quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sindicato e candidatos (as) à designação denunciam o descaso do governo e exigem tratamento digno

Hoje a tarde a direção da Subsede, que  acompanhava desde a parte da manhã o caótico processo de designação, convocou os (as) candidatos (as) a pressionarem  e exigirem da Superintendente mudança na publicação dos editais.
Uma comissão, acompanhada de dezenas de pessoas, conseguiu reunir-se com a Srª Belkis que viu-se cercada de muita revolta e indignação pelo descaso do governo e, diante de muita pressão assumiu o compromisso de promover as seguintes mudanças:
1- A SRE está criando um novo site que publicará os editais de designação a partir de amanhã. Esse novo site é: www.sites.google.com/site/designacaosrejf. Os editais publicados no novo site ainda serão afixados na SRE até amanhã as 17h.
2- Será feito um levantamento das designações que tiveram os editais publicados no dia de ontem (29/01)e analisada a possibilidade de anulação das mesmas pois não foi cumprida a exigência de publicidade do processo, uma vez que parte dos (as) candidatos (as) não tiveram conhecimento da publicação dos editais na SRE e aguardavam o retorno do funcionamento do site.
3- Para o próximo ano será analisada a reivindicação da direção do sindicato de centralização das designações.
A comissão elaborou ainda um documento com outras reivindicações, que foi assinado pelos presentes, e será entregue amanhã (31/01) as 9h para a Superintendente. A imprensa foi chamada  e a Tribuna de Minas compareceu, no entanto não conseguiu conversar com a Belkis e nem com suas assessoras porque todas já tinham indo embora da SRE.

É importante ressaltar que essa pressão sobre a Superintendente  só foi possível porque houve uma unidade da categoria lá presente com a direção do sindicato. O sindicato, sozinho, já tinha esgotado suas possibilidades de pressão, porém com a força coletiva da categoria foi possível obrigar a superintendência a se mover. Essa foi mais uma demonstração de que a participação dos trabalhadores em educação é fundamental em todas as lutas da categoria. Sem essa participação não é possível avançar nas conquistas.
Continuaremos atentos. Se amanhã o novo site não estiver funcionando retornaremos com a nossa pressão sobre a Superintendência  e convocaremos a categoria.


SÓ A LUTA MUDA A VIDA! 



6 comentários:

  1. Não entendo o Sid-UTE pedir a anulação dos editais já que o mesmo foi uma ferramenta de informação que os editais estavam na SRE e , também, quem se interessou procurou a SRE e ficou sabendo da afixação dos editais. Ao saber, pelo blog do Sind-UTE eu me desloquei até a SRE e depois concorri com outros candidatos a uma designação, para agora anular? Isso é um desrespeito com os candidatos interessados e com aqueles que trabalharam nas escolas designando à toa. Repense!

    ResponderExcluir
  2. Parabens a classe e ao sindicato que juntos conseguimos essa publicação dos editais online, realmente era um descaso com a categoria , eu moro em cidade distante e tinha que gastar $30,00 por dia para ver os editais, absurdo. Vamos lá,agora poderemos procurar nossas oportunidades de emprego em paz e com dignidade.

    ResponderExcluir
  3. O pedido anulação dos editais foi um encaminhamento das pessoas que estavam lá se sentido indignadas com a forma com a Secretaria de Educação desse Governo estão tratando os trabalhadores da educação e foi aprovado no coletivo, em torno de 60 trabalhadores. Não foi um encaminhamento do Sindute. Muitos deles se sentiram lesados por não terem tido acesso aos editais, que deveriam estar no site da SRE. Acho que é direito de qualquer trabalhador que se sentiu lesado pedir essa anulação. Com relação a divulgação o que o sindicato tem feito é tentar divulgar esses editais, o que não substitui a publicação deles no site da SRE. Todos esses encaminhamentos foram aprovados no coletivo, assinado por todos, e encaminhados para a Superintendente através de uma comissão tirada no momento. Conseguimos que a SRE publicasse os editais em um novo site o que deverá evitar transtornos e descaso futuro com os educadores no que tange aos editais. Tudo que aconteceu é consequência do descaso dos governantes com a educação. A indignação de todos mostrou que não podemos aceitar esse tratamento e apontou o caminho. Gil

    ResponderExcluir
  4. Hoje os editais já estão no site e isso facilita para os candidatos, além de dar publicidade. Essa conquista do novo site só foi possível porque quem tava lá resolveu transformar a indignação em ação concreta. É isso que a categoria tem que fazer todas as vezes em que for desrespeitada. Agora ganhamos mais força pra pressionar a Superintendente a fazer a designação do ano que vem centralizada numa só escola, sem bater dia e horário de várias escolas ao mesmo tempo, deixando o candidato em dúvida em qual deverá ir. Bora seguir em frente na nossa luta.

    ResponderExcluir
  5. Tinha que sair também mais nomeações do concurso! Estou na fila a quase dois anos. Olho todo dia no Diário e nada...

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais desta proposta de fazer a designação numa única escola, o que devo fazer para ajudar nisso?

    ResponderExcluir