quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

MODELO MINEIRO DE GESTÃO PARA RESULTADOS É APRESENTADO NO MÉXICO


Pobres trabalhadores Mexicanos. Conhecendo e, talvez aplaudindo, um projeto falido de um  governo derrotado em consequência das próprias políticas que implementou. 
Assim é a globalização: um projeto que retira direitos de trabalhadores e enxuga despesas em áreas sociais para que o estado repasse mais dinheiro público para a burguesia é exportado de um pais pobre para outro igualmente pobre. Assim a grande burguesia nacional e internacional vai mantendo seus lucros e seus privilégios. O povo daquele país já está suficientemente atacado e sofrido pela perda de seus 46 jovens estudantes desaparecidos e poderiam ser poupados de mais essa tragédia levada por essa senhora.
     
O modelo de gestão para resultados do Governo de Minas Gerais foi apresentado na noite desta quarta-feira (3/12) pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, para administradores públicos mexicanos. A secretária participou, na Cidade do México, do evento “Análises de Boas Práticas em Gestão para Resultados: Cidade do México, Medellín (Colômbia) e Minas Gerais”, promovido pela Escola de Administração Pública do Distrito Federal do México (EAP-México). 
Durante a apresentação, Renata Vilhena destacou as principais características e as razões pelas quais o modelo mineiro de gestão tornou-se bem sucedido. Ela fez um breve histórico das três gerações – Choque de Gestão, Gestão para Resultados e Gestão para Cidadania -, detalhando com mais ênfase a gestão para resultados. 
A partir de um planejamento de curto, médio e longo prazos, o Governo de Minas define em ferramentas e instrumentos legais, como o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e Lei Orçamentária Anual (LOA), a visão de futuro ou metas a longo prazo, os programas governamentais e os recursos destinados para se alcançar as metas. 
Todo o processo de execução do planejamento é monitorado de forma continua, com o objetivo de acompanhar o cumprimento das metas e corrigir rumos, se necessário. “Não podemos esperar o final de cada ano para checar se as metas foram cumpridas. Esse monitoramento é permanente”, afirmou. 
Acordo de Resultados
O instrumento conhecido como Acordo de Resultados também foi apresentado para os mexicanos. O Acordo é feito em duas etapas. Na primeira, os secretários de Estado e dirigentes de órgãos pactuam as metas e indicadores com o governador. Na segunda etapa, as metas são desdobradas para as equipes. Cada escola, cada hospital, cada equipe das pastas pactuam as entregas que serão feitas no ano. 
O cumprimento das metas resulta no pagamento de um Prêmio por Produtividade. Implantado em 2004, o instrumento de pactuação de metas e resultados foi ampliado para o conjunto de servidores em 2008. De 2004 até agora, o Governo de Minas já pagou cerca de R$ 2,5 bilhões para os servidores.
Gestão de pessoas
A secretária Renata Vilhena apresentou ainda a política de gestão de pessoas e resultados alcançados na Educação, Saúde, segurança, trabalho e emprego, modernização dos serviços públicos, parcerias com o setor privado, entre outras áreas e iniciativas. 
“Definida a estratégia, sua implementação passa necessariamente pelas pessoas que integram as estruturas de governo, os servidores. Em Minas, a gestão de pessoas tem como cerne a meritocracia, com diversos instrumentos vinculados ao desenvolvimento e valorização do servidor”, afirmou. 
Na manhã desta quinta-feira (4/12), a secretária participará também de uma mesa de discussão sobre as etapas e os instrumentos do modelo de gestão para resultados de Minas. A mesa redonda terá a participação dos comentaristas Gabriel Farfán Mares, coordenador geral da Comunidade de Profissionais e Especialistas em Gestão para Desenvolvimento do México, rede patrocinada pelo BID, e Federico Restrepo Posada, que dirigiu o Departamento Administrativo de Planejamento Municipal de Medellín (Colômbia) e coordenou a formulação do Plano de Desenvolvimento daquele município.
A secretária participará ainda, como comentarista, da mesa de discussão sobre o os instrumentos e processos do ciclo de gestão para resultados em Medellín, caso colombiano que será apresentado por Federico Restrepo Posa
Fonte: site Seplag/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário