quarta-feira, 16 de abril de 2014

Candidato de Aécio/Anastasia é investigado por envolvimento no mensalão do PSDB

O barco do PSDB em Minas não está mais navegando em águas mansas. Azeredo já  renunciou ao mandato por envolvimento em corrupção eleitoral; o STF decretou inconstitucionalidade da lei 100 que foi mantida por anos pela força política do PSDB; o candidato ao governo, apoiado por Aécio/Anastasia, está sendo indiciado pela PF também por corrupção.
Tudo isso demonstra que os tucanos em Minas estão fragilizados. É hora dos servidores públicos mineiros irem  pra cima  do governo  e  exigir tudo o que nos retiraram em mais de dez anos de ataques aos nossos direitos. 

Indiciamento de Pimenta da Veiga revela disputa política
por Thaís Mota - Minas Livre
Foto: PSDB/Divulgação
Pré-candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB) está sendo investigado pela Polícia Federal por ter recebido R$ 300 mil das agências de publicidade de Marcos Valério

Após mais de 16 anos, o ex-ministro das Comunicações e pré-candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), foi indiciado por lavagem de dinheiro em um inquérito que resulta da denúncia da Procuradoria Geral da República sobre o mensalão mineiro. Em depoimento prestado no último mês de março à Polícia Federal, o tucano admitiu ter recebido R$ 300 mil das agências de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza por prestação de serviços advocatícios, mas não apresentou comprovação dos serviços.
Na avaliação do cientista político e professor da Faculdade Milton Campos, Leônidas Valadares, a investigação pode estar relacionada à disputa eleitoral que acontecerá em outubro. "Enquanto o PT estava usando o mesmo esquema do mensalão, eles ficavam quietos em relação ao mensalão mineiro, que tinha ocorrido bem antes. Mas, depois que estourou o mensalão nacional, o PT voltou os olhos para Minas Gerais", afirmou.
Apesar da análise, o professor acredita que a investigação, ainda que tardia, é necessária e muito positiva para a democracia e para o povo brasileiro. "Nunca é tarde para apurar um esquema de corrupção desta natureza e, assim como o PT foi penalizado, considero que os envolvidos do PSDB devem ser investigados e penalizados, caso haja a comprovação de qualquer participação no esquema".
Já o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em Minas Gerais, Anivaldo Matias, afirmou que a mesma motivação política que levou ao julgamento do mensalão do PT antes do mensalão tucano pode estar agora levando ao indiciamento de Pimenta da Veiga. No entanto, independentemente de motivação política ele acredita que todos os casos de corrupção devem ser investigados, julgados e os responsáveis condenados.
"Os advogados ficam protelando o julgamento com recursos e manobras e alguns se estendem por mais de 20 anos, como é o caso do Collor, que será julgado somente agora. Acho que as coisas não podem ficar em banho-maria e o indiciamento do Pimenta da Veiga já deveria ter acontecido se há indícios de seu envolvimento no mensalão. Mas, as instituições no Brasil não funcionam direito e a questão da impunidade se mantem, em muitos casos com a prescrição dos crimes".
Em relação ao impacto do indiciamento de Pimenta da Veiga na campanha e no resultado das eleições em Minas Gerais, o cientista político Leônidas Valadares ainda não consegue prever. "Com certeza haverá um impacto nas eleições, mas Minas é um curral eleitoral muito forte do Aécio Neves. Ele tem muito poder de influência no Estado e não consigo saber até que ponto esse tipo de denúncia realmente prejudicará a campanha do PSDB aqui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário