domingo, 24 de março de 2013

SRE convoca professores

Os aprovados para os cargos de professor de língua portuguesa e de língua estrangeira moderna/inglês devem comparecer à Superintendência Regional de Ensino (SRE), na próxima terça-feira, dia 26, munidos dos documentos solicitados no item 14.3 do edital Seplag 01/2011. Os selecionados para Juiz de Fora devem estar no local às 9h; e para outros municípios da regional, às 14h. A SRE fica na Rua Espírito Santo 1.115, 26º andar, no Centro. Dúvidas podem ser retiradas pelo telefone (32) 3312-8182.

Fonte: Tribuna de Minas 

Veja a convocação conforme publicado no site da SRE Juiz de Fora:

 A Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, situada na Rua Espírito Santo, 1115, 26º andar - convoca para escolha de vagas/posse os servidores nomeados no diário oficial do dia 05/03/2013, para os seguintes cargos/municípios:

Juiz de Fora - no dia 26/03/13 às 09 horas

Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna – Inglês

Municípios da SRE/Juiz de Fora - no dia 26/03/13 às 14 horas

Língua Portuguesa: Belmiro Braga, Chiador, Ewbank Da Câmara,  Lima Duarte, Matias Barbosa, Pedro Teixeira, Santana Do Deserto, Santos Dumont.

Língua Estrangeira Moderna – Inglês: Bicas, Goianá, Santos Dumont.

OBS.: Os candidatos deverão apresentar no ato da posse a documentação exigida no item 14.3 do Edital SEPLAG/SEE Nº 01/2011.

sábado, 23 de março de 2013

Tribuna de Minas: Alunos da rede estadual tomam ruas do Centro

Movimento para denunciar problemas nas escolas começou por volta das 7h, provocou retenções nas principais vias e chamou a atenção da população 

 

Estudantes de oito colégios da rede estadual tomaram as ruas do Centro em protesto na manhã desta sexta-feira (22). Entre os participantes do movimento unificado pela melhoria nas condições de ensino estavam alunos das escolas estaduais Batista de Oliveira, Delfim Moreira (Grupo Central), Duarte de Abreu, Duque de Caxias, Estevão de Oliveira, Fernando Lobo, Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) e Juscelino Kubitschek (JK). O ato também contou com apoio de movimentos estudantis e sindicais, além de alguns pais e professores, provocando retenções nas principais vias da região central.



 Confira a matéria completa em: Sindute - JF

quinta-feira, 21 de março de 2013

Educação nomeia mais três mil professores aprovados no último concurso público



21 de Março de 2013

Mais um grupo de professores aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) teve suas nomeações publicadas no Diário Oficial dos Poderes do Estado nesta quinta-feira (21-03). Neste segundo lote de publicações, foram nomeados três mil docentes, para os cargos de Professor de Educação Básica nas disciplinas de Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna Espanhol, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia.

No primeiro lote de publicações, em 05 de março, foram nomeados 1.761 professores. Com os três mil desta segunda leva, já são quase cinco mil os docentes nomeados. O restante das nomeações continuará sendo publicado em grupos, de modo a facilitar a realização dos exames admissionais dos novos servidores. Até julho deste ano, serão nomeados cerca de 11,7 mil professores.

A disciplina na qual houve o maior número de candidatos nomeados até agora foi Matemática. Das 1.476 vagas colocadas à disposição no último concurso, em todas as regiões do Estado, 1.252 já tiveram seus candidatos nomeados. Para os cargos de professores de Física (503 vagas), Inglês (386 vagas), Espanhol (58 vagas) e Português (946 vagas), todas as vagas disponíveis em edital já foram preenchidas com as respectivas nomeações.

Uma vez publicada a nomeação, o aprovado deve se submeter a exame médico pré-admissional, a ser realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As perícias são realizadas em unidade central ou unidades regionais da Superintendência e o cronograma de convocação dos candidatos é divulgado no ambiente do site da Seplag dedicado a informações sobre o concurso público. É de responsabilidade do candidato acompanhar o cronograma de realização dos exames no site da Seplag.

No dia da perícia, o candidato deve apresentar uma série de documentos, além dos resultados de exames laboratoriais exigidos em edital. A lista dos exames exigidos, assim como todas as informações necessárias sobre a perícia média podem ser encontradas na nota de esclarecimento 06, disponível no site da Seplag. Recomenda-se que o candidato leia atentamente esse documento assim que sua nomeação for publicada.

A listagem com data e horário de perícia dos candidatos nomeados deve ser divulgada na próxima segunda-feira (25-03) e a previsão para início dos exames admissionais é dia 03-04. Os candidatos nomeados devem providenciar todos os exames exigidos no item 1.3 da nota de esclarecimento nº6. Para outras informações os candidatos podem entrar em contato com a SCPMSO pelo telefone (31) 3239-6310 ou pelo e-mail scpmso.informa@planejamento.mg.gov.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Trecho retirado de texto publicado no site da SEE.

Ato Unificado dos Estudantes das Escolas Públicas



Os alunos das escolas Normal, Delfim Moreira (Grupo Central), Duque de Caxias, Estevão de Oliveira, Francisco Bernardino e Duarte de Abreu, juntamente com o Sindute - JF convocam alunos, professores, pais, apoiadores e trabalhadores da educação para um ATO UNIFICADO SEXTA-FEIRA, DIA 22/03 ÀS 7 HORAS com concentração na porta da ESCOLA NORMAL para denunciarem a falta  de professores nas escolas, salas superlotadas, enturmação e as péssimas condições das estruturas físicas das escolas.


Mobilize a sua escola e venha participar do Ato conosco.


SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Anel divulga nota em repúdio aos trotes racistas e machistas feitos na UFMGAnel divulga nota em repúdio aos trotes racistas e machistas feitos na UFMG

Na última sexta-feira (15)  estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foram submetidos a um trote chocou com seu racismo, machismo e fascismo escancarado.

Em fotos postadas no Facebook, uma caloura aparece acorrentada, pintada com tinta preta e com uma plaquinha pendurada no pescoço com os dizeres “Caloura Chica da Silva”, evidenciando uma ridicularização das mulheres negras e fazendo menção a escravidão. Outros calouros foram amarrados em uma pilastra e um deles tinha um pintura no rosto semelhante ao do ditador alemão Adolf Hitler.

A Anel (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre) divulgou nota repudiando o ocorrido.

 Veja abaixo a nota feita pela Comissão Executiva Estadual – Minas Gerais, da Anel:

Foto retirada da página do facebook da Anel Minas Gerais

Não passarão! Chega de trotes machistas, racistas e homofóbicos na UFMG

Não é de hoje que os trotes nas universidades além de oprimirem os calouros, mostram um caráter racista, machista e homofóbico. Na Faculdade de Direito, esses trotes são recorrentes. Todos os semestres a Charanga do Direito faz músicas machistas e homofóbicas e esse semestre o racismo foi a marca registrada do último trote.

Na última sexta-feira, um trote racista e machista voltou a acontecer. Entre vários acontecimentos durante o trote, aonde meninas tiveram que beber bebida alcoólica em um funil com formato de pênis, duas fotos postadas no facebook chocaram com seu racismo escancarado. Em uma delas aparece uma caloura acorrentada, pintada com tinta preta e uma plaquinha pendurada no pescoço com os dizeres “Caloura Chica da Silva”, evidenciando uma ridicularização das mulheres negras e fazendo menção a escravidão. Em outra foto aparecem três garotos fazendo gestos que remetem ao facismo, e um deles, com o bigode do Hitler, sorria para a foto enquanto um calouro estava amarrado a uma pilastra.



Acreditamos que o movimento estudantil não pode se calar diante de fatos como esse na Universidade. A juventude negra não se encontra na universidade, aliás muito distante do acesso a educação pública e de qualidade, a juventude negra está sendo assassinada todos os dias nas periferias da cidade. É dever do movimento estudantil  lutar por uma sociedade justa, em que  não haja diferença entre raças ou gêneros. Para isso, é necessário combater essas práticas na universidade, que nada acrescentam, apenas oprimem e inferiorizam pessoas por sua raça, gênero ou orientação sexual.

Por isso, a ANEL faz um chamado a todas as organizações do movimento estudantil da UFMG, aos coletivos, entidades e todos os estudantes que, de uma forma ou de outra, se sentiram violentados com o ocorrido, para uma reunião na próxima terça-feira (19/03) às 12h junto com o CAAP na faculdade de direito. E outra às 17 horas na arena da FAFICH.

Sejamos coerentes na luta por uma universidade e sociedade melhor, combatamos toda e qualquer forma de opressão!

Fonte: CSP-Conlutas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Direção da CUT defende desconto de Imposto Sindical

A direção da Subsede/JF é contrária a esse desconto compulsório. Defendemos a contribuição consciente e voluntária através da filiação ao sindicato, por isso aprovamos a atitude da CSPConlutas, única Central a se colocar contra o imposto sindical.

Centrais Governistas exigem e governo manda cobrar o imposto sindical dos servidores públicos 

As centrais sindicais governistas conseguiram o que tanto queriam: a normativa do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), de 14 de janeiro de 2013, que desobrigava os servidores públicos ao pagamento do imposto sindical, foi suspensa por 30 dias. 

Para o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Paulo Barela, a audiência pública convocada pelo governo, realizada no dia 25 de fevereiro, cumpriu o papel de atender a vontade e demandas dessas centrais governistas que só estão interessadas no dinheiro do imposto. “Foi um teatro! Nem fomos convidados, tivemos que forçar nossa presença na audiência e agora está muito claro que o governo precisava da cumplicidade das Centrais pelegas para impor esse famigerado imposto”, explicou. 

A CSP-Conlutas foi a única central que se posicionou contra a cobrança de imposto sindical dos servidores. “Nossa Central defende que a cobrança do imposto sindical deve ser banida tanto no setor público quanto no setor privado. Defendemos o financiamento feito voluntariamente pelos trabalhadores e o autofinanciamento das entidades sindicais. Somos contra o pagamento do imposto, pois este está sob a tutela do Estado e compromete a independência dos sindicatos frente aos governos e patrões”, disse Barela. 

O dirigente também destacou o papel da CUT nesse episódio. Essa Central criticou a postura unilateral do governo ao não discutir com as centrais sobre o tema e propôs que fosse suspensa a normativa e que o assunto fosse rediscutido no Conselho Bipartite formado pelo MTE e as centrais governistas. Foi o que ocorreu. Entretanto, ao defender a suspensão da norma atual, a CUT fez coro com as outras centrais, uma vez que voltará a ter efeito a norma anterior, editada pelo então ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Dessa forma, a CUT, que já se recusou a assinar os materiais da Campanha pela Anulação da Reforma da Previdência-2003, aprovada sob um forte esquema de corrupção, o chamado “mensalão”, agora, em aliança com as demais centrais, apoia um novo ataque aos direitos dos servidores públicos. 

Para Barela, a CUT cumpriu um papel nefasto.  “Essa Central defendeu a suspensão da instrução normativa garantindo mais um saque ao bolso do trabalhador”. Na verdade, a suspensão da medida vale por 30 dias a partir de sua publicação, mas a obrigação do desconto do imposto sindical tem prazo até 30 de março, ou seja, dentro do período da suspensão.  Isso significa que, ao final da validade do período de suspensão, e se não houver acordo, volta a valer o não desconto, porém, o desconto já terá sido efetuado.“A CUT faz uma propaganda contra a cobrança do imposto sindical, mas o grosso de sua receita tem origem nessa fonte de arrecadação. A partir dessa fonte financeira, essa Central sustenta os ataques do governo contra os trabalhadores. Temos que alertá-los sobre isso para terem consciência de quem os representa”, frisou o dirigente da CSP-Conlutas. 

Barela ressaltou que a Central vai continuar sua denuncia contra a suspensão, pois a cobrança de imposto sindical para os servidores é inconstitucional. “Vamos orientar os servidores de nossa base sobre esse ataque, vamos recorrer a todas as alternativas de resistência, inclusive as judiciais para barrar essa suspensão”, ressaltou.  

O representante da Central  afirmou ainda que para os sindicatos da base da CSP-Conlutas, na medida em que houver o desconto obrigatório, esse valor deverá ser devolvido para os trabalhadores. 

 Segundo Barela, enquanto as “centrais oficiais” discutem o conteúdo jurídico-constitucional das normas expedidas no MTE , a CSP-Conlutas vai além. “A nossa Central discute o conteúdo político desse tipo de imposição do Estado, que só serve para sustentar direções burocráticas, que não têm compromisso nenhum com a organização e a luta dos trabalhadores para defender seus direitos frente ao capitalismo”. 

 De acordo com o dirigente, as centrais sindicais governistas só estão interessadas nos mais de 11 milhões de servidores passíveis de contribuição. “Elas estão de olho nos milhões de reais que sairão dos salários dos funcionários públicos, assim como já fazem em relação aos trabalhadores do setor privado”, completou. 

Barela salientou que a CSP-Conlutas vai continuar lutando ao lado dos trabalhadores contra a cobrança do imposto sindical que burocratiza as relações entre sindicato e trabalhadores. “Nós, da CSP-Conlutas, gostaríamos de ver o mesmo ímpeto dessas centrais nas lutas que verdadeiramente são de interesse dos trabalhadores como a marcha do dia 24 de abril em Brasília”, desafiou. 

Entenda esse ataque - A norma executiva de 2013 foi editada pelo ministro do MTE, Carlos Daut Brizola, após parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) que questiona a validade constitucional de outra instrução normativa de 2008, do então ministro do MTE, Carlos Lupi, que estendeu a obrigação de pagar imposto sindical também aos servidores públicos. 

As centrais sindicais Força Sindical, CTB, Nova Central, CSB, CGTB, UGT se posicionaram a favor do pagamento do imposto e alegam que os trabalhadores, independente de serem do setor público ou privado, tem que contribuir, por isso, a lei que impõe a contribuição sindical compulsória tem que valer para todos.
Fonte: CSP-Conlutas

sábado, 16 de março de 2013

Protestos de estudantes no Centro e na Zona Sudeste

Alunos da Duarte de Abreu se manifestam na porta da escolaEstudantes das escolas estaduais Duarte de Abreu, Delfim Moreira (Grupo Central) e Instituto Estadual de Educação (Escola Normal) realizaram mais protestos no início da manhã desta sexta-feira (15). Enquanto os alunos do Central e da Escola Normal se uniram em um movimento que percorreu algumas ruas do Centro da cidade, cerca de 50 pessoas se mobilizaram na porta da Duarte de Abreu, no Bairro Vitorino Braga, Zona Sudeste. De acordo com os participantes da ação realizada no Centro, o intuito foi reforçar os pedidos - que vêm sendo feitos durante toda a semana - de melhorias nas instituições de ensino.

Na Duarte de Abreu, os estudantes se queixam da falta de mobiliário para que possam acompanhar as aulas. Segundo eles, não há número suficiente de mesas e cadeiras nas salas. Fotos tiradas pelos alunos também mostram janelas quebradas, latas com água acumuladas e mobiliário antigo quebrado e exposto ao tempo. Na última quarta-feira, alguns alunos já haviam denunciado a situação e registrado boletim de ocorrência. Na ocasião, a assessoria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) disse que uma equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) vai apurar junto à escola o problema para adotar as medidas necessárias. Já a direção do colégio informou que há falta de cerca de 20 carteiras, mas disse que elas estariam disponíveis aos alunos ainda esta semana.

Nesta sexta-feira, a SEE informou que, desde o ano passado, recursos da ordem de R$170 mil foram empregados na reforma do telhado e do banheiro dos alunos da Escola Estadual Duarte de Abreu. Além disso, no fim de 2012, outros R$160 mil foram liberados para obras gerais, que estão em fase licitação. A SRE fez levantamento do mobiliário necessário e o processo de entrega teria sido iniciado nesta sexta.

Fonte: Tribuna de Minas


 Mobiliário se acumula exposto ao tempo

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sindute convoca manifestação unificada



Alunos se unem em novo protesto
Por Tribuna

Estudantes de diversas instituições de ensino da rede estadual vão realizar uma manifestação unificada com o objetivo de chamar atenção para os problemas verificados em algumas escolas da cidade. O protesto acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 7h, em frente ao Instituto Estadual de Educação (Escola Normal), no Centro da cidade. De acordo com os organizadores do movimento, a ação é importante para demonstrar que alunos e docentes estão unidos e não vão se calar enquanto soluções não forem efetivadas.