quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SindUte ajuiza ação pra nomeação

ATENÇÃO DESIGNADOS  CONCURSADOS

O SINDUTE ESTÁ AJUIZANDO AÇÃO DE NOMEAÇÃO PARA AS VAGAS PUBLICADAS NO EDITAL.
QUEM SE INTERESSAR DEVE ENTREGAR OS DOCUMENTOS NA SUBSEDE ATÉ O DIA 05/11/2014
A SUBSEDE FICA NA RUA MISTER MOORE, 157 – SALA 107.
 INFORMAÇÕES SOBRE OS DOCUMENTOS LIGAR: 3216-4963

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Declaração da Subsede/JF sobre as eleições 2014

Aos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais

A derrota de Aécio Neves em Minas  se deu nas ruas!

Há longos dezesseis anos,  período de duração dos três mandatos do PSDB no governo de Minas, os trabalhadores em Educação Mineiros lutam, contra os ataques de Azeredo, Aécio Neves e seu sucessor Anastasia.
Por dezesseis anos  e, mais intensamente nos últimos doze anos,  fomos às ruas das cidades mineiras centenas de vezes denunciar à população a farsa que Aécio/Anastasia construíram em torno da educação em nosso estado, farsa essa que era objetivada pelas propagandas milionárias e pronunciamentos cuidadosamente preparados para serem divulgados na imprensa, na maior parte das vezes, aliada do projeto econômico e político do PSDB ou dependente das enormes verbas publicitárias do governo.
Nos dezesseis anos dos governos do PSDB em Minas, os trabalhadores em educação realizaram dez greves por tempo indeterminado  e dezenas de paralisações que significaram milhares de educadores, pais e alunos nas ruas e praças demonstrando à sociedade que  a realidade das escolas era muito diferente das notícias e propagandas oficiais.
Em 2011 os educadores mineiros protagonizaram uma greve heroica de 112 dias contra o governo de Anastasia, grande aliado de Aécio e mentor intelectual dos seus ataques aos nossos direitos. Acorrentamo-nos em praças públicas, ocupamos  SRE’s e a Assembleia Legislativa, paramos rodovias por horas e dois companheiros fizeram greve de fome.
Nesses anos todos estivemos na trincheira da luta contra um projeto de destruição da concepção de educação pública como um direito e não como uma mercadoria. Contra um projeto que tem como objetivo privatizar a educação, construindo na consciência da população a ideia de que o que é privado é melhor.
Para isso Aécio/Anastasia introduziram a gestão empresarial nas escolas com metas, prêmios de produtividade, avaliações, ranqueamento, projetos de excelência para poucas escolas enquanto a maioria ficava  a míngua e, o maior dos objetivos na concepção empresarial: produção com menor custo. Não foi a toa que  Anastasia  descumpriu sistematicamente a determinação constitucional do mínimo de 25% do orçamento e deixou de gastar 8 bilhões com a educação.
A era tucana na educação mineira acabou e Aécio neves foi derrotado por duas vezes em seu território. Nós, trabalhadores em educação, podemos nos sentir orgulhosos.  A dupla derrota de Aécio Neves em Minas  é uma prova inequívoca de que nossas  lutas e nossas presenças nas ruas denunciando seus ataques na educação foi um fator fundamental para essas derrotas.   
Agora é seguir em frente, organizando-nos e lutando sem nenhuma ilusão em nenhum governo, apenas acreditando na força da nossa luta. Enfrentaremos e derrotaremos todos os governos que ataquem a educação pública e os trabalhadores em educação.



domingo, 26 de outubro de 2014

Ato em defesa da educação pública - 3ª feira!


Terça feira, 28/10, no calçadão, a partir das 17h. 
A educação não pode esperar!
  • 10% do PIB já! e não pra daqui a nove anos.
  •  Nenhum centavo do dinheiro público para os barões do ensino privado. 
  • Por um PNE dos trabalhadores!

Após o ato acontecerá, no SindUte as 19h,  a mesa redonda sobre a lei 10639 que estabelece a obrigatoriedade dos conteúdos da história e cultura afrobrasileira e sua (não)aplicação nas escolas.
Será a ultima atividade da III Semana do Educador.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SUBSEDE/JF INFORMA

O ato da jornada de lutas em defesa da educação pública marcado  para hoje (quarta feira - 22/10) foi adiado para a próxima 3ª feira - dia 28/10. Divulgaremos horário e local.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Manifestação amanhã - 4ª feira

É nessa 4ª (amanhã), a partir das 15h no calçadão, em frente ao Banco do Brasil. 
A educação não pode esperar - 10% do PIB Já!
Pela valorização dos educadores!
Dinheiro público só para a educação pública!
Por um PNE dos Trabalhadores! 


Foto de Sindute Educadores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Começa a IIIª Semana do Educador!


Gente, só pra lembrar: temos uma semana importante. 
Amanhã começa a IIIª Semana do educador com uma palestra e um bate papo com a professora Lorene que pesquisa, desde o  seu mestrado, as políticas públicas do governo de Minas pra educação e como as reformas realizadas nesses últimos doze anos afetam a nossa vida como educadores e como trabalhadores da educação. Venham participar dessa atividade, nunca venceremos nossos algozes se não conhecermos suas formas de nos atacar.
Será amanhã, terça feira no auditório da Subsede - Rua Mister Moore, 157 - sala 107.

sábado, 18 de outubro de 2014

Atos no Rio, Pará e Rio Grande do Sul marcam jornada de luta em defesa da educação pública; atividades estão previstas nos próximos dias em SP, PB, PE e RN

A merecida semana de descanso está terminando e as lutas continuam. 

Em Juiz de Fora a manifestação da Jornada Nacional de Lutas em defesa da Educação Pública será nessa próxima 4ª feira - dia 22/10 - a partir das 15h no calçadão. 

Participem, vamos construir um PNE dos trabalhadores!

Exigimos:  10% do PIB já e não para daqui há nove anos. Contra  a meritocracia e por nenhum centavo do dinheiro público para a educação privada como prevê o PNE do governo. 



Um dos principais encaminhamentos do Encontro Nacional da Educação – ENE foi a realização de atos nos estados em defesa da educação pública. Nesta quarta-feira (15), dia dos professores, iniciou-se essa Jornada Nacional nos estados do Pará e Rio de Janeiro.  Também estão previstos atos nos próximos dias em São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em Belém (PA), os educadores das redes municipal e estadual do Pará se reuniram pela manhã, em um ato, em frente à prefeitura para denunciar o descaso que o prefeito da capital paraense, Zenaldo Coutinho (PSDB) e o governador do estado Simão Jatene também do PSDB, candidato à reeleição estão tendo com a educação pública do estado.  O ato foi organizado pelo SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará) e demais entidades como a Oposição Sindical “Luta Educador” que constrói a CSP- Conlutas. A atividade também marcou o lançamento do Comitê Estadual em Defesa da Escola Pública do Estado do Pará. Uma aula pública foi organizada em frente à prefeitura pelas entidades participantes. Para Abel Ribeiro, da Executiva Estadual da CSP Conlutas PA, “não há nenhuma alternativa para melhorar a educação pública se não houver a ampliação do investimento na educação como empregar 10% do PIB no setor, por exemplo. Essa é uma das bandeiras que o Comitê defende”, finalizou Abel.
  
No Rio de Janeiro o ato, que ocorreu na quarta-feira (15), reuniu mais de 2 mil pessoas, ao longo do dia, na Cinelândia, com  intervenções e atividades culturais. “A palavra de ordem no ato do Rio foi ‘A Educação não é mercadoria’ e ‘Lutar não é crime’. Além das pautas já conhecidas também, como o destino de 10% do PIB para a educação e a valorização do professor”, disse Luis Eduardo Acosta, 1º vice-presidente da Regional RJ do ANDES-SN.
  
O ato foi organizado pelo Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública que, na próxima terça (21), organizará um seminário para debater o PNE. “Temos que fortalecer a entidade. Instrumento de comunicação para todas as entidades”, afirmou Acosta. Segundo Acosta, antes da atividade na Cinelândia, as seções sindicais do ANDES-SN no estado realizaram uma homenagem a Washington Costa, presidente da Seção Sindical do ANDES-SN no Cefet Rio de Janeiro, que faleceu em maio em decorrência de um câncer. A homenagem aconteceu no Cefet, e uma placa com o nome do docente foi colocada na sala da diretoria do sindicato.

No Rio Grande do Sul, a atividade ocorreu em frente à prefeitura de Porto Alegre, também na quarta-feira (15). As entidades e movimentos se somaram aos servidores municipais, a maioria professores, da cidade para um ato conjunto. Além das pautas do dia de luta, o fechamento de uma escola municipal especial, voltada a jovens moradores de rua, também foi lembrado e criticado. De acordo com Carlos Schimdt, 2º Tesoureiro da Regional Rio Grande do Sul, mais de 600 pessoas estiveram na mobilização.

Nos estados estão ocorrendo reuniões de preparação dessas atividades. Em cada um deles, terá um formato, desde manifestação de rua, panfletagem, diálogo com a população, debates.

O objetivo é apresentar o programa em defesa da educação pública brasileira e pelo seu caráter democrático, laico, gratuito, de qualidade e a serviço dos trabalhadores.

Nesse período vamos defender a aplicação imediata de 10% do PIB em educação pública e dizer não ao novo PNE (Plano Nacional de Educação).


As mudanças são urgentes

A educação pública brasileira vem sofrendo uma série de ataques, em especial nos últimos 20 anos. A aprovação recente do novo Plano Nacional de Educação é a gota d’água de todo esse processo. Não é à toa que o ENE confirma a possibilidade de reorganizar o movimento nacional em defesa da educação pública brasileira por fora das organizações tradicionais do movimento.

Fonte: site CSPConlutas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dia 15/10 tem aumento da tarifa de ônibus em JF

A prefeitura de Juiz de Fora e seu Conselho Municipal de Trânsito aprovaram o aumento da tarifa de ônibus para o valor de R$ 2,25 que se tornará vigente a partir do dia 15 de outubro, Dia do Professor. 

Da mesma forma que os governos se enriquecem e jogam sobre as costas dos professores a responsabilidade pelo sucateamento da educação, fazem o mesmo com os usuários do transporte público ao onerá-los para que os donos das empresas de ônibus mantenham e aumentem seus lucros.

É uma ofensa para todos trabalhadores e estudantes quando o secretário de transporte, Rodrigo Tortoriello, diz que o aumento é para evitar um “colapso do sistema de transporte por não conseguir cobrir os custos do sistema”. Tanto os motoristas quanto os usuários sabem que o sistema de transporte já está em crise, e os responsáveis são exatamente o secretário e a prefeitura que cumprem papel de capatazes dos donos das empresas de ônibus. O único colapso que os governantes querem evitar é o colapso que terminará com os lucros dos empresários.

Se o investimento na educação pública fosse gradual como é o aumento do valor da tarifa de ônibus, hoje teríamos outra realidade. Essa outra realidade que queremos só pode ser construída através da unificação de todos os setores da classe trabalhadora com os estudantes que são pontas de lança na luta contra os aumentos arbitrários da tarifa de ônibus. 

Portanto, neste 15 de outubro, nós trabalhadores da educação devemos reivindicar nosso papel na sociedade mostrando que podemos interferir nos rumos que os poderosos tem determinado para a educação, transporte, etc.

Convocamos todos colegas de trabalho e estudantes para a manifestação marcada para o dia 14, terça feira, às 17h em frente à câmara municipal. (Confira o evento aqui:https://www.facebook.com/events/833958553301580/?fref=ts).

Não há dia na vida de um professor que não seja um dia de luta.
Foto: A prefeitura de Juiz de Fora e seu Conselho Municipal de Trânsito aprovaram o aumento da tarifa de ônibus para o valor de R$ 2,25 que se tornará vigente a partir do dia 15 de outubro, Dia do Professor. 

Da mesma forma que os governos se enriquecem e jogam sobre as costas dos professores a responsabilidade pelo sucateamento da educação, fazem o mesmo com os usuários do transporte público ao onerá-los para que os donos das empresas de ônibus mantenham e aumentem seus lucros.

É uma ofensa para todos trabalhadores e estudantes quando o secretário de transporte, Rodrigo Tortoriello, diz que o aumento é para evitar um “colapso do sistema de transporte por não conseguir cobrir os custos do sistema”. Tanto os motoristas quanto os usuários sabem que o sistema de transporte já está em crise, e os responsáveis são exatamente o secretário e a prefeitura que cumprem papel de capatazes dos donos das empresas de ônibus. O único colapso que os governantes querem evitar é o colapso que terminará com os lucros dos empresários.

Se o investimento na educação pública fosse gradual como é o aumento do valor da tarifa de ônibus, hoje teríamos outra realidade. Essa outra realidade que queremos só pode ser construída através da unificação de todos os setores da classe trabalhadora com os estudantes que são pontas de lança na luta contra os aumentos arbitrários da tarifa de ônibus. 

Portanto, neste 15 de outubro, nós trabalhadores da educação devemos reivindicar nosso papel na sociedade mostrando que podemos interferir nos rumos que os poderosos tem determinado para a educação, transporte, etc.

Convocamos todos colegas de trabalho e estudantes para a manifestação marcada para o dia 14, terça feira, às 17h em frente à câmara municipal. (Confira o evento aqui: https://www.facebook.com/events/833958553301580/?fref=ts).

Não há dia na vida de um professor que não seja um dia de luta.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IIIª SEMANA DO EDUCADOR

Pelo terceiro ano consecutivo a Subsede do SindUte realiza a Semana do Educador. Haverá  palestra, debate, exibição de filme e manifestação. 
Veja a programação, organize-se e participe.
Ao final da semana realizaremos a 2ª roda de samba da Subsede, porque cantar e dançar também é  nossa vocação


Confira a programação da Semana do Educador aqui:

Foto: Confira a programação da Semana do Educador aqui:

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Publicada data da perícia médica para nomeações

Não teve nomeações para Juiz de Fora, mas para algumas cidades da região sim. Atenção para as datas das perícias médicas. Qualquer dúvida o sindicato orienta ligar para a SRE.


 Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Rosimeri Lacorte Pereira 1°
 8/10/2014 08:00 10:00 13:00
 Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Paolla Reis De Aquino 1°
 8/10/2014 08:00 10:00 13:00
 Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Priscila Garcia De Mello 1°
8/10/2014 08:00 10:00 13:00
Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Rosemery Marlowa Gomes De Paula 1°
 8/10/2014 08:00 10:00 13:00
 Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Icaro Rodrigues Da Rocha 2° 8/10/2014 08:00 10:00 13:00
 Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Regis Luiz Guerra Zampa 2° 8/10/2014 08:00 10:00 13:00
Professor De Educacao Basica - Nível I - Grau A Talita Goncalves De Moura 3° 8/10/2014 08:00 10:00 13:00

Mais 23 metroviários de SP são readmitidos e a luta continua pelos sete que faltam

A tentativa do governador Alckimyn de destruir a organização dos metroviários não deu certo. A categoria manteve-se unida, a solidariedade da classe foi enorme e os demitidos estão retomando seus empregos. 

Os metroviários de São Paulo obtiveram mais uma importante conquista na campanha pela readmissão dos 42 demitidos pelo Metrô, na última greve realizada pela categoria. Nesta terça-feira (30/09), mais 23 trabalhadores foram readmitidos através de liminar da justiça. Somam-se assim aos outros 12 que já tinham sido reintegrados. Agora faltam sete e a campanha pela readmissão de todos continua.

O presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino Prazeres, divulgou nota em que ressalta mais essa conquista contra “os desmandos” do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e seu secretário de Transporte Jurandir Fernandes.

Altino parabenizou a categoria que se uniu e manteve a solidariedade aos companheiros demitidos. Agradeceu as centenas de moções de apoio à luta, cuja campanha segue até a readmissão de todos. “Viva à luta dos metroviários e metroviárias de São Paulo, viva à readmissão dos nossos demitidos. Faltam sete e vamos atrás com toda a força. Viva a solidariedade de classe”, finalizou o metroviário.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Governo pretende terceirizar contratação de professores federais via Organização Social

Absurdo! Esse é um ataque sem precedentes à educação pública superior e abre caminho para que isso aconteça também na educação básica. Devemos  repudiar essa intenção do MEC para que não seja efetivada. 

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, declarou recentemente, em um debate sobre educação superior, que a Capes, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) pretendem criar uma Organização Social (OS) para contratar docentes para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Valendo-se da argumentação falaciosa de que o Regime Jurídico Único (RJU) contrata professores “por 30 anos e não manda ninguém embora”, e de que a OS garantiria e facilitaria a contratação de grandes pesquisadores estrangeiros, a Capes propõe, na verdade, a terceirização do trabalho dos professores das Ifes.

Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, critica as declarações do representante da Capes.“Essa proposta agride o processo democrático de seleção de professores por meio de concursos públicos. Também agride a autonomia universitária, pois tira das mãos da universidade o controle do processo de seleção de seus docentes”, ressalta.

Respondendo à afirmação de Jorge Guimarães de que os concursos públicos para professores são “um jogo de cartas marcadas”, Paulo Rizzo defende novamente a autonomia universitária. “Na verdade eles querem, via OS, fazer um jogo de cartas marcadas. Ao invés do concurso com regras claras, definidas por cada instituição, com pontos e bancas definidos pelos colegiados de departamento, com direito de recursos aos candidatos, querem a escolha pela gerência de uma OS. Quem disse que a gerência não será corporativista? Quem escolherá os melhores quadros?”, questiona o presidente do ANDES-SN.

Proposta de Terceirização

A proposta de terceirização veio à tona em um evento recente que contou com a participação de Jorge Guimarães e do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, o Simpósio Internacional sobre Excelência no Ensino Superior promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (22), Guimarães afirmou que Capes, MEC e MCTI estão planejando a criação de uma OS para gerir a contratação de docentes. Segundo o presidente da Capes, os dois ministérios já, inclusive, aprovaram a criação da OS.

“O ministro [da Educação, José Henrique] Paim e o ministro [da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio] Campolina estão nos autorizando a fazer uma organização social para contratar, saindo do modelo clássico que demora e que nem sempre acerta muito”, disse Guimarães, segundo matéria publicada pela Agência Brasil. A medida, segundo ele, teve bons resultados no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que é uma OS, e recebe recursos reajustados anualmente para pagar profissionais vindos de fora.

Para Guimarães, a proposta de terceirização pode atrair docentes estrangeiros às universidades brasileiras – o que internacionalizaria as instituições. Guimarães também afirma que os exemplos de autarquias que abriram mão da contratação de servidores por meio do RJU são positivos, já que o sistema de contratação vigente “não está funcionando”.

Paulo Rizzo aponta que o presidente da Capes parece “esquecer” que a contratação de professores estrangeiros já é, além de constitucional, fato comum e corriqueiro nas universidades federais, tornando desnecessária a criação de uma OS para esse fim. “Na verdade, temos que oferecer uma carreira e uma política salarial atrativas para contratar os docentes, sejam brasileiros ou estrangeiros, por meio do Regime Jurídico Único”, reforça.

*Com informações de Agência Brasil, Jornal da Ciência-SBPC e O Globo.

Fonte: ANDES-SN