quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Declaração da direção da Subsede/JF sobre a nomeação do novo ministro da educação










 

 
Causou-nos grande indignação a indicação pela Presidente Dilma de Cid Gomes, ex governador do Ceará para Ministro da Educação nos próximos quatro anos.

Cid Gomes, foi um dos governadores que impetrou a̤̣o judicial contra a Lei do Piso Salarial Nacional e foi, por isso, taxado de inimigo da educa̤̣o pela Confedera̤̣o Nacional dos Trabalhadores em educa̤̣o РCNTE.

Mas esse não foi o único ataque de Cid Gomes aos educadores. Na greve da educação no Ceará em 2011, ano em que governava o estado, ele determinou uma enorme repressão contra os grevistas. Numa manifestação na Assembleia Legislativa daquele estado a polícia Cearense, sob controle do governo, bateu duramente nos manifestantes e cenas de professores ensanguentados ganharam as páginas de jornais e internet.

Pelo que lutavam aqueles educadores? Pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional que Cid Gomes, assim como fez Anastasia, recusava-se a cumprir. Qual o motivo da manifestação na Assembleia Legislativa? Impedir a retirada de direitos no plano de carreira, proposta por Cid Gomes, assim como fez Anastasia em Minas.

Mas isso ainda não basta. É de Cid Gomes a famosa frase “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.”
Essa frase por si só já representa o que pensa o novo ministro sobre os trabalhadores em educação.

Os milhares de educadores mineiros que votaram em Dilma, não querem um ministro da educação que se comportou, quando governador de seu estado, da mesma forma autoritária e truculenta de Aécio e Anastasia no governo de Minas e que, além disso, trata os educadores com desprezo.

O novo ministro da educação deve ser um defensor do cumprimento da Lei do Piso Salarial, dos 10% do PIB exclusivamente para a educação pública já, da valorização dos trabalhadores em educação e de uma educação emancipadora que esteja a serviço da classe trabalhadora que produz toda a riqueza dessa nação.

Não ao Cid Gomes!
Dilma: Exigimos um ministro que valorize os educadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário