domingo, 17 de outubro de 2010

França em greve com o espectro de Maio de 1968


Estudantes e operários estão apostados em fazer abortar polémica lei de Sarkozy

Ao início da tarde de ontem, quando já 3,5 milhões de pessoas contestavam na rua, a nível nacional, a política de Sarkozy, o seu primeiro-ministro, François Fillon, garantia na Assembleia Nacional que o Governo está "decidido a levar até ao fim" a reforma em causa. Na véspera, o Senado aprovara, por 174 contra 159 votos, a idade mínima da reforma de 60 para 62 anos. Aprovado foi também o aumento de 65 para 67 da idade mínima para receber na totalidade a pensão de reforma.

Fillon aproveitou a ocasião para acusar a oposição de esquerda de "irresponsabilidade" por ter colocado "jovens de 15 anos na rua", numa alusão à participação de alunos e estudantes no protesto contra Sarkozy, que regista uma baixa na sua popularidade.

Para além da novidade da participação dos jovens estudantes ao lado dos seus professores, as greves foram ontem significativas em dois sectores estratégicos do país: os caminhos-de-ferro e a energia. A Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro revelou, a meio da tarde, que 40% dos seus funcionários estavam em greve - os sin- dicatos elevaram a fasquia para 54% - e que apenas um comboio de alta velocidade (em três) circulava entre Paris e a província. No que toca aos transportes aéreos, foram anulados 30% dos voos no Aeroporto de Roissy e 50% no de Orly, ambos em Paris - cidade cujos transportes paralisaram.

Por outro lado, 11 das 12 refinarias francesas aderiram à greve sem, no entanto, esta paralisação ter tido consequências no aprovisionamento do combustível. O movimento grevista poderá, porém, prolongar-se em algumas delas, assim como noutros sectores da sociedade, se Sarkozy não der sinais de recuo.

A esperança de que aconteçam cedências é partilhada por muitos que recordam como, em Dezembro de 2008, o poder abandonou um projecto de reforma então contestada no ensino secundário e, em 2006, renunciou mesmo a uma lei que já fora votada e que se prendia com os contratos temporários para os jovens.

"Sarko, vamos tratar da tua reforma", foi uma das palavras de ordem gritadas pelos milhares (330 mil, segundo os sindicatos) de manifestantes que desfilavam ao fim do dia em direcção à Bastilha.

Bernard Thibault, secretário- -geral da Confederação-Geral dos Trabalhadores (CGT), considerou o dia de ontem como o "mais forte" em termos de adesão à greve desde que começou o movimento de protesto contra a lei da reforma.

Nova greve de transportes foi já convocada para hoje. Outras greves poderão ocorrer até sábado, dia de novas manifestações.

>> Do jornal francês Libération: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=fr&u=http://www.liberation.fr/societe/01012296412-les-manifs-prennent-un-coup-de-jeune&prev=/search%3Fq%3Djournal%2B%25C3%25A9tudiants%2Breforme%2BFrance%2Bizquierda%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhiDftYGNwSVYTQ1WoGNVng4jRdlFQ



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Apesar dos muitos problemas e das enormes dificuldades, nós educadores, sentimo-nos orgulhosos por exercermos uma profissão de tão relevante função social.
Educar numa sociedade que transforma tudo em mercadoria significa muito mais do que trabalhar o conhecimento, significa de fato, humanizar crianças, jovens e adultos que estão sendo desumanizados pelo mercantilismo e que nesse processo, sem que percebam, vão se transformando em coisas e valorizando o que já foi coisificado. Desmontar essa armadilha que destroi a humanidade é a nossa tarefa e o nosso orgulho.

Parabéns Educadores

Ações em defesa do Ipsemg

O Forum Regional de Sindicatos dos Servidores Públicos continua realizando ações na defesa do Ipsemg. No dia 08/10 (6ª feira passada) a TV Panorama fez uma matéria com sindicalistas e servidores da base da educação sobre os problemas encontrados na prestação se serviços do Ipsemg. Na proxima 3ª feira (19/10) o Forum se reunirá novamente para organizar as próximas ações que são procurar o Ministério Público e elaborar uma análise jurídica.
Continuaremos firmes na unidade dos servidores porque acreditamos que essa unidade será fundamental para pressionar o governo a resolver os problemas do nosso Instituto de Saúde.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Subsede denuncia problemas no Ipsemg

Por iniciativa da direção da Subsede foi fundado o Forum Regional de Representantes dos Servidores Estaduais. Participam desse Forum o SindUte, o SindPol (Polícia civil), o Sindpúblicos, o Sindsaúde e o Sindasp (agentes penitenciários) e a primeira atividade foi a denúncia pública dos problemas que os servidores enfrentam com o Ipsemg.
Após reunião com esses sindicatos foi constatado que todos os servidores de todas as categorias sofrem com o pequeno número de médicos credenciados, o que faz com que pacientes levem meses para conseguir se consultar e com cotas ínfimas para exames complementares, o que faz com que, já nos primeiros dias do mês as cotas acabem. Além disso, há uma enorme burocracia na renovação dos convênios, e os servidores ficam meses sem serem atendidos até que o novo convênio seja liberado.
Representantes do Forum entregaram, ontem, um ofício para o Agente local do Ipsemg solicitando providências urgentes. A imprensa foi chamada, o jornal Tribuna de Minas publicou hoje uma matéria e amanhã será gravado uma outra matéria para a TV Panorama.
O ofício entregue ontem já foi enviado também para o presidente do Ipsemg e para o presidente do Conselho de Beneficiários e nos próximos dias será acionado o Ministério Público.
Estamos também, através do departamento jurídico do SindPol, estudando a possibilidade de ação jurídica, uma vez que os servidores estão sendo lesados em seu direito de usuários.
Na assembleia regional do dia 19/10 daremos novas informações.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ASSEMBLEIA REGIONAL

ASSEMBLEIA REGIONAL



DATA: 19/10/2010 às 9:00h e 17:00h

LOCAL: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

PAUTA: 1 – Informes gerais
2 – Lei do subsídio e reposicionamento