acordado depois de reunião entre representantes do sindicato e do governo no dia 18 de maio.

Durante a reunião, a secretária ressaltou que não há por parte do Estado interesse ou intenção de demitir os professores envolvidos no movimento grevista e que deseja que as aulas retornem o quanto antes em benefício dos alunos. Ela explicou que após a greve é melhor para toda a comunidade escolar retomar as atividades com as mesmas equipes. “O Governo não tem a intenção de demitir ninguém. Há uma pressão social para que o Estado substitua os grevistas, mas não há medidas administrativas em curso nesse sentido. Acreditamos que haverá o retorno às aulas sem a necessidade desse desgaste que não é interessante para ninguém”, explicou Vanessa Guimarães.
Os diretores escolares manifestaram preocupação em relação à reorganização do calendário escolar. De acordo com a Secretária, as escolas terão autonomia para montar seus próprios calendários de reposição já que foram afetadas de formas diferentes pelo movimento. “Algumas aderiram desde o princípio, outras não. Por isso é prudente que a reposição considere as necessidades de cada comunidade escolar desde que respeitados os 200 dias letivos”, sugeriu a secretária. Os calendários devem ser encaminhados para as superintendências regionais de ensino para a formalização.
Por último, a Secretária de Estado de Educação ainda explicou aos diretores as bases para a formação do grupo de trabalho que vai estudar a incorporação de vantagens que já são pagas ao salário-base. Vanessa Guimarães ressaltou que a comissão começa a trabalhar desde já e que deseja a participação de professores e diretores na formulação do novo modelo salarial a ser criado para a categoria.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

FONTE: www.educacao.mg.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário