quarta-feira, 14 de maio de 2014

Greves e mais greves. Pernambuco, Minas, São Paulo. A classe trabalhadora está em luta!

PMs e bombeiros permanecem nos quartéis em Pernambuco
Agência Estado
Imprimir

Um dia depois de anunciarem a paralisação de suas atividades, por tempo indeterminado, policiais e bombeiros militares de Pernambuco permanecem, desde a meia noite desta terça-feira, 13, de braços cruzados, dentro dos quartéis. De acordo com a coordenação do movimento, estão suspensas as rondas ostensivas, os atendimentos aos chamados feitos pela central telefônica 190 e o apoio a qualquer operação da Secretaria de Defesa Social. Uma assembleia da categoria, onde a greve deverá ser oficialmente decretada, está prevista para acontecer no final da manhã desta quarta.

No início desta manhã, pela primeira vez desde que foi criado o Pacto Pela Vida - programa desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social em conjunto com diversos órgãos do Executivo e sociedade civil organizada - a Polícia Militar não participou de uma ação desencadeada para prender suspeitos de tráfico de drogas, homicídio e receptação de produtos roubados. A operação, batizada de Lock Down, deveria contar com 110 PMs, mas acabou sendo realizada apenas com policiais civis já que nenhum deles apareceu. Os suspeitos presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Foram cumpridos 29 mandados de prisão, sendo 25 de prisão temporária e quatro de prisão preventiva, além de 20 mandados de busca e apreensão domiciliar.

O impasse entre os militares e o Governo de Pernambuco permanece. Nesta terça, durante reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas, uma comissão da categoria entregou novamente a pauta de reivindicações, composta por 18 itens, com destaque para o reajuste salarial de 50% para soldados e 30% para oficiais a partir de janeiro, melhores condições de trabalho e implantação do plano cargos e carreiras. Em contrapartida, o governo reforçou a disposição de garantir um reajuste de 14,55% a partir de junho. Em nota oficial, o Executivo afirmou que "a população não ficará desassistida durante a paralisação".

Entre a população o clima é de expectativa. Nas redes sociais é grande o número de pessoas que postam fotos de viaturas paradas nos quartéis ou postos de policiamento sem efetivo. Boatos sobre arrastões têm sido recorrentes, especialmente entre o público mais jovem.


Servidores estaduais da saúde decidem entrar em greve a partir do dia 27
Hoje em Dia


Os servidores estaduais da saúde de Minas Gerais decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 27. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (14), após assembleia realizada em frente ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

Dentre outras pautas, a categoria reivindica reajuste salarial, redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, além de implantação de plano de cargo e carreira. "Apresentamos uma proposta para o Governo há quase um ano e meio e até hoje não tivemos retorno", denuncia Neuza Freitas, do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG). Conforme ela, cerca de 300 trabalhadores participaram da reunião.

Após o encontro, o grupo saiu em passeata pela avenida Afonso Pena, onde promove um ato na Praça 7. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) informou que o trânsito está complicado na área central por causa do protesto.

Em nota, o Governo de Minas informou que mantém diálogo permanente com os servidores, por meio do Comitê de Negociação Sindical (Cones) e de reuniões específicas com a categoria. "No final do ano, foram assinados acordos com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde) e outras entidades representativas do Sistema de Saúde. Os pontos acordados estão sendo cumpridos, não havendo motivação para realização de novas manifestações e paralisações, conforme compromisso firmado entre a categoria e o Governo", diz trecho do documento. 

Com relação à redução da carga horária, com remuneração proporcional, o Estado informou que já foram atendidos 2.160 pedidos, o que representa 90,79% das solicitações.  Ainda na nota, o Governo assegurou que está tomando todas as medidas necessárias para assegurar a assistência integral dos usuários nas unidades hospitalares. 

13/05/2014 16h48 -

Professores da rede municipal manterão greve em SP, diz sindicato

Decisão foi tomada durante assembleia nesta terça-feira (13).
Após reunião, grupo saiu em manifestação rumo à Prefeitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário