sábado, 31 de agosto de 2013

SindUte da Zona da Mata paralisa BR 040 e afirma: Chega de Anastasia!






































Foto: Tribuna de Minas


Sob coordenação da Subsede de Juiz de Fora, as subsedes da Zona da Mata realizaram ontem, Dia Nacional de Lutas da Classe  Trabalhadora, um grande protesto na BR 040. Cerca de 200 trabalhadores, entre eles 100 da educação estadual, paralisaram o trânsito na rodovia por cerca de três horas. 
O protesto radicalizado teve um objetivo muito claro: exigir a mudança na política econômica dos governos Federal, Estadual e Municipal.
 A maior parte do orçamento público fica com os banqueiros, grandes empresários, empreiteiros e políticos corruptos. Exigimos de Dilma, Anastasia e Bruno investimento em saúde, educação, transporte coletivo, moradia, saneamento básico, reforma agrária, creches, lazer e cultura para a classe trabalhadora.
Mas, o recado mais claro dado nessa manifestação foi ao governador Anastasia: Não suportamos mais o autoritarismo, a opressão e os desmandos desse governo. Uma grande faixa foi aberta na rodovia com uma frase que sintetiza toda a indignação dos trabalhadores em educação de Minas: Chega de Anastasia!
Dia 23 de setembro tem uma nova negociação com esse governo que tanto detestamos. Até lá novas ações serão realizadas pelos educadores para pressionar Anastasia a negociar de verdade, com o respeito que merecemos.
Participaram da manifestação na BR as subsedes de Juiz de Fora, Ubá, São João Del Rey, Leopoldina, Além Paraiba, Volta Grande, Barbacena, Conselheiro Lafaieti, Carangola, Muriaé, Ponte Nova, além de movimentos de trabalhadores da cidade como os bancários, Sinpro, metalúrgicos, cal centers, texteis e a ANEL pelo movimento estudantil.   

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

As manifestações de junho, as greves de julho e agora 30 de agosto.Vamos continuar a pressão sobre Anastasia

O SindUte está organizando uma grande manifestação com concentração as 7:30. A tarde haverá outra grande manifestação no centro de Juiz de Fora com concentração as 15h na escadaria na Câmara. Participe, vamos transformar nossa indignação e ação concreta. É hora de dizer: Chega de Anastasia!


terça-feira, 27 de agosto de 2013

FAZER GREVE NA 6ª FEIRA NÃO GERA CORTE NO SÁBADO E DOMINGO

Veja os exemplos contidos no Despacho Normativo MG/11/08/80, que regulamenta o artigo 100 da lei 869/52 (Fonte: Manual do Secretário Escolar. Cada escola tem um exemplar, consulte na secretaria da sua escola):

6ª feira, sábado e domingo - 1 falta
Sábado, domingo e 2ª feira - 1 falta

Essa informação desmente o boato de desconto de três dias no caso de paralisação nas 6ªs ou 2ªs feiras

NÃO VAMOS TEMER O CORTE DE PONTO. SÓ A NOSSA LUTA POLÍTICA PODE DERRUBAR ESSA MEDIDA DITATORIAL DE ANASTASIA

TODOS À PARALISAÇÃO NACIONAL DO  DIA 30/08.

VAMOS FAZER UMA MANIFESTAÇÃO DE IMPACTO EM JUIZ DE FORA. CONCENTRAÇÃO AS 7:30 NA ESCADARIA DA CÂMARA.
CHAMEM OS COLEGAS DA ESCOLA. VAMOS SACUDIR O GOVERNO DE MINAS

PARA TER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: FORA ANASTASIA

domingo, 25 de agosto de 2013

REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ESCOLA



Dia: 26/08 – 2ª feira - 15h e 18h

     Local: Subsede – Rua Mister Moore, 157 sala 107

Pauta:
 1-            Esclarecimentos sobre Campanha Salarial
2-            Paralisação Nacional dia 30/08
3-            Informes Gerais

 CADA ESCOLA DEVE ENVIAR UM REPRESENTANTE POR TURNO.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sind-UTE/MG recorre à Justiça para garantir posse dos concursados

A cada momento o governo Anastasia/Gazolla encontra novas formas de aumentar a opressão sobre os trabalhadores em educação. 
Reprovar em exame médico professores que já dão aulas há anos na rede estadual é uma forma de negar os problemas que as precárias condições de trabalho acarretam na saúde do educador mineiro. O método de culpabilizar os trabalhadores pelos problemas da rede é uma forma extremamente perversa de eximir o governo  da responsabilidade pela garantia de uma educação de qualidade. É por essas e outras ações de opressão que temos que dizer: Fora Anastasia!
Os concursados da região de Juiz de Fora que foram, ou possam ser, impedidos de tomar posse por motivo de reprovação nos exames médicos devem procurar a subsede pelo telefone 32164963 ou na sede do sindicato à rua Mister Moore, 157, sala 107.

Sindicato questiona a prática do Governo em considerar concursados inaptos


O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) denuncia o Governo, que tem, por meio da sua perícia médica, considerado inaptos, grande número de concursados, o que inviabiliza a posse dos mesmos.

O Departamento Jurídico do Sindicato tem entrado com ação ordinária com pedido de liminar na Vara da Fazenda Pública no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, solicitando que esses concursados tomem posse e que os exames de inaptos sejam convertidos para aptos. A Justiça já concedeu algumas decisões favoráveis, de acordo com a advogada Suzane Bauer Mariotini. Segundo ela, são várias as justificativas para os fonoaudiólogos concederem o laudo de inaptos, sob alegação, por exemplo, de que o profissional tem voz rouca.

Um caso em especial a advogada julga revoltante. Uma educadora, que trabalha no Estado há mais de 10 anos e que passou no último concurso. Ela teve câncer, passou por vários procedimentos médicos, tratamentos, e agora conta com laudo médico atestando ter superado a doença. Esta trabalhadora em educação está sendo proibida de tomar posse, considerada inapta, em função da doença que já superou.

A advogada explica que esta decisão é fruto de preconceito, uma ação ilegal e repugnante. “Má vontade e retaliação em relação ao concurso – assim a advogada traduz o episódio. No caso desta educadora, já houve superação à doença, mas pessoas que tenham problemas de saúde não são impedidas de trabalhar, a não ser quando haja esse tipo de recomendação médica. Por outro lado, é também ‘curioso’ que, grande parte dos concursados que estão recebendo atestado de inaptos são, atualmente, educadores contratados ou efetivados, e o mais agravante é que destes, muitos sequer se licenciaram, nunca apresentaram um atestado médico. É uma falta de respeito, estou no Sindicato há oito anos e é a primeira vez que vivencio este tipo de situação”, informa Suzane Mariotini.

Para a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a reprovação dos concursados nas perícias médicas que está acontecendo em todo o estado tem provocado revolta na categoria.  “A questão retrata, mais uma vez, o verdadeiro descaso do Governo para com os trabalhadores em educação. Trata-se de uma política de desrespeito, são situações absurdas, ilegais, desumanas. É uma forma do Governo fazer economia. Ou seja, é melhor manter esses trabalhadores (contratados ou efetivados), do que admiti-los com todos os direitos garantidos por lei. Estamos indignados e esperamos que a justiça prevaleça!

Beatriz Cerqueira informa ainda que os concursados que se sentirem prejudicados no que diz respeito à perícia médica, que tem impedido alguns trabalhadores em educação em tomar posse, que procurem o Sind-UTE/MG, que continua ajuizando essas ações.

Para o ajuizamento das ações são necessários os seguintes documentos: procuração; declaração de hiposuficiência; xerox de identidade e CPF; laudo do exame pré-admissional que considerou o servidor inapto; laudo de outro médico que ateste que o servidor está apto; o recurso do exame médico e a resposta do recurso.

domingo, 18 de agosto de 2013

Adiada a votação do PL 4330, das terceirizações. Vamos fortalecer o 30 de agosto para barrá-lo de vez!



Vencemos uma batalha, mas a guerra ainda não acabou.
 
Dia 14/08,  fruto da pressão que vem sendo feita por diversas entidades que representam os trabalhadores, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou o adiamento da votação, que estava marcada para hoje, do PL (projeto de lei) 4330 para início de setembro.
Se aprovado, o projeto permitiria a consolidação da terceirização em todos os setores provocando o avanço da superexploração ao trabalhador, desregulamentando todos os direitos que hoje são garantidos pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) 

 Fortalecer 30 de agosto 
 “Esta é uma vitória importante, pois permite que os trabalhadores ganhem mais tempo e fortaleçam a paralisação nacional do dia 30 de agosto para barrar de vez esse projeto”, disse o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, que estava em Brasília para pressionar contra a aprovação do projeto
 O dia 30 de agosto deve ser um passo importante nessa luta. Por isso, é necessário parar o país e exigir a rejeição, retirada ou arquivamento deste projeto de lei, assim como defender as demais reivindicações  apresentadas pelas centrais sindicais

 Romper as negociações
 Outro passo importante para conquistarmos de uma vez o arquivamento do projeto das terceirizações é cobrando que as direções das centrais sindicais CUT, Força Sindical e UGT se retirem imediatamente das negociações acerca do conteúdo deste PL
 Esse Fórum Quadripartite (governo, empresários, centrais sindicais, e parlamentares) não tem sentido. O objetivo desse projeto é aprofundar a superexploração do trabalho no Brasil. Precisa ser rechaçado. Não pode ser negociado


Vamos, sim, preparar a Paralisação Nacional de 30 de agosto!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Anastasia não cumpre o anunciado em julho, sindicato pressiona e nova data é marcada para 23/09



Não foi sem surpresa, mas com muita indignação que os trabalhadores em educação reunidos em assembleia estadual ontem (14/08) receberam da direção estadual a notícia de que Anastasia não cumpriu com o que havia anunciado no dia 18/07. Nessa data o governo anunciou que receberia os sindicatos na última terça feira para informar o reajuste salarial e o descongelamento da carreira.
Até mesmo os sindicatos e associações da área da educação, que não têm um histórico de enfrentamento com o governo mas participam das reuniões, externaram ontem sua indignação diante da negativa do governo em cumprir o que havia prometido. Diante da indignação e da pressão do SindUte o governo marcou para o dia 23/09  uma  nova data de anúncio do descongelamento do salário e  da carreira (vejam no site da SEE)
Até lá foi, como foi aprovado na assembleia teremos um calendário de atividades. A próxima será no dia 30/08, dia nacional de paralisações da classe trabalhadora convocada pelas principais centrais sindicais do país. Aqui em Juiz de Fora será realizada uma manifestação com participação de  todas as subsedes da Zona da Mata. A direção da Subsede enviará às escolas e publicará nas redes sociais o local e hora dessa manifestação.
Foi aprovado também participação da categoria no Grito dos Excluidos no dia 07/09 e uma nova paralisação dia 24/09.
Não daremos trégua ao governo Anastasia. Exigimos que ele cumpra com o que fala e publica na imprensa e em seu site. Dia 23 de setembro  queremos o descongelamento do nosso salário e da nossa carreira.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

domingo, 11 de agosto de 2013

Conselho da CNTE adere à greve de 30/8, rechaça PL das terceirizações e exige saída da CUT da negociação

Essas decisões da CNTE  põe a nossa Confederação no rumo certo: o de defender a classe trabalhadora. O PL das terceirizações tem que ser arquivado e a CNTE está correta em exigir a saída da CUT, central á qual é filiada, da comissão que quer fazer "melhorias" no PL, como se isso fosse possível." Melhorias" nesse caso seriam uma saída  para manter os interesses dos empresários contra os trabalhadores.
Vamos parar a classe trabalhadora em todo o país dia 30/08 para exigir dos governos a mudança da política econômica. Queremos o dinheiro que está indo para o bolso dos banqueiros, dos grandes empresários e dos políticos corruptos para a educação, saúde,  transporte, moradia, reforma agrária e aposentadoria.
 
 

Nos dias 8 e 9 de agosto aconteceu o Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. O encontro, que reúne as principais entidades nacionais de trabalhadores em educação básica do país, aprovou a convocação e participação da paralisação nacional das centrais sindicais, marcada para o dia 30 de agosto.

O Conselho deliberou, ainda, a respeito de duas resoluções sobre o Projeto de Lei (PL) 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB/GO), o chamado “PL das terceirizações”, que amplia o modelo precário de trabalho para atividades essenciais em empresas públicas e privadas.

A exigência de que a CUT se retire do processo de negociação em torno do projeto e também do Fórum Quadripartite – que reúne centrais sindicais, governo, empresários e parlamentares para “negociar” o texto final do PL – foi aprovada nessa sexta-feira (9) no Conselho Nacional de Entidades do CNTE.

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde deve ser votado no dia 13 de agosto. Se aprovado, segue para o Senado. Enquanto tramita nos corredores do congresso, a pressão por seu arquivamento vem ganhando força. Além de ter sido uma das reivindicações da paralisação geral de 11 de julho e estar na pauta também do dia 30 de agosto, o último dia 6 de agosto foi marcado por mobilização nacional contra o PL 4330, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Para Joaninha, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), “a reunião representou grande avanço ao definir a participação conjunta com os demais trabalhadores da categoria no calendário nacional de lutas”. “É obrigação democrática das entidades estaduais e municipais filiadas à CNTE encaminharem a paralisação nacional dos trabalhadores em educação no dia 30 de agosto”, observou, completando que foi também “de grande importância a aprovação por unanimidade da exigência de que a CUT saia da negociação. Queremos arquivar esse PL”.  



Conselho da CNTE adere à greve de 30/8, rechaça PL das terceirizações e exige saída da CUT da negociação

09/08/2013

 0

Nos dias 8 e 9 de agosto aconteceu o Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. O encontro, que reúne as principais entidades nacionais de trabalhadores em educação básica do país, aprovou a convocação e participação da paralisação nacional das centrais sindicais, marcada para o dia 30 de agosto.

O Conselho deliberou, ainda, a respeito de duas resoluções sobre o Projeto de Lei (PL) 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB/GO), o chamado “PL das terceirizações”, que amplia o modelo precário de trabalho para atividades essenciais em empresas públicas e privadas.

A exigência de que a CUT se retire do processo de negociação em torno do projeto e também do Fórum Quadripartite – que reúne centrais sindicais, governo, empresários e parlamentares para “negociar” o texto final do PL – foi aprovada nessa sexta-feira (9) no Conselho Nacional de Entidades do CNTE.

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde deve ser votado no dia 13 de agosto. Se aprovado, segue para o Senado. Enquanto tramita nos corredores do congresso, a pressão por seu arquivamento vem ganhando força. Além de ter sido uma das reivindicações da paralisação geral de 11 de julho e estar na pauta também do dia 30 de agosto, o último dia 6 de agosto foi marcado por mobilização nacional contra o PL 4330, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Para Joaninha, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), “a reunião representou grande avanço ao definir a participação conjunta com os demais trabalhadores da categoria no calendário nacional de lutas”. “É obrigação democrática das entidades estaduais e municipais filiadas à CNTE encaminharem a paralisação nacional dos trabalhadores em educação no dia 30 de agosto”, observou, completando que foi também “de grande importância a aprovação por unanimidade da exigência de que a CUT saia da negociação. Queremos arquivar esse PL”. 


- See more at: http://cspconlutas.org.br/2013/08/conselho-da-cnte-adere-a-greve-do-dia-30-rechaca-pl-das-terceirizacoes-e-exige-saida-da-cut-da-negociacao/#sthash.Yz8pIM1e.dpuf

Conselho da CNTE adere à greve de 30/8, rechaça PL das terceirizações e exige saída da CUT da negociação

09/08/2013

 0

Nos dias 8 e 9 de agosto aconteceu o Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. O encontro, que reúne as principais entidades nacionais de trabalhadores em educação básica do país, aprovou a convocação e participação da paralisação nacional das centrais sindicais, marcada para o dia 30 de agosto.

O Conselho deliberou, ainda, a respeito de duas resoluções sobre o Projeto de Lei (PL) 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB/GO), o chamado “PL das terceirizações”, que amplia o modelo precário de trabalho para atividades essenciais em empresas públicas e privadas.

A exigência de que a CUT se retire do processo de negociação em torno do projeto e também do Fórum Quadripartite – que reúne centrais sindicais, governo, empresários e parlamentares para “negociar” o texto final do PL – foi aprovada nessa sexta-feira (9) no Conselho Nacional de Entidades do CNTE.

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde deve ser votado no dia 13 de agosto. Se aprovado, segue para o Senado. Enquanto tramita nos corredores do congresso, a pressão por seu arquivamento vem ganhando força. Além de ter sido uma das reivindicações da paralisação geral de 11 de julho e estar na pauta também do dia 30 de agosto, o último dia 6 de agosto foi marcado por mobilização nacional contra o PL 4330, com atividades em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Para Joaninha, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), “a reunião representou grande avanço ao definir a participação conjunta com os demais trabalhadores da categoria no calendário nacional de lutas”. “É obrigação democrática das entidades estaduais e municipais filiadas à CNTE encaminharem a paralisação nacional dos trabalhadores em educação no dia 30 de agosto”, observou, completando que foi também “de grande importância a aprovação por unanimidade da exigência de que a CUT saia da negociação. Queremos arquivar esse PL”. 


- See more at: http://cspconlutas.org.br/2013/08/conselho-da-cnte-adere-a-greve-do-dia-30-rechaca-pl-das-terceirizacoes-e-exige-saida-da-cut-da-negociacao/#sthash.Yz8pIM1e.dpuf