terça-feira, 17 de novembro de 2015

Já são mais de 40! Estudantes continuam movimento de ocupação de escolas em São Paulo

Todo apoio a essa histórica resistência dos estudantes! Fora Alckimin!

No final da tarde desta terça-feira já eram mais de 40 as escolas ocupadas, segundo a página no facebook Mal Educado (lista abaixo).

75ae30fd-085c-4ce7-878a-beb68e1d7a7e

Uma nova reunião com alunos que ocupam desde a semana passada as escolas Fernão Dias e Salvador Allende, nas zonas oeste e leste da capital está marcada para  esta quinta-feira (19), às 14h.


Estudantes secundaristas ocupam mais uma escola em SP e sobe para 25 número de ocupações

A escola E. E. Martin Egidio Damy, no bairro da Brasilândia, na periferia da norte de São Paulo acaba ser ocupada. Com esta nova ocupação, chega a 25 o número de escolas tomadas pelos estudantes em protesto contra a (des) organização no ensino promovida pela gestão do governador de estado, Geraldo Alckmin.  A tendência é de que esse número se amplie.


De acordo com a professora Flavia Bischain Rosa, os alunos decidiram ocupar, pois mesmo a escola não estando na lista do governo do estado para a reorganização dos ciclos, a diretoria de ensino regional está promovendo alterações, e extinguirá o ensino médio e o ensino para adultos (EJA) dessa unidade de ensino. “Esse processo está se dando por fora, a revelia. Por isso ocupamos: para denunciar o que está acontecendo e fortalecer o movimento como um todo”, salienta Flavia.


As ocupações tem se intensificado e aliado a isso a truculência policial também, principalmente em ocupações afastadas do centro. Foi o que ocorreu no último sábado (14) durante ocupação da escola E.E. José Lins do Rego, no Jd. Ângela, zona sul. O professor Edvan Costa foi agredido covardemente por policiais, como mostra o vídeo (abaixo), levado preso e liberado depois de cinco horas. Outros dois professores também foram agredidos.




Essa repressão não intimida os alunos e a ocupação das escolas e manifestações dos estudantes tem ganhado o apoio de pais, professores e da população em geral. Este é um passo importante para que o governo Alckmin seja derrotado em sua política de fechamento de escolas.


A professora Eliane Nunes, da Oposição Alternativa, neste fim de semana fez o que chamou de “rolezinho” em algumas escolas ocupadas, entre as quais, a Salvador Allende, da zona leste, e na Fernão Dias, em Pinheiros. O clima, segunda ela, é contagiante. “Vi uma escola como deveria ser de fato, gerida pelos alunos, libertária. Na escola Salvador Allende, os alunos se organizam em comissões, cada um faz uma tarefa e as decisões são tomadas em assembleias. Isso para nós é um aprendizado de que sim é possível a construção de uma sociedade mais igual, socialista”, disse.


Reintegração de posse suspensa


Na sexta-feira (13) o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu as ordens de reintegração de posse das escolas estaduais Fernão Dias, zona oeste de São Paulo, e Salvador Allende, no bairro da zona leste da cidade, contra decisão da justiça que havia dado a reintegração de posse ao governo do Estado de São Paulo.


Segundo a decisão do juiz, “as ocupações – realizadas majoritariamente pelos estudantes das próprias escolas – revestem-se de caráter eminentemente protestante. Visa-se, pois, não à inversão da posse, a merecer proteção nesta via da ação possessória, mas sim à oitiva de uma pauta reivindicatória que busca maior participação da comunidade no processo decisório da gestão escolar”.


O Ministério Público do Estado já abriu inquérito civil que promete apurar a reorganização das escolas estaduais e quer saber quais os benefícios que o governo espera com a mudança. A Defensoria Pública de São Paulo também já havia solicitado informações à Secretaria Estadual de Educação e o motivo do fechamento das escolas.




Lista de escolas ocupadas até agora:
1. E.E. Fernão Dias Paes (Pinheiros, zona oeste)
2. E.E. Diadema, antigo Cefam
3. E.E. Salvador Allende (Cohab José Bonifácio, zona leste)
4. E.E. Heloísa Assumpção (Osasco)
5. E.E. Castro Alves (zona norte)
6. E.E. Valdomiro Silveira (Santo André)
7. E.E. Dona Ana Rosa (Vila Sônia, zona oeste)
8. E.E. Antônio Manuel Alves de Lima (Jd. São Luís, zona sul)
9. E.E. Sílvio Xavier Antunes (Piqueri, zona norte)
10. E.E. Oscavo Paulo (Bangu, Santo André)
11. E.E. Comendador Miguel Maluhy (Campo Limpo, zona sul)
12. E.E. Elizete Oliveira Bertin (Embu das Artes)
13. E.E. Antônio Adib Chammas (Santo André)
14. E.E. Cohab Inácio Monteiro III (zona leste)
15. E.E. Mary Moraes (Portal do Morumbi)
16 . E.E. José Lins do Rego (Jd. Ângela, zona sul)
17. E.E. Coronel Antonio Paiva de Sampaio (Osasco)
18. E.E Professora Neyde Apparecida Sollitto ( Jd. das Palmas, z/s)
19. E.E Prefeito Mario Avesani (Interior paulista)
20. E.E. Flávio José Osório Negrini (Jd. Olinda, zona sul)
21. E.E. João Kopke ( Luz, centro)
22. E.E. Délcio de Souza Cunha (Diadema)
23. E.E. Padre Sabóia de Medeiros (Chácara Santo Antonio, z/s)
24. E.E. Sinhá Pantoja (Recanto Santo Antonio, zona sul)
25. E.E. Egídio Damy (Brasilândia, zona norte)
26. E.E. Astrogildo Arruda (vila Carolina)
27. E. E. Maria Elena Colonia (Mauá)
28. E.E. Godofredo Furtado (pinheiros, zona oeste)
29. E.E. Santino Carnavale (Ribeirão Pires)
30. E.E. Eloy de Miranda (Jundiaí)
31. E.E. Stella Machado (Bauru)
32. E.E. Roger Jules Carvalho Mange(Itaim Paulista, zona leste)
33.EE. Marilsa Garbosa ( Jd. São Luiz, zona sul)
34.E.E. Dr. Américo Brasiliense (Santo André)
35. E.E. Prof. José Augusto de Azevedo Antunes A CONFIRMAR
36. E.E. Carlos Gomes (campinas) CONFIRMADA
37. E.E. Raul Fonseca (Ipiranga)
38. E. E Leonardo Villas Boas (Osasco)
39. E.E. Suely Machado Silva A CONFIRMAR
40. E.E.Prof° Josepha P. Chiavelli CONFIRMADA
41. E.E. Senador João Galeão Carvalhal

- See more at: http://cspconlutas.org.br/2015/11/agora-sao-30-estudantes-continuam-movimento-de-ocupacao-de-escolas-em-sao-paulo/#sthash.vDtQoLlJ.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário