quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATENÇÃO: SindUte devolve imposto sindical

O que é imposto sindical?

É uma contribuição compulsória, isto é, sem a anuência do trabalhador, que é descontado anualmente no contracheque do mês de março no valor de um dia de trabalho.
Esse imposto foi criado por Getúlio Vargas num processo de cooptação dos sindicatos e é a principal causa da burocratização  da maior parte das direções sindicais desde então. Como todo ano os sindicatos recebem uma grande soma de dinheiro, não precisam fazer trabalho de base e convencer os trabalhadores a se sindicalizarem e contribuírem voluntaria e conscientemente para a sustentação financeira do seu sindicato. Isso criou uma casta de sindicalistas que se enriquecem e abandonam sua base
Até 2008 era descontado apenas do setor privado, no entanto o ministro do trabalho do governo Lula, à época, determinou o desconto também para os servidores públicos. O SindUte é contrário a essa contribuição e no congresso  de 2010 foi aprovada a devolução, porém a proposta da direção estadual foi de devolução apenas para os filiados. As Subsedes dirigidas pelo MEL - Movimento educação em Luta - do qual a Subsede de JF faz parte propôs a devolução a todos os servidores independentes de serem filiados ou não, uma vez que  consideramos a cobrança ilegítima, porém essa proposta foi derrotada. 
A sede central publicou em seu site: www.sindutemg.org.br orientações de como requerer a devolução do imposto. Por decisão da direção estadual isso será feito diretamente a BH, sem intermediação das Subsedes, no entanto a direção da Subsede de JF coloca-se à disposição da categoria para esclarecimentos e orientações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário