domingo, 6 de abril de 2014

Sind-UTE/MG se reúne com representantes do Governo, após mobilização intensa da categoria em Belo Horizonte

Reunião acontece mas governo ainda não deu nenhuma resposta. Temos que nos manter mobilizados. Na assembleia de 6ª feira foi aprovado a formação de uma comissão de mobilização que deverá organizar e realizar, junto com a direção da subsede, atos e manifestações em JF e região.
A categoria deve estar em alerta permanente. Enviaremos comunicado às escolas e por email das atividades que serão organizadas. 
Na caravana à BH demos um exemplo participando com 40 trabalhadores e precisamos manter essa disposição de luta até que o governador nos atenda.



Sind-UTE/MG se reúne com representantes do Governo, após mobilização intensa da categoria em Belo Horizonte
Resultado da mobilização da categoria na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (03/04), o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, designou o secretário de Governo, Danilo de Castro e líder do Governo na ALMG, deputado estadual, Lafayette de Andrada, como interlocutores para receber, em reunião, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). A reunião foi no Edifício Tiradentes, nesta sexta-feira (04/04), no 23º andar, e teve a participação da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, da diretora estadual do Sind-UTE/MG, Denise de Paula Romano e da assessoria jurídica da entidade. Contou, ainda, com a presença dos deputados estaduais, Adelmo Carneiro Leão e André Quintão (PT) e Liza Prado (PROS).

Na reunião, o Sind-UTE/MG relatou a insatisfação da categoria em relação ao tratamento dado à questão dos efetivados pelo Governo. Como não há diálogo, em cada região do Estado, as informações são diferentes causando muita insegurança aos servidores. O Sindicato apresentou todos os questionamentos que a entidade já levantou sobre a situação dos efetivados. Também questionou pontos relacionados ao concurso público com a necessidade de nomeação, a mudança da prática de nomeação para cargo fracionado entre outras questões;  suspensão das férias-prêmio negociada a partir da greve de 2010 e suspensa em 2014 e a promoção por escolaridade, uma vez que a carreira da categoria está congelada desde 2011 e muitos estão com a carreira parada desde 2003.

O Sindicato reiterou o pedido de reunião com o Governador. O secretário de Governo, Danilo de Castro, assumiu o compromisso de encaminhar esta demanda e dará retorno até a próxima terça-feira (08/04), visando o estabelecimento de um cronograma de reuniões para discutir e encaminhar a proposta que o Sind-UTE/MG apresentou.

Beatriz Cerqueira avalia como importante o Governo sinalizar com uma agenda específica para a educação, porque existem muitos problemas que precisam ser respondidos. Reforça que a desinformação por parte do governo, nos últimos anos, trouxe e continua gerando um grande desconforto aos servidores. Foi incisiva ao esclarecer que o Sind-UTE/MG, mesmo tendo clareza da fragilidade da Lei Complementar 100, em momento algum, ajuizou ação questionando a constitucionalidade dessa lei. Vale ressaltar, no entanto, que o Sindicato representa toda categoria: efetivos, efetivados e designados.



Acompanhe na íntegra, a entrevista de Beatriz Cerqueira à imprensa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário