sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Professores de SP protestam contra reforma escolar


Mudança prevê o fechamento de 94 escolas no estado

Protesto de professores contra a reforma escolar anunciada pelo governo de São Paulo - Reprodução TV Globo
SÃO PAULO — Um grupo de professores realizou um protesto na tarde desta quinta-feira na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a reforma escolar anunciada pelo governo estadual, que prevê o fechamento de 94 escolas. A medida vai obrigar 311 mil alunos a trocar de escola a partir do ano que vem.
O sentido Consolação da via, próximo ao vão livre do Masp, está totalmente bloqueado. Os manifestantes seguem em caminhada até a Praça da República, onde fica a sede da Secretaria Estadual de Educação. Alguns professores vestem preto e carregam faixas com os dizeres “fechar escola é crime”. Policiais militares acompanham de perto a manifestação que, até o momento, acontece de forma pacífica.
Professores ligados à Apeoesp, sindicato que representa a maior parte da categoria, aprovaram um calendário de mobilizações contra a reorganização das escolas. A próxima manifestação acontecerá no dia 10 de novembro, às 12h, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.
‘Sempre quando você vai mudar uma coisa há uma reação’
- Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Pauloao comentar o protesto contra a reforma
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, as escolas serão “disponibilizadas” para outras áreas da educação, o que significa que elas deixarão de ser escolas ligadas à rede estadual. O objetivo da reforma é separar os alunos por faixa etária.
Durante um compromisso na cidade de Nova Odessa, interior paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) falou a respeito do assunto.
— Nós, às vezes, somos muito conservadores. Sempre quando você vai mudar uma coisa há uma reação. Está provado que quando você separa os alunos o Idesp (exame que avalia o desempenho escolar dos alunos no estado) melhora de 10 a 12%. O objetivo da reorganização é melhorar a qualidade da escola pública — disse o governador.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/professores-de-sp-protestam-contra-reforma-escolar-1-17916332#ixzz3q6FQOqoY
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário