segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ALUNOS DA EE MARIA ELBA SE MOBILIZAM CONTRA FECHAMENTO DE TURMA

Indignados com a determinação da SRE de fechamento de turmas no dia 1º/09, os alunos da EE Maria Elba Braga no bairro Fábrica, fizeram hoje pela manhã uma manifestação na porta da escola e em seguida uma passeata até a superintendência para reivindicar o cancelamento da medida.
Acompanhados por um dos professores da escola, e com a presença da imprensa, os cerca de 60 alunos conseguiram marcar uma audiência com a superintendente para as 14:30h.

REUNIÃO FOI VITORIOSA

Na reunião da tarde, que contou com uma comissão de 4 alunos, 1 professor e 1 diretor do Sind-Ute, a Superintendência, assim como no caso da Escola Normal, voltou atrás de sua decisão inicial e ficou combinado que a escola Maria Elba terá também o prazo até 15/09 para convencer os alunos evadidos voltarem pra escola.
A mobilização dos alunos foi fundamental para a suspensão da medida, uma vez que a escolha de turmas já estava agendada para amanhã. Os alunos continuarão mobilizados e a direção do sindicato irá à escola para conscientizar os trabalhadores da importância da participação de toda a comunidade.
O recuo da SRE no caso do Maria Elba não é apenas pelos alunos que se mobiliziram, mas, principalmente pelo resultado da vitória que houve no IEE e demonstra, mais uma vez, que a unidade dos trabalhadores, alunos e sindicato torna possível enfrentar os ataques do governo.

domingo, 29 de agosto de 2010

Na manhã de ontem os trabalhadores em educação da Escola Normal (IEE) de Juiz de Fora foram informados pela diretora e inspetora que foi suspensa até dia 15/09 a determinação da SRE de fechamento de turmas no período noturno.
Essa notícia deixou os (as) trabalhadores (as) eufóricos (as) porque representa uma vitória importante na queda de braço com a SRE e porque demonstra que com a unidade entre os trabalhadores da escola, alunos e sindicato, é possível alcançar resultados positivos.
A vitória é parcial e a ameça ainda continua. A escola deverá, até o dia 15/09, fazer todos os esforços possíveis para fazer com que os alunos evadidos retornem à escola, porém os trabalhadores, alunos e o Sind-Ute venceram mais um round e ganharam tempo para continuar se organizando e reivindicando o não fechamento das turmas.
As reuniões na escola, as manifestações dos alunos com cobertura da imprensa e a firme intervenção da direção do sindicato, fizeram com que a diretora, a inspetora e a superintendente recuassem da sua posição inicial.
No encontro ontem na escola ficou muito claro que a intenção do governo, representado lá pela inspetora é a de diminuir gastos com a educação sem nenhuma preocupação com o prejuizo pedagógico, com a perda de emprego de trabalhadores e com os transtornos que trariam uma mudança de horário numa escola desse porte a essa altura do ano.
Foi patética a tentativa da inspetora em tentar demonstrar preocupação com a situação e a mesma atrapalhou-se toda quando tentou provar, em vão, que a medida estava respaldada na legislação. O sindicato e os trabalhadores da escola é que provaram para ela que a lei fixa o número máximo de alunos em sala de aula e não o mínimo e que a responsabilidade pela manutenção dos alunos na escola é do poder público, isto é, do governo que deve oferecer aos estudantes uma escola atrativa, moderna, bem cuidada e com trabalhadores bem pagos. Aos professores cabe o trabalho com o conhecimento e a constução de bom relacionamento com os alunos, tudo isso mediado pela direção da escola e pela SRE.
Alertamos nossos colegas de outras escolas que não se deixem intimidar pelas ações de agentes representativos do governo, seja da inspeção ou de direções de escolas que se colocam nesse papel. Qualquer ameaça deve ser combatida com a unidade da comunidade escolar respaldada pelo sindicado da categoria. O primeiro passo é a organização na escola, e isso é fundamental. como está sendo provado pelos trabalhadores da Escola Normal. Mobilizar os alunos e seus responsáveis, procurar o sindicato e fazer denúncia pública, esses são os passos necessários para fazer frente às ações autoritárias e irresponsáveis do governo e da SRE.

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

VITÓRIA!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Boletim da Sede Central

(Sind-UTE/MG cobra cumprimento do termo de acordo)
Resultado da negociação do dia 24, veja o artigo completo CLIC AQUI

domingo, 22 de agosto de 2010

mobilização na Escola Normal

Os (as) trabalhadores (as) e alunos (as) da Escola Normal foram surpreendidos há alguns dias atrás por uma medida da SRE, através da inspetora da escola, que determinava o fechamento de 5 turmas do noturno alegando evasão escolar. Indignados e preocupados com os problemas que essa medida geraria como desemprego, diminuição de aulas e superlotação das turmas que ficariam, os (as) trabalhadores (as) se organizaram e procuraram o sindute.
Como as primeiras negociações com a SRE não foram satisfatórias, foi marcada uma manifestação na porta da escola 3ª feira, no horário de entrada das aulas noturnas com a presença da imprensa, para pressionar a superintendência a voltar atrás.
A manifestação foi um sucesso! Enquanto os (as) trabalhadores (as) e sindicato se reuniam com a inspetora na sala dos professores, os alunos, organizadamente, foram para a frente da escola normal e gritavam palavras de ordem contra o fechamento de turmas.
Diante das pressões dos dias anteriores e da manifestação dos alunos, a direção da escola fez uma proposta à SRE, que se comprometeu a estudá-la. Enquanto isso as turmas continuarão como estavam.
Essa foi mais uma demonstração de que a união faz a força. Com a unidade de todos, (as) trabalhadores (as), alunos (as) da escola e sindicato foi possível fazer a SRE recuar de sua posição inicial. Estamos aguardando um parecer favorável à proposta da direção da escola. Caso não seja favorável voltaremos à mobilização e mais manifestações acontecerão.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

negociação dia 24/08

Olá companheiros (as)

Dia 24 haverá reunião entre a direção estadual do Sind-UTE e o governo. Segundo a direção do sindicato serão discutidos os ítens do acordo de greve que ainda não foram aplicados pelo governo como o concurso, o aumento do percental de férias prêmio de 10 para 20%, a eleição para diretores e o rateio de férias para designado.
Além disso o sindicato deverá questionar a Seplag sobre as regulantações da lei do subsídio. Assim que a direção central repassar as informações às Subsedes, emviaremos à categoria e colocaremos no site e blog.
Estamos funalizando o 1º jornal da Subsede e, ainda essa semana, iniciaremos as visitas às escolas para entregá-lo aos (as) trabalhadores (as). Será mais um meio de comunicação entre a direção do sinsicato e a categoria. Conterá muita informação e muitas matérias sobre diversos temas. Deve ser lido com tranquilidade e atenção e, para o próximo número (será semestral) estará aberto à opiniões e textos de toda a categoria.

AGUARDEM!

Estamos iniciando também, a discussão sobre a eleição de representantes de escola. No jornal conterá uma matéria sobre o tema e em breve faremos um cronograma, por região da cidade, e nas cidades vizinhas para a eleição dos representantes. Enviaremos material de divulgação e informações sobre o processo.

NOVIDADE!

A Advocacia Geral do Estado elaborou e publicou um parecer dando direito às professoras que completam 25 anos de serviço e 45 de idade a se afastarem da sala de aula. Na prática está estendendo um direito que já exisitia para os professores. Quem já estiver nessa condição e quiser usufruir desse benefício deve procurar a secretaria da escola. A advogada da Subsede orienta a não fazer serviços de secretaria, o que poderia comprometer a aposentadoria, por ser outra legislação.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010